logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Economia: Bares e restaurantes ainda não conseguem repassar inflação, que volta a assustar
Economia Bares e restaurantes ainda não conseguem repassar inflação, que volta a assustar
15/11/2022
Reconhecimento: Galeria Aço Cearense na CASACOR Ceará recebe dois prêmios na edição 23a da mostra
Reconhecimento Galeria Aço Cearense recebe dois prêmios na 23ª edição da CASACOR Ceará
15/11/2022
Exibir tudo

Integração FCDL-CE celebra 50 anos de atuação com Encontro de Líderes Assembleia Legislativa do Ceará realizará sessão solene em comemoração aos 50 anos da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas do Ceará

Integração: FCDL-CE celebra 50 anos de atuação com Encontro de Líderes

O evento no Plenário 13 de Maio contará com as presenças do presidente da CNDL, José César da Costa, e do presidente do Conselho Deliberativo SPC Brasil, Bruno Selmi Dei Falci | Foto: reprodução/site Alece

Empresários do Ceará vão se reunir nos dias 17 e 18 de novembro (quinta e sexta-feira), em Fortaleza, para mais uma edição do Encontro de Líderes Cedelistas do Ceará, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE). A programação conta com sessão solene aos 50 anos da entidade na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) e uma reunião na Fábrica de Negócios, localizada no Hotel Praia Centro. O evento marca também o encerramento de mais uma edição da Jornada Integração, que neste ano passou por nove regionais do Ceará levando capacitação e palestras para as cidades do interior do estado.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O encontro inicia nesta quinta-feira, dia 17, às 18h, com uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da Federação das CDLs do Ceará – FCDLCE, atualmente liderada pelo empresário Francisco Freitas Cordeiro. A homenagem foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e deputado estadual Evandro Leitão (PDT), em reconhecimento à atuação e a força da entidade no Ceará.  Realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, a solenidade terá a presença do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, e do presidente do Conselho Deliberativo SPC Brasil, Bruno Selmi Dei Falci.

Após a sessão solene, os empresários vão se reunir às 20h, para celebrar a atuação da entidade que, desde a sua fundação, promove projetos que visam o desenvolvimento e crescimento do comércio e serviços do Ceará, na Fábrica de Negócios. Na manhã seguinte (18/11), a partir das 9h, no mesmo espaço, os participantes vão debater o fortalecimento das Câmaras de Dirigentes Lojistas, as conquistas da Jornada Integração 2022 e o varejo no Estado. O encontro termina às 13h com lançamento de projetos para o ano de 2023.

Leia também | Brasil apresenta na COP27 projeto que pode recuperar áreas degradadas

Trajetória 50 anos – Alguns destaques

A entidade foi fundada em 05 de dezembro de 1972, com o nome de “Federação dos Clubes de Diretores Lojistas do Ceará”, em reunião realizada na CDL Fortaleza, então Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza. Seu primeiro presidente, o empresário Gustavo Silva, foi o precursor do movimento associativista cearense com expansão cedelista no interior do Estado do Ceará.

Ao longo dessa trajetória, a Federação teve vários momentos marcantes. Em 1985, foi instituído o Troféu Clóvis Rolim, honraria que homenageia anualmente líderes empresariais e personalidades públicas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade lojista cearense. Na década de 1990, a Federação consolidou de vez sua expansão pelo interior do Ceará, através da Diretoria Distrital, fundando 35% das CDLs do Estado. Essa representação marcou a atuação e a força da instituição. 

Em 2004, foi inaugurada a sede própria da FCDL CE, com auditório, salas multiuso, sala de diretoria e de atendimento às CDLs, utilizadas para reuniões, encontros e solenidades. Localizada na Rua 25 de março, o prédio manteve preservadas as características do casarão de 1933, que pertenceu à família de Raimundo Freitas Ramos, da Farmácia Pasteur.

Entre os anos 2001 a 2006, expandiu sua área de atuação ao fundar CDLs em todas as regiões do Ceará, levando a vários recantos cearenses o ideal associativista. Com isso elevou o número de CDLs mais de 100% em 5 anos: de 29 para 61 CDLs.

Leia também | Caminho da Fé vira Caminho Azul, no mês de novembro

A Federação sempre priorizou a qualificação profissional como forma de desenvolver as empresas associadas às CDLs. Em 2010, fortaleceu a parceria com os Governos Estadual e Federal e realizou cursos para mais de 11 mil profissionais empregados e, também, àqueles que buscavam reinserção no mercado de trabalho, além de jovens em busca do primeiro emprego, tornando-se um importante projeto de inclusão social. Com isso, desenvolveu o PROJETO PRIMEIRO PASSO, capacitando milhares de jovens para o mercado de trabalho.

Em 2015, foi implantada a Rede de Comunicação de Comércio Cearense – RCC, com a possibilidade de participação on-line de todas as CDLs nas reuniões de Diretoria e de Trabalho, encurtando as distâncias da capital.

Os últimos 4 anos (2016 a 2019), ficaram reservados ao inovador Projeto JORNADA INTEGRAÇÃO. Com um formato de escuta das lideranças políticas e empresariais para definir rumos do desenvolvimento municipal, a Jornada fortaleceu os laços de união do setor público e privado com a sociedade civil. Cursos de qualificação para funcionários das empresas (9.644 mil participantes), ações sociais nas escolas para coleta de material reciclável (158 escolas), disponibilização de crédito para investimentos nas empresas com o Banco do Nordeste, palestras dos parceiros patrocinadores (4 empresas) e projetos para requalificação dos centros comerciais, estão entre as ações do projeto.

Atualmente, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará tem como afiliadas 83 CDLs distribuídas em todas as regiões do Estado do Ceará e segue com a missão de elaborar estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento pleno e sustentável, e a melhoria da qualidade dos benefícios e soluções oferecidos pelas CDLs.

Serviço

Encontro de Líderes Cedelistas do Ceará – Dias 17 e 18 de novembro

Dia 17/11 (Quinta-feira)

  • 18h00 – Sessão solene aos 50 anos da FCDL-CE
  • Local: Assembleia Legislativa do Ceará (End: Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres)

Dia 18/11 (Sexta-feira)

  • 09h00 – Encontro de Líderes
  • 13h00 – Almoço de Encerramento

Local: Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (End: Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro)

Leia também | CDL Jovem realiza missão empresarial em Curitiba

OportunidadeCDL Jovem realiza missão empresarial em Curitiba 
Compartilhar

Artigos Relacionados

Semana INBEC une inovação e ação social

Semana Acadêmica INBEC 2026 reúne inovação, formação profissional e campanha solidária em Fortaleza. | Foto: divulgação

19/05/2026

Educação: Semana INBEC une inovação e ação social Evento acadêmico em Fortaleza promove palestras, hackathon e campanha solidária para ONG


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/05/2026

    Hotel no Ceará: 7 erros que podem arruinar sua viagem (e como evitar) Comentado em Turismo: Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

Últimas Notícias

  • Livro celebra Fortaleza sob olhar feminino0
    Literatura: Livro celebra Fortaleza sob olhar feminino Obra da Uece reúne contos, crônicas e poemas em homenagem aos 300 anos da Capital
    19/05/2026
  • Estudo liga cuscuz ao ganho de peso em bebês0
    Saúde: Estudo liga cuscuz ao ganho de peso em bebês Pesquisa da UFC em Sobral aponta impacto positivo do alimento na amamentação
    19/05/2026
  • Alece discute novo Código de Ética parlamentar0
    Política: Alece discute novo Código de Ética parlamentar Presidente Romeu Aldigueri destaca modernização e regras sobre redes sociais e IA
    19/05/2026
  • Segurança: PF mira tráfico internacional em SC0
    Segurança: PF mira tráfico internacional em SC Operação combate envio de cocaína para Europa e África
    19/05/2026
  • Genéricos ampliam acesso a tratamentos0
    Saúde: Genéricos ampliam acesso a tratamentos Data reforça diferenças entre tipos de medicamentos
    19/05/2026
  • Política: Flávio planeja auditoria após crise0
    Política: Flávio planeja auditoria após crise Estratégia busca conter desgaste nas pesquisas eleitorais
    19/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas