logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso
Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso
14/10/2026
Cultura: ACI reúne jornalismo sindical e cinema sábado
Cultura: ACI reúne jornalismo sindical e cinema sábado
14/10/2026
Exibir tudo

Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 2027 Com 30,5% das cadeiras ocupadas por deputadas, Assembleia Legislativa do Ceará terá a maior proporção feminina entre os parlamentos estaduais do Brasil; nove parlamentares exercerão o primeiro mandato

Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 2027

A Assembleia Legislativa do Ceará contará com 14 deputadas estaduais a partir de fevereiro de 2027, número recorde que corresponde a 30,5% das 46 cadeiras da Casa. O resultado coloca o Parlamento cearense na liderança nacional em proporção de mulheres entre as assembleias estaduais | Foto: Divulgação/Alece

14 de outubro de 2026 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) terá, a partir de fevereiro de 2027, a maior proporção de mulheres entre os parlamentos estaduais brasileiros. Das 46 cadeiras da Casa, 14 serão ocupadas por deputadas, o equivalente a 30,5% da composição da próxima legislatura. O resultado das eleições de 4 de outubro representa um avanço histórico na participação feminina na política cearense e estabelece um novo recorde de representatividade no Legislativo estadual.

O crescimento também marca uma renovação expressiva da bancada feminina. Das 14 mulheres eleitas, nove assumirão o mandato pela primeira vez, representando uma renovação de 64,3% do grupo.

Nas eleições de 2022, nove mulheres conquistaram vagas na Alece, número considerado recorde à época. Quatro anos depois, a representação feminina aumentou 55,5% em quantidade de cadeiras, consolidando o Ceará como referência nacional na presença de mulheres nas assembleias legislativas.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Conheça as 14 deputadas eleitas para a Alece

As parlamentares eleitas para a 32ª legislatura estão distribuídas entre cinco partidos políticos. O PSB terá a maior bancada feminina, seguido por PT, PL, PSDB e Solidariedade.

O PSB contará com cinco deputadas: Fabiola Carneiro, Manu Pimenta, Paloma Nunes, Lia Gomes e Marta Gonçalves. As duas últimas foram reeleitas.

O PT terá quatro representantes: Jade Romero, Lais Nunes, Liziany Medeiros e Jô Farias, que conquistou a reeleição.

Pelo PL, foram eleitas Bella Carmelo, Dra. Mayra Pinheiro e Dra. Silvana, sendo esta última reeleita para o quarto mandato consecutivo.

Completam a bancada Emilia Pessoa (PSDB), também reeleita, e Georgia do Marcelão (Solidariedade), que iniciará sua trajetória parlamentar na Assembleia.

Representatividade feminina avança no Parlamento

Reeleita para o quarto mandato consecutivo, a deputada Dra. Silvana (PL) comemorou o resultado das urnas e ressaltou a importância da ampliação da presença feminina nos espaços de poder.

“É muito bom vermos cada vez mais mulheres aguerridas que disponibilizam seus nomes para enfrentar e participar da vida pública. Eu acredito em um Estado mais justo e igualitário, com a presença de mais mulheres”, declarou.

A parlamentar considera que a presença de mais deputadas poderá contribuir para ampliar as discussões sobre direitos, segurança e políticas públicas destinadas às mulheres.

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), também destacou a importância da nova composição da Casa.

“Esse crescimento é fundamental, não apenas pela questão da melhor representatividade da sociedade, mas também porque, em períodos de tensão política, a mulher traz mais razoabilidade e uma força de trabalho fundamentada no diálogo, na sensibilidade e em uma visão de mundo que busca soluções ao invés de conflitos”, afirmou.

Comissão fortalece defesa dos direitos das mulheres

O crescimento da bancada feminina ocorre em um período de ampliação das estruturas institucionais voltadas à defesa dos direitos das mulheres na Assembleia Legislativa.

Em março de 2025, a Alece criou a Comissão de Defesa e Direitos da Mulher (CDDM), por meio da Resolução nº 770/2025.

O colegiado é composto por cinco parlamentares titulares e cinco suplentes e atua no debate, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas relacionadas à população feminina.

“Hoje, a comissão é uma referência para outras assembleias do País”, destacou Romeu Aldigueri.

Para a deputada Lia Gomes (PSB), presidente da comissão e reeleita para mais um mandato, a criação do colegiado representa uma conquista institucional permanente.

“Isso demonstra que a defesa dos nossos direitos deixou de ser uma pauta pontual para se tornar uma agenda permanente do Parlamento”, afirmou.

A parlamentar destacou ainda que a proteção às mulheres depende de ações integradas em diferentes áreas.

“O principal avanço foi entendermos que política pública para mulher não pode ser pensada de maneira isolada. Quando falamos em violência contra a mulher, por exemplo, precisamos falar também de autonomia financeira, educação, saúde, moradia, emprego, renda, segurança e participação política”, ressaltou.

Alece amplia espaços de participação feminina

Além da comissão temática, a Assembleia mantém a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), responsável por receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, acompanhar políticas estaduais de igualdade de gênero e articular ações institucionais de proteção às mulheres.

Outro avanço importante ocorreu em 2025, quando a deputada Larissa Gaspar (PT) tornou-se a primeira mulher da história da Alece a ocupar a vice-presidência da Mesa Diretora.

Para Dra. Silvana, a presença feminina no Parlamento amplia as possibilidades de discussão sobre temas que afetam diretamente a vida das mulheres.

“Eu acho que, quanto mais mulheres tivermos aqui, mais debates sobre a violência contra a mulher nós vamos ter”, afirmou.

Novas deputadas defendem protagonismo feminino

Entre as parlamentares que estrearão na Alece em 2027 está Fabiola Carneiro (PSB), que pretende direcionar seu mandato a pautas relacionadas à inclusão, educação, proteção das famílias e combate à violência.

“Chegar à Alece em uma legislatura histórica para a representatividade feminina é uma conquista que carrego com orgulho e responsabilidade. Como mulher do sertão, quero dar voz àquelas que muitas vezes não são ouvidas, priorizando o combate à violência, a autonomia feminina, a educação, a inclusão e a proteção às famílias”, declarou.

A deputada eleita defende que o crescimento numérico da bancada precisa ser acompanhado de participação efetiva nas decisões políticas.

“Sei que ainda enfrentamos barreiras e preconceitos, mas acredito que a competência, a união e o trabalho podem transformar essa realidade”, afirmou.

Bella Carmelo destaca educação e apoio às famílias

Eleita para o primeiro mandato, Bella Carmelo (PL), candidata mais votada para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2026, também considera que a presença feminina em cargos políticos pode incentivar novas lideranças.

“Talvez, daqui a alguns anos, mais mulheres estejam ocupando vagas na Câmara de Fortaleza, na Assembleia Legislativa e em outras instituições, porque se sentiram representadas e inspiradas por lideranças femininas”, declarou.

Entre as prioridades anunciadas pela parlamentar estão a melhoria da educação pública, a ampliação do acesso às creches, a infraestrutura escolar e o atendimento às famílias atípicas.

“Garantir uma educação pública de qualidade, ampliar o acesso às creches, melhorar a infraestrutura das escolas, assegurar uma alimentação escolar adequada e oferecer suporte às famílias atípicas também são formas de promover os direitos e a qualidade de vida das mulheres”, destacou.

Nova legislatura começa em fevereiro de 2027

A posse dos 46 deputados estaduais eleitos está prevista para 1º de fevereiro de 2027, quando terá início a 32ª legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará.

O aumento da bancada feminina representa um avanço na diversidade de representação política, embora as mulheres ainda ocupem menos de um terço das cadeiras do Parlamento estadual.

O desafio para a próxima legislatura será transformar a maior presença feminina em participação efetiva nas decisões institucionais, na formulação de leis e na construção de políticas públicas.

Com representantes de diferentes partidos e correntes políticas, a nova bancada terá a oportunidade de ampliar o debate sobre igualdade de oportunidades, segurança, educação, saúde, autonomia econômica e enfrentamento da violência contra as mulheres.

Leia também | EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

Cultura: EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Mulheres na política, Bancada feminina, Deputadas estaduais, Eleições 2026, Política cearense, Representatividade feminina, Participação feminina na política, Mulheres no Parlamento, Mulheres eleitas no Ceará, Deputadas eleitas 2026, Legislatura 2027, 32ª Legislatura, Igualdade de gênero, Direitos das mulheres, Empoderamento feminino, Liderança feminina, Renovação política, Romeu Aldigueri, Lia Gomes, Dra. Silvana, Fabiola Carneiro, Bella Carmelo, Manu Pimenta, Paloma Nunes, Marta Gonçalves, Jade Romero, Lais Nunes, Liziany Medeiros, Jô Farias, Dra. Mayra Pinheiro, Emilia Pessoa, Georgia do Marcelão, Larissa Gaspar, PSB, PT, PL, PSDB, Solidariedade, Comissão de Defesa e Direitos da Mulher, Procuradoria Especial da Mulher, Violência contra a mulher, Políticas públicas para mulheres, Cidadania, Democracia, Fortaleza, Ceará, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso

Mudanças nos hábitos alimentares, na qualidade do sono e na prática de atividades físicas podem anteceder o ganho excessivo de peso | Foto: Magnific

14/10/2026

Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso Alterações no sono, na alimentação e na atividade física podem indicar riscos antes de mudanças significativas na balança; especialistas defendem prevenção e acompanhamento individualizado


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 14/10/2026

    Cláudia Regina Rodrigues Matos Comentado em Cultura: EDISCA promove feira de mulheres empreendedoras

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

Últimas Notícias

  • Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 20270
    Política: Alece terá recorde de 14 mulheres em 2027 Com 30,5% das cadeiras ocupadas por deputadas, Assembleia Legislativa do Ceará terá a maior proporção feminina entre os parlamentos estaduais do Brasil; nove parlamentares exercerão o primeiro mandato
    14/10/2026
  • Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso0
    Saúde: Obesidade pode dar sinais antes do ganho de peso Alterações no sono, na alimentação e na atividade física podem indicar riscos antes de mudanças significativas na balança; especialistas defendem prevenção e acompanhamento individualizado
    14/10/2026
  • Eventos: Troféu Check Up 2026 terá Elaine Mickely no palco0
    Eventos: Troféu Check Up 2026 terá Elaine Mickely no palco Atriz e influenciadora dividirá a apresentação com Natália Varela nesta quinta-feira (15), em Fortaleza; evento reunirá 700 convidados e homenageará cinco grandes nomes da medicina cearense
    14/10/2026
  • Ceará terá transplantes renais com cirurgia robótica0
    Saúde: Ceará terá transplantes renais com cirurgia robótica Hospital Cura D’Ars realiza procedimentos inéditos pelo SUS em Fortaleza nos dias 16 e 17 de outubro
    14/10/2026
  • Anvisa aprova Gazyva para tratar lúpus em adultos0
    Saúde: Anvisa aprova Gazyva para tratar lúpus em adultos Medicamento é indicado para pacientes com lúpus ativo moderado a grave e pode reduzir crises da doença e o uso prolongado de corticoides
    14/10/2026
  • Evento no Cariri debate saúde da mulher além do Outubro Rosa0
    Saúde: Evento no Cariri debate saúde da mulher além do Outubro Rosa Encontro será realizado em 17 de outubro, no Crato, com palestras, depoimentos e ações de acolhimento
    14/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas