Estamos nos aproximando do Dia Internacional da Mulher e fui surpreendida recentemente com o convite para listar o nome de mulheres que me inspiram. De imediato, adorei a ideia. Falar de mulheres que são inspiradoras é simples, eu imaginei. Acontece que logo me deparei com o seguinte desafio: teria que listar apenas três. Como sou constituída por muitas marias, celestes, luízas, isauras, fazer esta seleção não foi fácil. Mas, para homenagear as grandes mulheres que constroem comigo projetos incríveis, partilham sonhos, dificuldades e alegrias diárias, valeu a provocação.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Tenho em mim, o conhecimento de mulheres espantosas, a começar pela minha mãe, Eliene Abreu. Ela foi quem me ensinou as primeiras letras e ler um tanto do mundo. Ela é paciente, doce e tem uma resiliência e coragem surpreendente. Dedicou-se, por vários anos, a ensinar cinco filhos, as crianças e jovens de toda uma comunidade rural no interior do Ceará. Tem uma alma e sorriso de menina. Perdoe-me se estou sendo piegas, mas essa mulher é muito extraordinária. Não somente por ser minha mãe, mas porque ela foi além do seu tempo. É uma educadora de mão cheia.
Uma outra mulher que me “assombra”, como diz Rubem Alves, é Ivânia de Alencar. Da mesma geração da minha mãe, ela tem um ânimo inestimável. Ivânia é uma das idealizadoras do Ciclovida e já não bastasse sua ousadia para ensinar e aprender sobre arte e cultura no sertão, ela superou os seus próprios limites físicos.
Junto com seu companheiro fez, em 2006, uma viagem de bicicleta entre as cidades de Pentecoste – CE e Buenos Aires – ARG, em torno de 10 mil quilômetros, ida-e-volta, para trocar sementes crioulas e nos alertar sobre a necessidade de construirmos uma nova relação com a terra, livre de agrotóxicos e de transgênicos. A visão holística da Ivânia é singular.
Para fechar o trio, cito a jornalista e idealizadora do projeto O Que Não Nos Disseram, Andressa Meireles. Com toda sua força e delicadeza, Andressa transforma dor em poder, liberdade e informação. Ela lidera um movimento artístico com outras mulheres, fotógrafas e não-fotógrafas, que tem muito a compartilhar. A exposição revela e conta sobre as muitas marias, celestes, luízas e isauras, que vivem em mim. É uma potência da vida. Eterniza e celebra as memórias e lutas de muitas mulheres!
Evilene Abreu é diretora de comunicação da Agência de Desenvolvimento Econômico Local, Adel.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.
2ª Edição da Exposição O Que Não Nos Disseram
Quando: Segunda-feira (07/03)
Horário: 19h
Onde: Praça da Expansão do Shopping Iguatemi
Instagram: @oquenaonosdisseram