logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Tapetão: Campeonato Cearense é suspenso até o dia 11 de março
Tapetão Campeonato Cearense é suspenso até 11 de março
06/03/2022
Economia: Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos em contas bancárias
Economia Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos em contas bancárias
07/03/2022
Exibir tudo

Opinião Quais mulheres te inspiram? Por Evilene Abreu, diretora de comunicação da Adel

Opinião: Quais mulheres te inspiram?

"Sou constituída por muitas marias, celestes, luízas, isauras, fazer esta seleção não foi fácil", revela Evilene Abreu | Imagem: reprodução

Estamos nos aproximando do Dia Internacional da Mulher e fui surpreendida recentemente com o convite para listar o nome de mulheres que me inspiram. De imediato, adorei a ideia. Falar de mulheres que são inspiradoras é simples, eu imaginei. Acontece que logo me deparei com o seguinte desafio: teria que listar apenas três. Como sou constituída por muitas marias, celestes, luízas, isauras, fazer esta seleção não foi fácil. Mas, para homenagear as grandes mulheres que constroem comigo projetos incríveis, partilham sonhos, dificuldades e alegrias diárias, valeu a provocação.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Tenho em mim, o conhecimento de mulheres espantosas, a começar pela minha mãe, Eliene Abreu. Ela foi quem me ensinou as primeiras letras e ler um tanto do mundo. Ela é paciente, doce e tem uma resiliência e coragem surpreendente. Dedicou-se, por vários anos, a ensinar cinco filhos, as crianças e jovens de toda uma comunidade rural no interior do Ceará. Tem uma alma e sorriso de menina. Perdoe-me se estou sendo piegas, mas essa mulher é muito extraordinária. Não somente por ser minha mãe, mas porque ela foi além do seu tempo. É uma educadora de mão cheia.

Uma outra mulher que me “assombra”, como diz Rubem Alves, é Ivânia de Alencar. Da mesma geração da minha mãe, ela tem um ânimo inestimável. Ivânia é uma das idealizadoras do Ciclovida e já não bastasse sua ousadia para ensinar e aprender sobre arte e cultura no sertão, ela superou os seus próprios limites físicos.

Junto com seu companheiro fez, em 2006, uma viagem de bicicleta entre as cidades de Pentecoste – CE e Buenos Aires – ARG, em torno de 10 mil quilômetros, ida-e-volta, para trocar sementes crioulas e nos alertar sobre a necessidade de construirmos uma nova relação com a terra, livre de agrotóxicos e de transgênicos. A visão holística da Ivânia é singular.

Para fechar o trio, cito a jornalista e idealizadora do projeto O Que Não Nos Disseram, Andressa Meireles. Com toda sua força e delicadeza, Andressa transforma dor em poder, liberdade e informação. Ela lidera um movimento artístico com outras mulheres, fotógrafas e não-fotógrafas, que tem muito a compartilhar. A exposição revela e conta sobre as muitas marias, celestes, luízas e isauras, que vivem em mim. É uma potência da vida. Eterniza e celebra as memórias e lutas de muitas mulheres!


Evilene Abreu é diretora de comunicação da Agência de Desenvolvimento Econômico Local, Adel.


Evilene Abreu, diretora de comunicação da Adel

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Serviço

2ª Edição da Exposição O Que Não Nos Disseram
Quando: Segunda-feira (07/03)
Horário: 19h
Onde: Praça da Expansão do Shopping Iguatemi
Instagram: @oquenaonosdisseram

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O que o caso FHC ensina aos aposentados e pensionistas diagnosticados com Alzheimer

Ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso | Foto: reprodução

18/04/2026

Opinião: O que o caso FHC ensina aos aposentados e pensionistas diagnosticados com Alzheimer Por Juan Carlos Serafim Parrilha Nascimento, advogado tributarista e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Temporais deixam 6 mortos em Pernambuco0
    Chuvas:Temporais deixam 6 mortos em Pernambuco Estado decreta emergência após fortes chuvas
    03/05/2026
  • Shakira faz show histórico para 2 milhões no Rio0
    Cultura:Shakira faz show histórico para 2 milhões no Rio Cantora emociona com hits, convidados e energia
    03/05/2026
  • Trump rejeita nova proposta do Irã sobre guerra0
    Conflito:Trump rejeita nova proposta do Irã sobre guerra Presidente dos EUA vê impasse e eleva tensão global
    03/05/2026
  • Bolsonaro evolui bem após cirurgia e pode ter alta0
    Saúde:Bolsonaro evolui bem após cirurgia e pode ter alta Ex-presidente está internado em hospital de Brasília
    02/05/2026
  • Irã propõe acordo sobre Ormuz, mas Trump rejeita0
    Diplomacia:Irã propõe acordo sobre Ormuz, mas Trump rejeita Plano previa fim de bloqueios e adiamento do debate nuclear
    02/05/2026
  • Tempestades em PE deixam mortos e desalojados0
    Clima: Tempestades em PE deixam mortos e desalojados Chuvas intensas provocam destruição e mobilizam autoridades
    02/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas