logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Habitação: FGTS amplia subsídio do Minha Casa
Habitação: FGTS amplia subsídio do Minha Casa
10/09/2026
História: Tumba no Egito revela falsa porta funerária
História: Tumba no Egito revela falsa porta funerária
10/09/2026
Exibir tudo

Expansão: Foodservice avança para além das capitais Interiorização amplia oportunidades para redes de alimentação e exige análise de consumo, vocação regional e conhecimento de cada mercado. Por Eduardo Guerra

Expansão: Foodservice avança para além das capitais

Expansão de redes de alimentação para cidades médias e polos regionais acompanha mudanças no consumo e exige análise detalhada das características econômicas e comerciais de cada mercado | Foto: Imagem ilustrativa feita por IA

10 de setembro de 2026 – A interiorização ganhou espaço nas estratégias de expansão do foodservice brasileiro. No Giraffas, esse movimento faz parte da trajetória de crescimento da rede há mais de uma década e trouxe aprendizados importantes sobre o que realmente determina o potencial de uma cidade fora dos grandes centros.

Essa experiência nos mostrou que interiorizar uma operação não significa simplesmente levar para cidades menores o mesmo modelo desenvolvido para as capitais. É preciso compreender o que movimenta cada região, como os hábitos de consumo se transformaram e quais fatores podem sustentar uma operação no longo prazo.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

População não é o único indicador de potencial

Um dos principais aprendizados é que o tamanho da população, sozinho, não determina o potencial de uma cidade. Universidades, hospitais, polos industriais, centros logísticos, turismo, comércio e serviços podem gerar um fluxo de pessoas muito maior do que os dados demográficos indicam.

Há também cidades que funcionam como polos para municípios próximos. Pessoas se deslocam para estudar, trabalhar, fazer compras, acessar serviços ou aproveitar opções de lazer. Esse movimento amplia o mercado consumidor e precisa entrar na análise de uma nova praça.

Na nossa experiência, também aprendemos a olhar para os vetores que impulsionam o desenvolvimento local. Em alguns mercados, a indústria é o principal motor. Em outros, o turismo, a atividade universitária ou a força do comércio regional.

Identificar essa vocação ajuda a entender não apenas o momento atual, mas também as perspectivas daquele mercado.

Consumidor do interior também mudou

O consumidor também mudou. A digitalização aproximou hábitos e expectativas, permitindo que quem vive fora das capitais tenha acesso às mesmas marcas, tendências e informações disponíveis nos grandes centros.

Isso elevou também as expectativas em relação à qualidade, à conveniência, ao atendimento e à consistência da experiência.

Esse cenário abre espaço para redes estruturadas, mas exige adaptação. Uma marca pode manter sua identidade e, ao mesmo tempo, considerar as características de cada região.

A escolha do ponto, por exemplo, precisa levar em conta fluxo, acessibilidade, perfil do público e vocação comercial da área.

Essa é uma das principais lições que acumulamos: não existe uma fórmula única para crescer no interior. Cada mercado apresenta uma combinação própria de fatores e exige uma decisão de expansão baseada em dados, experiência e conhecimento local.

Interior ganha espaço na estratégia de expansão

Hoje, mais da metade das unidades do Giraffas está fora das capitais, e cerca de 69% das inaugurações previstas para este ano acontecerão em municípios do interior ou em polos regionais.

Esses números refletem uma estratégia que vem sendo construída a partir da presença em diferentes mercados e do aprendizado obtido com cada nova praça.

Nesse cenário, o desafio é ir além da escolha de cidades com potencial aparente. É preciso avaliar o momento certo para entrar, compreender a dinâmica regional e construir uma operação que tenha aderência à realidade daquele público.

O foodservice continuará encontrando oportunidades nas grandes capitais, mas seu mapa de crescimento é hoje muito mais amplo. As cidades médias e os polos regionais já ocupam um espaço relevante nessa equação.

Depois de mais de uma década olhando para esses mercados, uma coisa ficou clara: expandir para o interior não significa simplesmente buscar cidades menores.

Significa compreender mercados cujo potencial de consumo, dinamismo e influência regional muitas vezes vão muito além do que os indicadores mais óbvios conseguem mostrar.


Por Eduardo Guerra, diretor de Expansão e Desenvolvimento do Giraffas

Eduardo Guerra conta com mais de 18 anos de experiência no varejo de alimentação e franchising. É bacharel em Direito pelo UniCEUB, Centro Universitário de Brasília. Construiu sua trajetória profissional dentro do Giraffas, onde já atuou nas áreas de operações, captação de investidores, fusões e aquisições de restaurantes. Ocupa posições estratégicas na companhia há mais de uma década e, atualmente, é responsável pelas áreas de Expansão e Desenvolvimento da marca. Nos últimos anos, conduziu o plano de crescimento da rede, liderando a negociação de mais de 200 novos contratos de franquias em diferentes estados brasileiros e fortalecendo o relacionamento com a cadeia de franqueados. Sua atuação contribuiu para a consolidação do Giraffas como uma das principais redes nacionais do setor, com mais de 400 unidades distribuídas em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.


Eduardo Guerra | Foto: divulgação

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Leia também | Faturamento da indústria cai 2% em julho

Economia: Faturamento da indústria cai 2% em julho

Tags: foodservice, interiorização do foodservice, expansão do foodservice, Giraffas, Eduardo Guerra, franquias, franchising, mercado de alimentação, varejo de alimentação, expansão de franquias, cidades do interior, cidades médias, polos regionais, consumo no interior, mercado consumidor, expansão regional, desenvolvimento regional, redes de alimentação, restaurantes, franquias de alimentação, setor de alimentação, negócios, empreendedorismo, expansão de marcas, estratégia de expansão, mercado brasileiro, consumo, varejo, investidores, desenvolvimento de franquias, interior do Brasil, oportunidades de negócios, economia regional, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Fachin tira sigilo de investigações do Master

Presidente do STF, Edson Fachin, solicitou a retirada do sigilo das investigações do caso Master que tramitam na Corte | Foto: Getty Images via BBC

10/09/2026

Justiça: Fachin tira sigilo de investigações do Master Presidente do STF pediu acesso aos procedimentos ligados ao caso e convocou sessão extraordinária para 15 de setembro


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educacão Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 10/09/2026

    Documentário sobre cearense que escalou Everest estreia nesta quinta-feira – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Cultura: Documentário sobre cearense que escalou Everest estreia nesta quinta-feira

  • 10/09/2026

    Educação: Escolas confessionais devem respeitar liberdade religiosa Recomendação do MPCE a colégio religioso de Juazeiro do Norte reacende debate sobre autonomia institucional e direitos dos estudantes – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Educação: Escolas confessionais devem respeitar liberdade religiosa

  • 10/09/2026

    Angelivaldo Santos Comentado em Tributos: Saiba quando você vai receber a Restituição do Imposto de Renda

  • 08/09/2026

    O que eu aprendi sobre “Cultura Organizacional e os Riscos da Acomodação” após assistir o documentário do Acidente do Voo 2283 - Universidade da Mudanca Comentado em Aviação: Cenipa aponta falhas e cultura na queda da Voepass

  • 08/09/2026

    Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África

  • 07/09/2026

    Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Mundo: Brasileiros deportados vivem impasse na África

Últimas Notícias

  • Educação: MEC define férias na Copa Feminina de 20270
    Educação: MEC define férias na Copa Feminina de 2027 Cidades-sede e 174 municípios vizinhos deverão alinhar calendários escolares ao período do torneio no Brasil
    10/09/2026
  • Educação: Uece inscreve para Vestibular 2027.1 até dia 150
    Educação: Uece inscreve para Vestibular 2027.1 até dia 15 Universidade Estadual do Ceará oferta 2.812 vagas em cursos presenciais distribuídos entre Fortaleza e nove municípios do interior
    10/09/2026
  • Avião de pequeno porte cai em MT e deixa três mortos0
    Acidente: Avião de pequeno porte cai em MT e deixa três mortos Aeronave foi encontrada destruída pelo fogo em uma área de fazenda a cerca de 20 km de Água Boa
    10/09/2026
  • UFC e Defensoria ampliam atendimento a pessoas privadas de liberdade0
    Direitos: UFC e Defensoria ampliam atendimento a pessoas privadas de liberdade Projeto oferece assistência jurídica e atendimento psicossocial gratuitos a presos, egressos do sistema prisional e familiares em Fortaleza
    10/09/2026
  • Dino proíbe Mario Frias de sair do país0
    Justiça: Dino proíbe Mario Frias de sair do país Ministro do STF também proibiu deputado de manter contato com outros investigados na Operação Make Up
    10/09/2026
  • Saúde: Anvisa amplia uso de remédio contra câncer0
    Saúde: Anvisa amplia uso de remédio contra câncer Medicamento Trodelvy, usado no tratamento de câncer de mama triplo-negativo, teve novas indicações terapêuticas aprovadas pela agência
    10/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas