logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Justiça: Defesa de Robinho pede revisão ao STF
Justiça: Defesa de Robinho pede revisão ao STF
05/06/2026
Moda: Borrow Look estreia com luxo e consumo consciente
Moda: Borrow Look estreia com luxo e consumo consciente
05/06/2026
Exibir tudo

Esporte: Bortoleto destaca peso do carro na Fórmula 1 Piloto brasileiro da Audi avalia diferenças de desempenho no grid, cita fase de Kimi Antonelli e reforça confiança no projeto da equipe

Gabriel Bortoleto avalia diferenças de desempenho entre equipes da Fórmula 1 e reforça confiança no projeto da Audi | Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

05 de junho de 2026 – Gabriel Bortoleto vive sua temporada de estreia na Fórmula 1 com a Audi em um cenário de aprendizado, desenvolvimento e construção de futuro. Em entrevista ao ge, em Monte Carlo, o piloto brasileiro analisou as diferenças de desempenho entre as equipes, comentou o bom momento de Kimi Antonelli na Mercedes e destacou que, embora o carro tenha peso decisivo na categoria, o talento do piloto ainda faz diferença.

Bortoleto e Antonelli dividiram momentos importantes nas categorias de base e também se encontraram na pista no GP de Mônaco. Na primeira volta da prova, o brasileiro conseguiu ultrapassar o italiano, mas os dois se tocaram na entrada do túnel. Bortoleto levou a pior, caiu para a última posição e terminou a corrida em 14º lugar. Antonelli ficou em 18º.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Realidades diferentes no grid

Esporte: Bortoleto destaca peso do carro na Fórmula 1
Kimi Antonelli com carro da Mercedes na garagem antes do GP de Mônaco | Foto: Manon Cruz/Reuters

Um ano depois, os dois pilotos vivem momentos distintos na Fórmula 1. Antonelli, com a Mercedes, vem de quatro vitórias consecutivas e lidera o campeonato, impulsionado pelo bom desempenho do chassi e do motor da equipe alemã. Já Bortoleto segue em busca de pontos com a Audi, que faz sua estreia na categoria após adquirir a Sauber.

Mesmo diante da diferença de rendimento entre as equipes, o brasileiro afirma encarar a situação com naturalidade.

“Este tipo de situação é supercomum na F1. A gente vê piloto mudando de uma equipe e ganhando corrida, e no ano seguinte está numa outra equipe e está andando lá atrás. Tem piloto que sai de uma equipe lá de trás e vai lá para frente porque tem um carro melhor. Isso é totalmente normal. Infelizmente, hoje o esporte que a gente vive é mais baseado no carro que a gente tem do que na própria pilotagem. Ainda assim, o piloto faz diferença. Na F3 e na F2, todo mundo tem o mesmo chassi, o mesmo motor. Aqui são montadoras, são equipes com mais de 1.000 ou 1.500 funcionários trabalhando para desenvolver um chassi e um motor”, afirmou.

Confiança no projeto da Audi

Campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, ambos em seu ano de estreia, Bortoleto chegou à Fórmula 1 com uma trajetória vitoriosa nas categorias de acesso. Agora, mesmo sem disputar as primeiras posições, o brasileiro diz acreditar que está no lugar certo para o atual momento da carreira.

“Tenho certeza absoluta que não tinha um lugar melhor para eu estar como no projeto da Audi. Eles me assumiram como piloto e mostram que eu sou o futuro da equipe, sendo o piloto jovem do time e acreditando no meu potencial. Eu tenho um bom contrato, não tenho nem do que reclamar. Então, tenho tudo nas minhas mãos para desenvolver essa equipe. E daqui dois, três anos a gente fala se realmente isso funcionou”, destacou.

O piloto também ressaltou que os resultados futuros serão determinantes para confirmar a evolução do projeto.

“No final das contas, a gente só vai saber isso quando os resultados chegarem e a gente estiver lutando por títulos. Pelo que eu vejo aqui dentro, pelo todo o trabalho que todo mundo faz, pelos resultados que a gente tem tido internamente, também na pista já de cara, eu acho que eu acertei muito bem no local que eu estou hoje”, disse.

Primeiro ponto da Audi na F1

Gabriel Bortoleto já entrou para a história da Audi como o primeiro piloto a marcar pontos pela equipe na Fórmula 1. O feito aconteceu na prova de estreia do time, no circuito de Albert Park, na Austrália, quando o brasileiro terminou em nono lugar.

Desde então, Bortoleto e Nico Hulkenberg chegaram perto do top 10 em outras etapas, mas ainda não conseguiram repetir o resultado. Mesmo assim, o brasileiro mantém confiança na evolução da equipe ao longo da temporada.

“A Audi, no primeiro ano, já começar no top 10, significa que já temos coisas bem feitas neste momento. E daqui para frente a gente só espera evolução. Agora, tem que ter paciência, tem que esperar, é uma equipe nova. Quando a gente coloca um resultado como a gente colocou de cara na Austrália, marcando pontos, indo para o Q3, é normal aumentar expectativas. Mas, realisticamente, a gente é uma equipe que está como a sexta ou sétima força em questão de velocidade”, avaliou.

Pontos ainda são objetivo

Bortoleto reconhece que a Audi ainda precisa evoluir para brigar de forma consistente com as principais equipes do grid. Segundo ele, o time disputa posição com escuderias como Haas e Racing Bulls, enquanto a Alpine aparece ligeiramente à frente neste momento.

“A Alpine está um pouco na frente nesse momento, a gente compete ali com a Haas e a Racing Bulls. Eu vou continuar dando o meu máximo, acho que tem sim como somar ponto quase todo final de semana, a gente só tem que começar a encaixar algumas coisas que não têm sido muito boas, como a largada, mas a gente sabe que não é uma solução imediata”, afirmou.

Brasileiro mira evolução

A temporada de estreia de Bortoleto na Fórmula 1 é marcada pela adaptação a uma nova realidade técnica e competitiva. Diferentemente das categorias de base, onde os carros são mais equilibrados, a F1 depende diretamente da capacidade de desenvolvimento das equipes.

Mesmo assim, o brasileiro vê espaço para crescimento e acredita que a paciência será fundamental para transformar o projeto da Audi em uma equipe competitiva nos próximos anos.

Leia também | Michele Andrade anima festa de Santo Antônio

SãoJoão: Michele Andrade anima festa de Santo Antônio

Tags: Portal Terra Da Luz, Gabriel Bortoleto, Bortoleto, Fórmula 1, F1, Audi, Sauber, Kimi Antonelli, Mercedes, GP de Mônaco, Monte Carlo, automobilismo, Fórmula 1 2026, Nico Hulkenberg, Alpine, Haas, Racing Bulls, Albert Park, GP da Austrália, F2, Fórmula 2, F3, Fórmula 3, piloto brasileiro, esporte brasileiro, automobilismo brasileiro, grid da Fórmula 1, chassi, motor, Mercedes F1, Audi F1, Sauber Audi, ge, Rodrigo França, esportes, notícias do esporte

Compartilhar

Artigos Relacionados

Moda: Dió renasce e aposta na força feminina

Nathalia Diógenes e Shay Feitosa iniciam novo ciclo da Dió, marca cearense de acessórios femininos que renasce com foco em propósito, força e conexão entre mulheres | Fotos: Pedro Bayo

05/06/2026

Moda: Dió renasce e aposta na força feminina Marca cearense de acessórios femininos volta ao mercado sob comando de Nathalia Diógenes e Shay Feitosa, com foco em propósito, conexão e transformação


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

  • 02/06/2026

    Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial

  • 02/06/2026

    Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba

Últimas Notícias

  • Justiça: Defesa de Robinho pede revisão ao STF0
    Justiça: Defesa de Robinho pede revisão ao STF Ex-jogador cumpre pena no Brasil por estupro coletivo na Itália; advogados querem retirar a classificação de crime hediondo
    05/06/2026
  • Educação: Inscrições do Enem são prorrogadas0
    Educação: Inscrições do Enem são prorrogadas MEC amplia prazo para estudantes se inscreverem no exame até 12 de junho; pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 17
    05/06/2026
  • Justiça: Flávio pede suspeição de Moraes no caso Master0
    Justiça: Flávio pede suspeição de Moraes no caso Master Senador pede ao STF que ministro Alexandre de Moraes seja afastado da análise de requerimento envolvendo Daniel Vorcaro e Banco Master
    05/06/2026
  • Lula sanciona renovação automática da CNH0
    Trânsito: Lula sanciona renovação automática da CNH Nova legislação beneficia motoristas sem infrações recentes e mantém obrigatórios os exames de aptidão física e mental
    05/06/2026
  • Junho Verde alerta para diagnóstico da escoliose0
    Saúde: Junho Verde alerta para diagnóstico da escoliose Campanha do Crefito-6 destaca a importância da identificação precoce da condição e do cuidado integrado para prevenir complicações futuras
    05/06/2026
  • Mulher desaparecida é achada viva em cisterna0
    Mistério: Mulher desaparecida é achada viva em cisterna Eva Ribeiro, de 43 anos, estava desaparecida há cinco dias e foi encontrada debilitada em uma área rural no sudoeste da Bahia
    05/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas