

Votação ocorreu durante a sessão plenária desta terça-feira (16/12) | Foto: Dário Gabriel/Alece
16 de dezembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (16), as contas apresentadas pelo Governo do Estado referentes ao exercício financeiro de 2024. A votação ocorreu junto com a análise de outras três matérias de interesse do Executivo e do Judiciário cearense.
A aprovação das contas ocorreu por meio do Decreto Legislativo nº 07/2025, de autoria da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (Coft). O relatório foi apresentado pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), que recomendou a aprovação das contas do governador relativas ao exercício de 2024.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além das contas do governo estadual, os deputados aprovaram dois projetos de lei do Poder Executivo e um projeto de autoria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
O Projeto de Lei nº 103/2025 autoriza a criação da Empresa Cearense do Audiovisual (Ecav). A nova estatal terá como objetivo fortalecer a cadeia produtiva, criativa e de inovação do setor cinematográfico e audiovisual no Ceará, atuando na exploração de atividades econômicas e culturais.
Também foi aprovado o PL nº 110/2025, que altera a Lei nº 12.217/1993, responsável pela criação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), e a Lei nº 19.382/2025, que estabelece diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2026. A proposta recebeu uma emenda aditiva do deputado Renato Roseno (Psol).
Já o projeto do TJCE, de nº 119/2025, promove alterações na Lei nº 14.786/2019, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do quadro III do Poder Judiciário do Estado do Ceará.
As matérias aprovadas seguem agora para os trâmites finais previstos em lei.
Leia também | Lei da Aprendizagem completa 25 anos e reforça inclusão produtiva de jovens no Brasil
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, contas do Governo do Ceará, contas de 2024, Governo do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, Comissão de Orçamento, Coft, Empresa Cearense do Audiovisual, Ecav, audiovisual no Ceará, Cogerh, orçamento 2026, Tribunal de Justiça do Ceará, TJCE, política cearense, legislativo estadual, Portal Terra Da Luz