

Líder do CV de Fortaleza é preso em Exu, Sertão de Pernambuco | Foto: divulgação/PCPE
03 de novembro de 2025 — Um dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) no Ceará foi preso na última quinta-feira (30) durante uma operação conjunta das Polícias Civis de Pernambuco (PCPE) e do Ceará (PCCE). O suspeito, identificado como Wendel Martins Vieira, de 27 anos, conhecido como “Wendel Mac”, foi encontrado em uma residência na zona rural do município de Exu, no Sertão pernambucano.
Segundo informações das autoridades divulgadas neste domingo (2), Wendel exercia papel de liderança dentro da facção criminosa, coordenando as ações do grupo na Região Metropolitana de Fortaleza e mantendo conexões com outros núcleos do Comando Vermelho em diferentes estados.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Polícia Civil do Ceará informou que o criminoso era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça cearense. Ele também era investigado por homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de já responder por receptação e integrar organização criminosa.
Durante a ação em Exu, os agentes encontraram maconha na residência onde o suspeito se escondia. Diante do flagrante, Wendel foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado para audiência de custódia.
De acordo com a 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Fortaleza, o preso é investigado por um ataque ocorrido em novembro de 2024, no bairro Bom Jardim, que resultou na morte de uma pessoa e deixou outras três feridas por disparos de arma de fogo.
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco confirmou que o acusado passou por audiência de custódia, mas ainda não há definição sobre sua transferência para o Ceará. “Após as medidas administrativas, o capturado foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça”, informou a corporação.
Leia também | Fábricas clandestinas em SP e MG abastecem o Comando Vermelho com fuzis de alta precisão, revela investigação
Tags: Comando Vermelho, Wendel Mac, Polícia Civil do Ceará, Polícia Civil de Pernambuco, Exu, Sertão de Pernambuco, Fortaleza, crime organizado, tráfico de drogas, homicídio, facção criminosa, segurança pública, prisão, operação policial, DHPP, Justiça, violência no Ceará