

Aplicativo do MEC promete revolucionar os estudos para o Enem 2025 | Foto: divulgação
10 de outubro de 2025 — O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira (10) o aplicativo “MEC Enem – o Simuladão do Enem”, uma nova ferramenta gratuita criada para auxiliar estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
O app disponibiliza simulados por área do conhecimento, correção automática de redação, materiais de apoio (vídeos e apostilas) e um assistente virtual inteligente, além de enviar mensagens diretas aos usuários, funcionando também como canal de comunicação entre o MEC e os estudantes.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O MEC Enem está disponível gratuitamente na Apple Store, Google Play e também pode ser acessado via navegador no endereço app.mecenem.mec.gov.br.
A plataforma é aberta a todos os interessados em testar seus conhecimentos, especialmente egressos do ensino médio, alunos de cursinhos populares e beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Após fazer o login com a conta gov.br, o participante tem acesso a:
O aplicativo ainda inclui cronômetro nas seções de questões e redação, simulando o tempo real da prova. O desempenho é registrado em um perfil individual, com possibilidade de compartilhar os resultados nas redes sociais.
Na área dedicada à Redação, o estudante escolhe temas inspirados em provas anteriores, escreve o texto à mão e fotografa. O sistema realiza a transcrição automática, permite ajustes e aplica correção com inteligência artificial, apresentando sugestões e nota estimada em até 60 segundos.
Com essa inovação, o MEC pretende democratizar o acesso a ferramentas de qualidade para que os candidatos possam se preparar com mais autonomia e eficiência.
Leia também | A censura à imprensa em um país referência de liberdade
Tags: Enem 2025, MEC, aplicativo Enem, educação, redação Enem, simulado Enem, inteligência artificial, tecnologia educacional, ensino médio, Pé-de-Meia, estudantes, preparação Enem, Ministério da Educação