

Das 29 mulheres atingidas em 2025, 76% não resistiram, totalizando 22 mortes | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
20 de agosto de 2025 – O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de feminicídio por arma de fogo em 2025, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. O estudo, realizado em 57 municípios, aponta que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio até a primeira quinzena de agosto. O número representa um aumento de 45% em comparação ao mesmo período de 2024.
Das 29 mulheres atingidas em 2025, 76% não resistiram, totalizando 22 mortes. No ano anterior, 20 mulheres foram baleadas, das quais 12 morreram e oito ficaram feridas. O crescimento revela o avanço da violência letal contra mulheres no Brasil, especialmente no ambiente doméstico.
A região metropolitana do Recife concentrou 31% dos casos, com 13 vítimas em 2025 – oito mortas e cinco feridas. Em 2024, haviam sido registradas oito vítimas. Na Grande Belém, duas mulheres foram assassinadas neste ano, contra apenas uma vítima ferida em 2024. Já em Salvador e região metropolitana, os casos aumentaram de quatro vítimas (duas mortas e duas feridas) para quatro mortes em 2025.
No Rio de Janeiro, os números também cresceram: de sete vítimas em 2024 (quatro mortas e três feridas) para 10 em 2025 (oito mortas e duas feridas).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O ambiente doméstico continua sendo o local mais perigoso para as mulheres: 15 das 29 vítimas foram baleadas dentro de casa. Outras cinco foram atacadas dentro de bares.
Entre os agressores, 86% eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas. O levantamento também aponta que em sete casos os criminosos eram agentes de segurança.
De acordo com o levantamento, os municípios com mais ocorrências de feminicídio e tentativa de feminicídio com arma de fogo em 2025 foram:
O levantamento reforça a urgência de políticas públicas mais eficazes de enfrentamento ao feminicídio, além da necessidade de fortalecimento das redes de proteção às mulheres em situação de violência.
Leia também | Câmara aprova urgência para projeto que combate adultização de crianças nas redes sociais
Tags: feminicídio, feminicídio no Brasil, feminicídio por arma de fogo, violência contra mulheres, Instituto Fogo Cruzado, feminicídio em Recife, feminicídio no Rio de Janeiro, feminicídio em Salvador, aumento feminicídio 2025, violência doméstica