

15 de julho de 2025 — A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará, no próximo 11 de agosto, uma sessão solene para a entrega da primeira edição da Medalha Paulo Bonavides, criada em homenagem ao centenário de nascimento do jurista, jornalista e cientista político cearense que se tornou um dos maiores nomes do constitucionalismo brasileiro.
A honraria será concedida anualmente a quatro personalidades jurídicas que contribuem significativamente para a consolidação do Estado Democrático de Direito e para o fortalecimento das instituições jurídicas brasileiras.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Foram escolhidos para receber a medalha:
O anúncio dos nomes foi feito pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), após aprovação em reunião da Mesa Diretora. A entrega da honraria será realizada no Plenário 13 de Maio, sede do Legislativo cearense.
“A medalha será entregue todo dia 11 de agosto, Dia do Advogado e da Advogada, a nomes do meio jurídico cearense que se destacam nacionalmente”, destacou Aldigueri.
A criação da medalha tem um simbolismo especial em 2025, ano em que se comemora o centenário de Paulo Bonavides, um dos juristas mais influentes da história do Brasil, cuja obra teve papel essencial na consolidação da Constituição de 1988 e na formação de gerações de constitucionalistas.
A iniciativa reconhece figuras jurídicas que, assim como Bonavides, promovem a justiça, a ética pública e a consolidação da democracia.
Leia também | Projeto “Conhecendo o Executivo” abre Semana do Município com estudantes gremistas em Juazeiro do Norte
Tags: Medalha Paulo Bonavides, Assembleia Legislativa do Ceará, Alece, Paulo Bonavides, Direito Constitucional, Justiça, Estado Democrático de Direito, homenagem jurídica, personalidades do direito, centenário Paulo Bonavides