Fortaleza conta com duas novas áreas de lazer: os microparques urbanos Bosque Polar e Vila Verde já disponíveis para o público. A iniciativa faz parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), sob coordenação da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Os equipamentos contam com academia ao ar livre, brinquedos, futmesa, mobiliário urbano, área de convivência e paisagismo, fortalecendo a política de valorização dos espaços verdes e de lazer da cidade.
O Bosque Polar está localizado em uma área de mais de 4 mil metros quadrados, já o Vila Verde tem cerca de 2 mil metros quadrados. Os microparques transformam áreas que antes eram usadas para descarte irregular de lixo em zonas verdes acessíveis, favorecendo a integração comunitária, além de serem projetados para atender, principalmente, a primeira infância. A Capital já conta com 12 equipamentos inaugurados.
De acordo com Luciana Lobo, titular da Seuma, a meta municipal é alcançar a marca de 32 microparques até o final do ano. “O microparque se diferencia dos outros equipamentos por ter uma ideia maravilhosa, que é o brincar naturalizado. Então, a gente aproveita o máximo possível a estrutura original do terreno, intervindo pouco para que as crianças façam suas próprias brincadeiras e tendo um contato maior com a natureza”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A comunidade participa da escolha dos nomes dos microparques e acompanha de perto a supervisão das obras através de visitas guiadas. Após a entrega, há um acompanhamento contínuo de cinco meses.
Bianca Sousa, moradora da região, notou rapidamente a movimentação no novo equipamento Vila Verde. Mãe da Valentina, de 2 anos, a dona de casa elogiou a iniciativa enquanto acompanhava a filha brincando na areia. “Antes, aqui era escuro e cheio de lixo. Então, a diferença é grande, ficou lindo demais”, compartilhou.
Em 2022, o projeto foi agraciado com o prêmio AIPH World Green City Awards, conquistando o primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em um evento realizado na Coreia do Sul. Os microparques são uma parte essencial das iniciativas do Fortaleza Cidade Sustentável, uma política que promove a valorização dos espaços verdes e harmoniza áreas construídas e naturais.
O programa também conta com a colaboração da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).
Leia também| Ministério da Justiça irá restringir entrada de imigrante sem visto