O primeiro dia do Carnaval de Fortaleza começou com os tradicionais desfiles do Maracatu na Avenida Domingos Olímpio. A programação vai até a próxima terça-feira (13/02) e é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Neste ano, desfilam na avenida 38 agremiações e blocos carnavalescos que encerram a noite com apresentações musicais.
O primeiro grupo a desfilar foi o Maracatu Corte Imperial, seguido pelos maracatus Nação Pici, Rei Zumbi, Solar, Obalomi, Axé de Oxossi e Leão de Ouro. O Bloco Camaleões da Vila foi o responsável pelo encerramento da noite, levando muita alegria e samba para os foliões.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A manicure Rejane Ribeiro é uma das frequentadoras assíduas do carnaval da Avenida Domingos Olímpio. Ela vai todos os anos com os filhos e netos para apreciar o tradicional maracatu. “É a nossa diversão o carnaval. É muito organizado e agrada toda a minha família”, comentou.
Este ano, o Maracatu Solar inovou ao permitir que pessoas de fora integrassem a ala “O sol nasceu para todos”, bastando apenas estar vestidas de branco para participar.
Luiza Martins, universitária, assistiu pela primeira vez aos maracatus. Para ela, as apresentações surpreenderam pelas músicas, empolgação dos brincantes e pelas fantasias. “Eu só conhecia pelas fotos mas não imaginava que fosse tão bonito ver de perto. É uma programação que eu nunca tinha feito e hoje pude conhecer”, afirmou.
Para encerrar a festa, o Bloco Camaleões do Vila trouxe muita música e animação para os foliões. No momento de dispersão, os presentes na arquibancada puderam descer para a avenida e dançar e cantar o repertório do bloco que contou com muito samba.
Leia também | Riotur espera 5 milhões de foliões nos blocos de carnaval