logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Alerta! A cada três idosos, um está propenso a quedas; fisioterapeuta lista cuidados
24/06/2022
Política: Em clima de pré-campanha, Roberto Cláudio recebe Título de Cidadania em Lavras da Mangabeira
Política Em clima de pré-campanha, Roberto Cláudio recebe Título de Cidadania em Lavras da Mangabeira
24/06/2022
Exibir tudo

Fortaleza Mercado São Sebastião ganhará reforma com requalificação e modernização da estrutura As intervenções têm como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos permissionários e mais conforto aos clientes

Fortaleza: Mercado São Sebastião ganhará reforma com requalificação e modernização da estrutura

O valor investido para a reforma do Mercado São Sebastião advém de recursos do tesouro municipal e de emenda parlamentar repassada pelo deputado federal André Figueiredo | Foto: Alex Costa/PMF

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, assinou, nesta sexta-feira (24/06), ordem de serviço para a reforma do Mercado São Sebastião. Com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, a obra prevê a requalificação e modernização da estrutura do equipamento. As intervenções serão executadas pela Secretaria da Gestão Regional (Seger) e devem ser concluídas no prazo de seis meses.

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, Sarto destacou a importância cultural do Mercado São Sebastião para o povo fortalezense e apontou que as obras de requalificação serão realizadas com o intuito de atender demandas prioritárias de comerciantes e usuários do espaço.

“O Mercado São Sebastião tem uma forte tradição em Fortaleza. É um espaço que eu frequento, assim como muitas outras pessoas, sendo um ponto histórico, turístico e gastronômico. Essas reformas acontecem após a interlocução com a população e com a associação de permissionários, então estamos atendendo uma demanda muito desejada”, relatou o prefeito Sarto.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<< 

No local, serão realizadas a manutenção do sistema de proteção contra incêndios, reforma da cobertura metálica, esquadrias e nova pintura do bloco C; pavimentação e sinalização do estacionamento da unidade, além da reforma e manutenção das rampas dos passeios externos.

Arcelino Lima, secretário executivo da Seger, também salientou que as reformas têm por objetivo atender demandas requeridas pelos permissionários, visando melhorar a estrutura de atendimento e de serviços.

“Essas reformas vêm para atender um pleito antigo dos comerciantes e usuários do mercado. Iremos, prioritariamente, refazer as cobertas metálicas e instalações elétricas e de incêndio, uma vez que os comerciantes apontaram que esses eram os pontos de maior problema durante o período de chuvas. Estudamos também, no futuro, estender essas reformas para os demais pavilhões”, informou o secretário.

Firmo Bezerra, administrador do Mercado São Sebastião, afirmou que “as reformas são de fundamental importância, pois é necessário um cuidado contínuo desse espaço, que foi reinaugurado há 25 anos”. “Serão obras pontuais, que não afetaram o andamento do comércio, o objetivo é valorizar ainda mais o mercado e também o cliente que nos visita. O prefeito nos deu sua palavra de que o Mercado São Sebastião seria reformado e está aqui, hoje, cumprindo sua promessa”, informou Firmo.

As intervenções têm como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho aos permissionários e mais conforto aos clientes. Além disso, a modernização do equipamento também chega como incentivo para o desenvolvimento turístico e econômico de um dos mais tradicionais mercados de Fortaleza.

De acordo com o vice-presidente da associação de lojistas do Mercado São Sebastião e permissionário de uma loja de balas, Renan Ferreira, “essa reforma vem em boa hora. Nós repassamos as nossas necessidades, que já tínhamos há um bom tempo, e agora conseguimos as obras”.

Ronaldo Fontenelle, comerciante de frutas e verduras, também comemorou a realização das formas do mercado. “Essas são ações que queríamos há muito tempo, pois precisamos de uma segurança maior. Elas vêm só para somar, para que possamos prestar um serviço de qualidade para nossos cleintes”.

O valor investido para a reforma do Mercado São Sebastião advém de recursos do tesouro municipal e de emenda parlamentar repassada pelo deputado federal André Figueiredo. O deputado celebrou a assinatura da ordem de serviço e também ressaltou a importância do Mercado São Sebastião para a capital cearense.

“O Mercado São Sebastião é o coração de Fortaleza. Nós temos aqui um polo, desde a praça de alimentação, ao comércio de frutas, peixes e carnes; que atrai as pessoas da capital e de outras cidades. Nós vimos que a reforma era necessária e, falando com o prefeito Sarto, liberamos os recursos federais para viabilizar a obra”, comentou André Figueiredo.

Leia também | Ministério Público do Rio denuncia vereador por importunação e assédio sexual

Mercado São Sebastião

O Mercado São Sebastião, localizado atualmente na Rua General.Clarindo de Queiroz, no Centro de Fortaleza, é um equipamento público de valor histórico para a cidade, cuja concepção está datada de 1897. Primeiramente, o espaço estava situado onde hoje é a Praça Waldemar Falcão, também no Centro. Em 1997, um novo projeto foi idealizado pelo arquiteto cearense Fausto Nilo.

Atualmente, com mais de 400 boxes distribuídos em três blocos, o Mercado São Sebastião se consolidou como um dos principais centros de distribuição de alimentos da cidade. O espaço é procurado para a compra de frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, plantas e vestuário.

Além do comércio desses itens, o Mercado São Sebastião também atrai fortalezenses e turistas por ser referência na culinária regional, com restaurantes que oferecem pratos tipicamente nordestinos.

Leia também | MP vê possível interferência de Bolsonaro em caso de Ribeiro e pede que processo seja enviado ao STF

Justiça MP vê possível interferência de Bolsonaro em caso de Ribeiro e pede que processo seja enviado ao STF
Compartilhar

Artigos Relacionados

Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto

Equipes de resgate e moradores procuram vítimas entre os escombros após terremoto que deixou centenas de mortos na Venezuela | Foto: Ariana Cubillos/AP Photo

27/06/2026

Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto País entra no terceiro dia de buscas com 920 mortes confirmadas, milhares de feridos e expectativa pela chegada de ajuda internacional


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto0
    Tragédia: Venezuela busca vítimas após terremoto País entra no terceiro dia de buscas com 920 mortes confirmadas, milhares de feridos e expectativa pela chegada de ajuda internacional
    27/06/2026
  • FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza0
    Educação: FCTP forma primeira turma de Teologia em Fortaleza Faculdade celebra a graduação de 10 bacharéis e consolida trajetória que culminou com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação
    26/06/2026
  • Especialista destaca estímulos ao cérebro para cuidadores0
    Saúde: Especialista destaca estímulos ao cérebro para cuidadores Psicopedagoga alerta que adultos também precisam preservar a saúde cognitiva para enfrentar os desafios de cuidar dos pais durante o envelhecimento
    26/06/2026
  • Movimento Lúmina debate desafios da infância em Fortaleza0
    Saúde: Movimento Lúmina debate desafios da infância em Fortaleza Encontros reúnem especialistas em saúde mental e educação para discutir estratégias de compreensão e manejo dos comportamentos desafiadores na infância
    26/06/2026
  • Desaparecidos em terremoto na Venezuela passam de 40 mil0
    Mundo: Desaparecidos em terremoto na Venezuela passam de 40 mil Plataforma criada pela sociedade civil reúne informações sobre vítimas, enquanto número oficial de mortos chega a 235 e feridos supera 1,5 mil
    26/06/2026
  • Projeto cultural impacta 50 mil pessoas no Ceará0
    Cultura: Projeto cultural impacta 50 mil pessoas no Ceará Iniciativa do Instituto Dragão do Mar promoveu formação, espetáculos, exposição, acessibilidade e fortaleceu o acesso às artes em diferentes espaços culturais do estado
    26/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas