O Academia Enem, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (26/04). A nova edição do programa conta com parceria com a Descomplica, plataforma on-line de educação. Interessados em participar devem realizar a inscrição no Portal da Juventude até a próxima terça-feira (03/05).
Podem se inscrever alunos que estão cursando ou que já concluíram o ensino médio, com prioridade para os alunos da rede pública de ensino. Depois da inscrição no Portal da Juventude, os integrantes receberão e-mail de confirmação com link exclusivo de acesso à plataforma Descomplica.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nesta edição, os 12 mil participantes terão aulas virtuais e correção de redação por meio da Descomplica, aulões presenciais no Ginásio Paulo Sarasate, simulado, e receberão material didático para auxiliar nos estudos. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.
Ao realizar sua inscrição, o estudante receberá e-mail de confirmação com link exclusivo de acesso à plataforma Descomplica, onde terá acesso imediato a aulas virtuais, banco de questões e correção de redações.
Leia também | Brasil renova prazo para acolhida humanitária de haitianos
A parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Descomplica vai reforçar o preparo dos alunos da Cidade para o Enem e outros vestibulares, unindo toda a história e a qualidade do Academia Enem com a metodologia e experiência na condução de cursos on-line da plataforma.
De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, a parceria com a Descomplica é uma inovação que vai proporcionar o acesso a múltiplos conteúdos, enriquecendo a preparação dos estudantes. “A Descomplica é uma plataforma virtual que tem em seu quadro alguns dos melhores professores do Brasil. Além disso, nossos alunos terão acesso a aulas, correções e simulados de maneira mais prática”, ressaltou Sarto.
Os alunos terão acesso a aulas gravadas que poderão ser assistidas no celular ou em um computador a qualquer momento; aulas ministradas pelos principais professores do País na preparação para o Enem; amplo banco de questões para exercícios, que poderão ser feitos direto na plataforma e com correção imediata, além de soluções elaboradas por professores e outros alunos.
Poderão contar, também, com cronograma de estudos semanal sugerido, com base nas matérias que mais caem nos vestibulares, permitindo uma preparação adequada até o dia da prova; simulado e provas anteriores que ajudarão o aluno a se preparar, inclusive, quanto ao tempo de prova e formato das questões, e possibilidade de elaborar, enviar e ter redações corrigidas, mensalmente, com temas pensados por professores que vivem diariamente o ambiente de preparação para vestibulares.
Além do acompanhamento virtual, os estudantes da Academia Enem continuarão participando dos aulões e simulados presenciais. A aula inaugural será no dia 21 de maio, no Ginásio Paulo Sarasate, onde os estudantes receberão apostilas, camisetas e lanche gratuitamente.
O secretário da Juventude, Davi Gomes, frisa que o caráter híbrido da edição 2022 do Academia Enem era uma demanda necessária e que trará benefícios aos estudantes.
“Nós percebemos durante a pandemia que o virtual se tornou inevitável. Muitas pessoas passaram a estudar e assistir aulas online. Por conta disso, teremos agora um formato multiplataforma. É uma atualização do curso, que contará ainda com os aulões, mas traz a facilidade do virtual, para as pessoas possam estudar de acordo com o seu tempo e necessidade”, comentou o secretário.
Leia também | 17 milhões visitaram unidades de conservação federais em 2021
O Academia Enem é um curso gratuito, voltado para orientar e preparar os jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para ingressar na educação superior através do Enem, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vestibulares em geral. O programa tem por objetivo tornar menos desiguais as oportunidades de ocupar uma vaga nas universidades, tendo como princípio norteador a democratização da educação como agente de mudança.
Ao mesmo tempo em que visa contribuir para a ascensão dos jovens ao ensino superior, ela os prepara para o ingresso no concorrido mundo do trabalho. O programa já beneficiou mais de 70 mil jovens desde 2013.
Fundada em 2011, a Descomplica tem a missão de democratizar o acesso à educação em todas as fases da vida. A startup, com um modelo 100% on-line, oferece cursos preparatórios para Enem e vestibulares. Alcançando 5 milhões de usuários por mês em todas as plataformas, a Descomplica é responsável pela educação da maioria do público que se prepara para o Enem no Brasil.
Academia Enem 2022
Inscrições: até 03/05 (terça-feira)
Local: Portal da Juventude
Aula inaugural: 21 de maio
Local: Ginásio Paulo Sarasate
Leia também | Professor Pedrinho Feitosa apresenta o II Encontro de Sanfonas da Escola Feitosa, em Tauá