logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
PreVio: Governo do Ceará lança Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência
PreVio Governo do Ceará lança Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência
10/03/2022
Economia: Projeto que visa reduzir preço dos combustíveis é aprovado no Senado
Economia Projeto que visa reduzir preço dos combustíveis é aprovado no Senado
10/03/2022
Exibir tudo

Economia Inimigo Oculto: A Pandemia na Gestão de Restaurantes Por André Mortari, CEO da LET’S Delivery

Inimigo oculto: A Pandemia na Gestão de Restaurantes

Profissionalizar a gestão significa ir atrás de conhecimento técnico, buscar ajuda profissional e alocar recursos em tecnologia, processos e treinamento de pessoas - os três pilares da eficiência | Foto: reprodução

Os últimos dois anos têm sido desafiadores para muitos setores da economia. Alguns sofreram perdas irreparáveis, levando ao fechamento de diversos negócios e contribuindo para a grave crise econômica em que nos encontramos. O setor de eventos, por exemplo, sofreu um impacto significativo no curto prazo, mas também sofrerá mudanças estruturais no médio e longo prazo. O jeito de fazer eventos mudou e isso será incorporado para o futuro. Restaurantes vivem um cenário parecido e, no meio dessa onda de novos hábitos está o delivery, que cresceu e mudou radicalmente o mercado — o que não mudou foi, infelizmente, um velho problema conhecido: a má gestão.

Segundo dados da Abrasel, 8 a cada 10 restaurantes fecham as portas com menos de dois anos de vida e, o principal motivador dessa alta taxa de mortalidade em CNPJs é justamente a falta de conhecimento/capacidade de gestão. E adicionar à complexidade de um delivery em uma operação com falta de conhecimento técnico e inexperiência é um caminho certo para o fracasso.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Gerenciar um restaurante não é uma tarefa fácil, consiste basicamente na gestão de pessoas (o que para muitos é considerada a parte mais difícil de qualquer gestão), estoque e processos. Uma operação de salão por si só já traz uma complexidade enorme na gestão: os pedidos de uma mesma mesa, embora diferentes, precisam sair juntos — não dá para um comer e outro ficar olhando — independente do que seja o prato, um cliente pode escolher bacalhau e outro costela, mas na hora de comer, os dois recebem os pratos ao mesmo tempo. Há ainda os pedidos extras: sem queijo, mal-passado, ao ponto, outra coca com gelo e limão, por favor.

No delivery essa complexidade não é diferente, pratos distintos, cheios de observações podem ser solicitados por um mesmo consumidor com uma entrega única. Assim como no exemplo acima, um bacalhau e uma costela podem conviver em um pedido de delivery e a diferença entre os dois cenários se dá pela dinâmica de consumo, não pela complexidade. É por isso que entrar no delivery significa assumir um “novo” restaurante, reaprender a gerenciar e ter foco no resultado são fundamentais.

Assim como um restaurante não vive sem pratos para servir, em um delivery não pode faltar embalagens e, aqui entra outro componente complexo. As embalagens tem como objetivo preservar o alimento durante a viagem, mas mais do que isso elas precisam ser pensadas do ponto de vista de consumo: não dá para mandar uma carne ao ponto em uma embalagem que cozinha o recheio, a carne vai chegar mais bem passada do que o ponto solicitado pelo cliente – também não dá para negligenciar e o produto chegar frio ou vazado, tudo tem que ser pensado e testado, acima de tudo.

Colocados os pontos acima, ninguém discute os impactos da pandemia no setor, é inegável que as mudanças forçadas pela situação geraram ainda mais problemas para aqueles que já sofriam com a as dificuldades do dia a dia, mas precisamos ser honestos e pensar (e torcer) que a pandemia logo irá passar e as falhas que geram o fechamento de negócios continuará mais viva do que nunca e só há um caminho para percorrer: a profissionalização da gestão.

Leia também | Governo do Ceará lança Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência

Profissionalizar a gestão significa ir atrás de conhecimento técnico, buscar ajuda profissional e alocar recursos em tecnologia, processos e treinamento de pessoas – os três pilares da eficiência. Investir no negócio antes mesmo de colocar a operação no ar é o caminho mais seguro para fugir das estatísticas negativas do setor. Conhecer melhor o que se espera de um restaurante é a chave para driblar eventuais problemas. Investir em tecnologia, em especial software de gestão e tirar o gerenciamento do modo “caneta e papel” é fundamental para o ganho de escala e conhecimento da eficiência real da operação.

Em resumo, assim como as vacinas foram a chave para mudar o jogo da pandemia, a capacitação e profissionalização da gestão são as chaves para mudar os índices de fechamento que temos no setor de restaurantes. Mas diferente da pandemia causada pelo COVID, pouco se fala sobre o tema e precisamos dar mais atenção a isso e formar Profissionais, com P maiúsculo, da gastronomia. Não podemos deixar que um problema, velho e conhecido, continue a ser o principal impacto no fechamento de restaurantes.

A covid-19 vai passar, sabemos e esperamos por isso, mas nesse mundo novo pós pandêmico temos que rever hábitos não saudáveis na gestão dos restaurantes, ou viveremos uma eterna pandemia para os CNPJs do setor, com ou sem o delivery.


André Mortari é CEO da LET’S Delivery, formado em publicidade pela ESPM, com MBA pela FGV e especializações de Harvard e MIT. André atuou nos principais e-commerces do Brasil (Walmart.com, Carrefour e Netshoes) com carreira extensa na área digital. É responsável pela estratégia de desenvolvimento de produtos, negócios e tecnologia.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

André Mortari, CEO da Let´s Delivery

Leia também | Petrobras reajusta preços da gasolina e do óleo diesel para as distribuidoras

Economia Petrobras reajusta preços da gasolina e do óleo diesel para as distribuidoras
Compartilhar

Artigos Relacionados

Família: Paternidade exige presença além da licença

A ampliação da licença-paternidade reforça o debate sobre a presença dos pais nos primeiros momentos da vida dos filhos e a responsabilidade compartilhada no cuidado e na educação das crianças | Foto ilustrativa feita com auxílio de IA

12/08/2026

Família: Paternidade exige presença além da licença Artigo aborda a ampliação da licença-paternidade e defende maior participação dos pais no cuidado, na educação e na formação dos filhos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/08/2026

    Farmácia Popular Pode Passar a Oferecer Exames e Testes Rápidos — Mas Ainda Não é Regra Valendo – Blend do Dia Comentado em Saúde: Farmácia Popular poderá oferecer exames e testes

  • 16/08/2026

    Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Tragédia: Corpo de kitesurfista é encontrado em São Luís

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião-arraia promete voos mais econômicos

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

Últimas Notícias

  • Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura0
    Cultura: Instituto amplia ações após virar Ponto de Cultura Reconhecimento pela Política Nacional Aldir Blanc fortalece projetos gratuitos de formação, economia criativa e inclusão social no Grande Mucuripe
    17/08/2026
  • Anvisa aprova primeira semaglutida genérica0
    Saúde: Anvisa aprova primeira semaglutida genérica Registro do medicamento da EMS amplia concorrência no mercado e pode reduzir o custo das canetas usadas no tratamento do diabetes e da obesidade
    17/08/2026
  • Discord tenta reverter suspensão de lives no Brasil0
    Tecnologia: Discord tenta reverter suspensão de lives no Brasil Plataforma pede revogação da decisão da ANPD e afirma que não conseguirá cumprir o prazo de três dias úteis para interromper transmissões ao vivo
    17/08/2026
  • Anvisa proíbe suplementos de duas marcas0
    Saúde: Anvisa proíbe suplementos de duas marcas Produtos das marcas Newfit e SharkPro foram retirados do mercado após identificação de substâncias irregulares e falhas graves nas boas práticas de fabricação
    17/08/2026
  • Candidatos iniciam campanha em redutos eleitorais0
    Eleições: Candidatos iniciam campanha em redutos eleitorais Presidenciáveis deram início às agendas de rua em diferentes estados, priorizando bases políticas e apresentando propostas para conquistar o eleitorado
    17/08/2026
  • COP17 busca acordo global contra a seca0
    Meio ambiente: COP17 busca acordo global contra a seca Países discutem financiamento, restauração de terras e mecanismos para enfrentar a desertificação durante conferência da ONU na Mongólia
    17/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas