logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Pesquisa: Unifor e multinacional farmacêutica firmam parceria para desenvolver projetos de inovação
Pesquisa Unifor e multinacional farmacêutica firmam parceria para desenvolver projetos de inovação
16/02/2022
Violência: Acusado de matar dono do Pirambu News recebe ordem de prisão preventiva pelo assassinato
Justiça Acusado de matar dono do Pirambu News recebe ordem de prisão preventiva pelo assassinato
16/02/2022
Exibir tudo

Negócios Como o Embedded Finance pode mudar o Brasil? Por Gaston Irigoyen, John Paz e Bruno Martucci

Negócios: Como o Embedded Finance pode mudar o Brasil?

Muitas empresas vêm se preparando para lançar produtos financeiros integrados para atender aos seus clientes e parceiros de forma mais completa | Foto: reprodução

Bill Gates já dizia em 1994, “Banking is necessary, but banks are not”, trazendo para o português, podemos dizer que o sistema bancário é necessário, já os bancos não. Muitos anos se passaram e, hoje, mais do que nunca, esse conceito ficou evidente com milhares de fintechs provendo serviços financeiros para que outras empresas os incluam na jornada de experiência do consumidor.

A integração desses serviços virou realidade em várias indústrias e setores, como aerolinhas, varejistas, companhias de logística, seguradoras, marketplaces diversos, telecoms, aplicativos de mobilidade e delivery. Desta forma, muitas empresas vêm se preparando para lançar produtos financeiros integrados para atender aos seus clientes e parceiros de forma mais completa.

Apesar do termo complicado, a proposta conhecida como “Embedded Finance”, nada mais é do que a oferta desses serviços financeiros que vem complementar a proposta de valor como parte de seus produtos. Para o usuário, a experiência é mais completa, no mesmo ambiente que o consumidor faz uma compra, já é oferecida a opção de crédito para pagamento da mesma. A oferta dos produtos é customizada e personalizada de acordo com a necessidade de cada cliente. Eles incluem qualquer processo relacionado ao gerenciamento de dinheiro, como pagamentos, transferências, empréstimos, contas digitais, cartão físico ou virtual, possibilidades diferentes de pagamentos, recargas, transferências e até serviços mais complexos como investimentos, produtos de crédito e seguros. Para os consumidores, os benefícios estão ligados à facilidade de uso com a oferta integrada e o preço mais atrativo customizado de acordo com a necessidade do cliente.

>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<

Imagine, por exemplo, ter a possibilidade de financiar sua viagem ou mesmo comprar um seguro viagem no momento da compra de uma passagem com apenas um clique, sem a necessidade de tratar dessas transações com um terceiro. Ou mesmo, apps de mobilidade pagando a seus motoristas de forma imediata e tornando possível transacionar e/ou pagar contas direto do aplicativo da empresa. Outro exemplo comum é, ao fazer compras no supermercado, pagar uma conta ou efetuar recarga de celular.

Hoje, a criação de serviços financeiros não precisa mais ser feita por meio de bancos, nem mesmo é necessário depender deles para criar ou capturar o fluxo de informação para um produto financeiro. Com a chegada das fintechs e de empresas de outros setores como de varejo, mobilidade e marketplaces que passam também a oferecer serviços financeiros.

Desta forma, o embedded finance amplia a oferta de produtos e serviços, podendo aumentar o lock-in positivo entre empresas e usuários. Além disso, funciona como um propulsor que facilita a compra de produtos, no caso de crédito, ou fortalece a proposta de valor daquela empresa ao oferecer contas digitais, seguros, entre outros. Não se trata somente de uma fonte adicional de receita, mas uma proposta de valor forte e que será a única forma de acesso a serviços financeiros para muitas pessoas desbancarizadas. Também permite que as empresas tenham novos e diversificados rendimentos, de forma segura e sem riscos.

Todo esse processo citado acima, foi acelerado pela transformação digital, que está acontecendo nos últimos anos e foi acelerada com a pandemia. Fez com que a população mundial, cada vez mais, tenha acesso a internet móvel e de alta velocidade, smartphones com mais recursos, possibilitando que milhões de pessoas entrassem em uma curva de aprendizado forçada positiva e um processo de educação sobre ferramentas financeiras. O que poderia levar de três a cinco anos, ocorreu em 6 meses, e muitos passaram a fazer compras, pagamentos, envio de dinheiro e até operações financeiras mais complexas e investimentos por smartphones.

Pensando apenas no Brasil, soma-se isso ao open banking e à grande adesão dos brasileiros ao Pix, por exemplo. Isso significa um acesso altíssimo à informação financeira, como formas de pagamentos, juros e tudo que envolve esse setor, o que faz com que as pessoas sintam mais confiança e segurança ao fazer transações financeiras através de seus celulares.

De acordo com estudos de Simon Torrance, o embedded finance oferece uma nova oportunidade de mercado muito grande, que vale mais de US$ 7 trilhões em dez anos, duas vezes o valor combinado dos 30 maiores bancos do mundo hoje. A nova tendência tecnológica mundial chegou para transformar e mudar a forma tradicional que conhecemos de pagamentos hoje no Brasil. O país vem criando as bases para ter as finanças embarcadas de forma orgânica e acessível, mas ainda tropeça no desenvolvimento da área tecnológica e processos arcaicos que foram desenhados nos anos 90, baseados em processamento de cartões.

Existem várias empresas que já aderiram ao embedded finance. Um dos exemplos mais antigos é o crediário das Casas Bahia, quando se podia comprar qualquer produto e pagar as prestações através do carnê – o famoso “buy now pay later” atualmente -, assim como hoje oferecem cartão de crédito e seguro garantia estendida, bem como criaram o Banqi, app para empréstimos pessoais, conta pré paga com cartão e cashback. O Mercado Livre também disponibiliza uma ampla variedade de serviços através do Mercado Pago, que vão de enviar e receber dinheiro por Pix/TED, pagamento de contas, recargas de celular, seguros e crédito para clientes comprarem dentro do seu ecossistema, além do crédito para vendedores. Estratégia semelhante adota o Rappi, com o Rappi Bank, que criou um cartão de crédito com cashbacks e possibilita também a compra de seguros. A Ipiranga, com o Abastece Aí, criou um app para abastecimentos que oferece cashback e pagamentos via Pix. Outro exemplo é o Ifood, que além de oferecer conta virtual, maquininha de cartão e crédito para restaurantes, também entrou no mercado de vale alimentação mais recentemente, com soluções para empresas. Por último, um exemplo próximo do dia a dia de muitas pessoas, é a função de enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp, que busca trazer uma usabilidade simples aos usuários.

Ainda falta um maior entendimento do que o usuário busca, facilitar e desburocratizar os processos e, ao mesmo tempo, eliminar tarefas operacionais para as empresas que fornecem esses serviços. Vemos mais empresas buscando oferecer este tipo de solução, apoiadas em um ecossistema forte e maior informação do usuário, que agora busca por facilidade e menor custo. O consumidor já percebeu que pode ter um serviço melhor que o prestado por bancos, sem burocracia e mais baratos, além de ser tão seguro quanto.

Este tipo de serviço, embedded finance, deve crescer em razão do maior acesso a smartphones, internet e informação financeira, além da familiaridade com modelos mais simples de contratação. Mais empresas como a Pomelo podem ajudar outras com segmentos diferentes do financeiro, podendo oferecer esses serviços, adicionando a sua proposta de valor sem as empresas terem que mudar do seu campo de atuação, ou terem que se especializar em um segmento totalmente diferente. Trazendo soluções com excelente experiência, maior abertura e segurança regulatória, que permite mais competidores no mercado, reduzindo custos, ampliando oferta de soluções e atendendo casos de uso mais específicos.


Gaston Irigoyen (CEO) foi um dos primeiros funcionários do Google Latam, é fundador pela terceira vez com duas vendas (uma para TripAdvisor) e antigo CEO de Naranja X, um dos maiores neobancos da Argentina com 5M de clientes.
John Paz (COO & Brasil GM) possui um MBA da Wharton, foi Brasil GM e Global Head of Supply Operations na Lime, e tem uma vasta experiência em consultoria, tendo trabalhado na BCG e na Integration.
Bruno Martucci (Head de Produtos da Pomelo). É economista, com MBA no Insper e especialização no Chicago Booth. Trabalhou como Head of Product na Alelo, mas antes passou pela Amazon Payments, Sodexo e Mercado Pago.

O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Leia também | Companhia Docas e Compex assinam aditivo para ampliação de atividades no Porto de Fortaleza

Negócios Companhia Docas e Compex assinam aditivo para ampliação de atividades no Porto de Fortaleza
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: A força da união entre esporte e meio ambiente

Jovens estudantes de Tianguá se tornam protagonistas de ação de reflorestamento ambiental da Serra da Ibiapaba | Fotos: Hermann Hesse e Olavo Bilac

15/06/2026

Opinião: A força da união entre esporte e meio ambiente Por Hermann Hesse, jornalista, editor do Portal Terra da Luz


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

Últimas Notícias

  • Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê0
    Consumidor: Anvisa mantém suspensão parcial de produtos Ypê Agência libera parte dos lotes fabricados em 2026, mas mantém restrições para desinfetantes, detergentes e lava-roupas específicos
    15/06/2026
  • Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas0
    Saúde: Prescrição por farmacêuticos ainda gera dúvidas Resolução ampliou atribuições dos profissionais em 2025, mas população ainda busca esclarecimentos sobre limites e regras da prática
    15/06/2026
  • Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas0
    Ceará: Juazeiro do Norte decreta luto após morte de atletas Sete integrantes de equipes de basquete morreram em acidente com ônibus na CE-187, em Tauá; dezenas ficaram feridos
    15/06/2026
  • Sete atletas morrem em acidente de ônibus0
    Tragédia: Sete atletas morrem em acidente de ônibus Veículo com delegação esportiva capotou na CE-187, em Tauá, deixando sete mortos e pelo menos 30 feridos
    15/06/2026
  • Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz0
    Mundo: EUA e Irã anunciam acordo de paz Trump e primeiro-ministro do Paquistão afirmam que tratado será assinado na Suíça; cessar-fogo deve começar ainda nesta noite
    14/06/2026
  • Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado0
    Política: Alcolumbre trava agenda do governo no Senado Sem diálogo direto com Lula, presidente do Senado segura pautas prioritárias do Executivo e acelera projetos com impacto bilionário nas contas públicas
    14/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas