O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou uma nota na noite desta segunda-feira (13/12) confirmando que ocorreram novos ataques de hackers contra órgãos do governo. O GSI não divulgou quais serviços ou ministérios foram atacados, apenas que “ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de Governo em ambiente de nuvem”.
Pela manhã, servidores do Ministério da Saúde, que sofreu o primeiro ataque hacker na sexta-feira (10/12), foram liberados do serviço. O motivo seria a falta de sistema de informática para que pudessem desenvolver as atividades normais.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Segundo a nota emitida pelo GSI, os provedores de serviços em nuvem estão cooperando com o governo para resolver o problema e que o governo está atuando “de forma coordenada para a retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida em que o tratamento ocorre”.
O GSI informou ainda que diversas equipes estão sendo “orientadas sobre os procedimentos de preservação de evidências” e que as “orientações emitidas têm seguido rigorosamente as boas práticas de tratamento de incidentes”. Segundo a nota, a colaboração entre os diversos órgãos envolvidos tem sido fundamental e efetiva.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | Defesa Civil reconhece situação de emergência em 11 cidades atingidas pela falta de chuva