logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Política: Alece aprova 2 mil cargos para Polícia Civil
Política: Alece aprova 2 mil cargos para Polícia Civil
07/04/2026
Exibir tudo

Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa Projeto inovador da Cagece com apoio da FASTEF e UFC aposta em biogás para reduzir impactos ambientais e gerar eficiência no saneamento

Sustentabilidade: Ceará transforma esgoto em energia limpa

Estrutura de tratamento de esgoto no Ceará ganha tecnologia para transformar resíduos em energia limpa | Foto: divulgação

07 de abril de 2026 – O Ceará avança em soluções sustentáveis no saneamento básico com a implantação da Usina-Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo. A iniciativa, desenvolvida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como objetivo transformar resíduos de esgoto em energia limpa, fortalecendo a agenda ambiental e de inovação no estado.

O projeto, que conta com gestão administrativa e financeira da Fundação FASTEF, acaba de concluir a fase de auditorias com aprovação integral do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), consolidando-se como referência em tecnologia aplicada ao saneamento.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Inovação e sustentabilidade no saneamento

Projeto no Ceará usa biogás e lodo para gerar energia limpa, reduzir impactos ambientais e inovar no saneamento básico | Foto: divulgação

A usina alia tecnologia e responsabilidade ambiental ao reaproveitar biogás e lodo gerados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Com investimento aproximado de R$ 8 milhões, sendo mais de R$ 3 milhões oriundos do BNDES, a iniciativa será instalada na Estação de Tratamento de Esgoto Alameda das Palmeiras, no bairro Pedras, em Fortaleza, com previsão de início de operação ainda no primeiro semestre de 2026.

“A Usina-Modelo foi concebida para que a gente atinja uma replicabilidade dela em cidades de pequeno e médio porte. Com as demandas de ESG e mudanças climáticas, precisamos de tecnologias sustentáveis que aproveitem resíduos”, explica Thiago Dantas, assistente de Inovação da Cagece.

O projeto integra a linha de pesquisa “Conversão de Resíduos em Biogás”, liderada pelo pesquisador Dr. William Magalhães Barcelos, e propõe transformar águas residuárias em fontes de energia renovável dentro das próprias unidades de tratamento.

Impacto ambiental e benefícios sociais

Além da geração de energia limpa, a tecnologia contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, especialmente o metano, considerado mais nocivo ao aquecimento global do que o dióxido de carbono.

“A FASTEF tem o papel de garantir segurança jurídica e eficiência na aplicação dos recursos. Projetos como este representam qualidade de vida e sustentabilidade para a sociedade”, destaca Joaquim Perucio, diretor-presidente da fundação.

A iniciativa já foi reconhecida nacionalmente pela Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) pelo caráter inovador e potencial de replicação em outras regiões do país.

Com a implementação da usina, a expectativa é de ganhos diretos para a população, incluindo maior eficiência no sistema de saneamento, redução de impactos ambientais e fortalecimento de soluções sustentáveis no Ceará.

Leia também | Ceará atrai gigante chinesa de energia limpa

Economia: Ceará atrai gigante chinesa de energia limpa

Tags: saneamento básico, energia limpa, biogás, Cagece, FASTEF, UFC, sustentabilidade Ceará, energia renovável Brasil, tratamento de esgoto, inovação tecnológica, ESG, meio ambiente, Fortaleza, políticas ambientais, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Alece aprova 2 mil cargos para Polícia Civil

Deputados estaduais aprovam projetos no plenário da Alece, com destaque para criação de cargos na Polícia Civil | Foto: Júnior Pio/Alece

07/04/2026

Política: Alece aprova 2 mil cargos para Polícia Civil Assembleia do Ceará também valida outros quatro projetos com impacto na segurança pública e homenagens institucionais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 04/04/2026

    Shows celebram legado de Tarcísio Sardinha Disco inédito reúne grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas em Fortaleza ‣ Portal Terra da Luz – Cultura em Movimento Comentado em Gastronomia: Art Vino & Cucina amplia experiência em Fortaleza

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Últimas Notícias

  • Política: Alece celebra 191 anos de história no Ceará0
    Política: Alece celebra 191 anos de história no Ceará Assembleia Legislativa destaca papel na construção política e ampliação da participação social ao longo dos séculos
    07/04/2026
  • Política: Cláusula de barreira ameaça 20 partidos0
    Política: Cláusula de barreira ameaça 20 partidos Regra eleitoral pode restringir acesso ao fundo partidário e tempo de TV nas eleições de 2026
    07/04/2026
  • Saúde: Programa amplia acesso a cirurgias no Ceará0
    Saúde: Programa amplia acesso a cirurgias no Ceará Iniciativa reúne equipe especializada e estrutura hospitalar para atender pacientes com segurança e qualidade
    07/04/2026
  • Religião: Festa da Misericórdia celebra 20ª edição em Fortaleza0
    Religião: Festa da Misericórdia celebra 20ª edição em Fortaleza Evento gratuito reúne fé, música e ações solidárias no Ginásio Paulo Sarasate neste domingo (12)
    07/04/2026
  • Guerra: Piloto ferido escala montanha e é resgatado0
    Guerra: Piloto ferido escala montanha e é resgatado Militar dos EUA percorreu mais de 2 mil metros após queda de caça abatido no Irã
    07/04/2026
  • Espaço: Artemis II inicia retorno após sobrevoo lunar0
    Espaço: Artemis II inicia retorno após sobrevoo lunar Missão tripulada completa etapa histórica no lado oculto da Lua e segue viagem de volta à Terra
    07/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas