logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Carnaval: Viradouro encerra ensaios técnicos de 2022 no Sambódromo do Rio
Carnaval Viradouro encerra ensaios técnicos de 2022 no Sambódromo do Rio
10/04/2022
Gastronomia: Tapioca de panelada é a mais nova mistura de sabores do Imprensa Food Square
Gastronomia Tapioca de panelada é a mais nova mistura de sabores do Imprensa Food Square
10/04/2022
Exibir tudo

Opinião Uma luta em defesa das nossas crianças Por Roberto Cláudio, médico sanitarista, político, ex-prefeito de Fortaleza

Opinião: Uma luta em defesa das nossas crianças

"O Ceará, para orgulho de todos nós, passou a ter protagonismo numa série de ações de assistência à saúde da criança", afirma Roberto Cláudio | Foto: reprodução

Um dos assuntos mais relevantes e de grande apelo social em nosso País, talvez por isso mesmo é recorrente em vestibulares e no Enem, é a mortalidade infantil, um indicador social que ajuda a desnudar a qualidade vida de uma nação e o seu compromisso com políticas públicas de largo alcance estrutural na prestação de serviços ao seu povo.

Como o próprio termo já suscita entender, mortalidade infantil refere-se à morte de crianças em seu primeiro ano de vida e revela todo o cuidado de assistência que um país tem para com seus habitantes, como também explica sobre muitas das razões que justificam o fosso das desigualdades sociais.

Não por acaso, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que a redução mundial da mortalidade infantil constasse entre as principais Metas de Desenvolvimento do Milênio, um conjunto de medidas para melhorar o padrão de vida das pessoas, principalmente nos países mais pobres.

Em nosso País, a Taxa de mortalidade infantil apresentou declínio no período de 1990 a 2015, passando de 47,1 para 13,3 óbitos infantis por mil nascidos vivos.

Já em 2016, observou-se um aumento da TMI, passando para 14,0. De 2017 a 2019, voltou ao patamar de 2015, de 13,3 óbitos por mil nascidos vivos. Ou seja, estamos patinando, sem avançar nas políticas públicas que possam reduzir a taxa de mortalidade infantil.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

De acordo com o Cenário da Infância e Adolescência 2021, da Fundação Abrinq, a taxa de mortalidade infantil volta a preocupar porque entre os menores de 1 ano é de 12,4 para cada 1.000 nascidos vivos e a mortalidade na infância, calculada entre os menores de 5 anos, é de 14,4 para cada 1.000 nascidos vivos.

Trago este tema à reflexão porque, exatamente neste momento, temos uma matéria em tramitação no Congresso Nacional (e está por lá desde 2011), tendo sido aprovada na Câmara dos Deputados e, agora, passa para apreciação do Senado, que trata do Piso Nacional de dois salários mínimos para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.

Nossa referência a esses profissionais vem ancorada na expressão de uma das mais significativas políticas públicas implantadas no nosso Estado do Ceará e que, logo depois, tornou-se política pública nacional: o programa dos Agentes Comunitários de Saúde. Para dar ordem de grandeza, cito que a taxa de mortalidade infantil no Ceará caiu 82,33% nos últimos 30 anos, como resultado direto do trabalho desses profissionais que, na nossa Capital Fortaleza, também estão sendo mobilizados para políticas públicas de assistência à primeira infância, em projeto pioneiro no Brasil.

No esteio da criação do programa de agentes comunitários de saúde, o Ceará recebeu, em 1993, o Prêmio Maurice Pate, do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Pela primeira vez um país da América Latina teria o mérito desse reconhecimento e dessa premiação, passando a ser apontado como exemplo para o mundo.

Leia também | Luiz Gastão é reeleito presidente da Fecomércio-CE

O Ceará, para orgulho de todos nós, passou a ter protagonismo numa série de ações de assistência à saúde da criança.

Redução na taxa de mortalidade infantil, redução no número de mortes causadas por diarreia, elevação em seus níveis de imunização por meio da vacinação (premiando os municípios que alcançasse 90% de cobertura vacinal) e, ainda, redução nas taxas de desnutrição infantil.

Um farol para políticas públicas mais abrangentes é, exatamente, a condução de políticas e ações de assistência à infância. E isso, os governos do Ceará fizeram ao longo dos últimos anos, com um vigoroso pacto pela criança, investindo desde a primeira infância e alcançando resultados significativos na saúde e educação de crianças e adolescentes.

A Câmara dos Deputados já aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias a ser bancado pela União, até porque estados e municípios estão assumindo, há tempos, a sobrecarga do financiamento das políticas de saúde. A União vem desobrigando-se de custear o financiamento de políticas de saúde, sufocando orçamentos estaduais e municipais.

Vamos, agora, acompanhar a votação no Senado Federal, onde aguardamos mais um reconhecimento ao trabalho desses profissionais. Afinal, o agente comunitário de saúde tem, conforme definição legal, a atribuição do exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde e das diretrizes do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS que se revelou de imprescindível atuação nos últimos dois anos com à pandemia do COVID-19.

Se as causas da mortalidade infantil estão diretamente relacionadas às condições que um país oferece à sua população, algumas das causas para o aumento do índice de mortalidade infantil vão desde falta de assistência no pré-natal à desnutrição da gestante, passando pela precariedade ou ausência de saneamento básico, que gera várias doenças por contaminação da comida e da água, pela deficiência ou ausência de políticas públicas de educação, falta de acompanhamento médico pediátrico ou até mesmo pouca instrução da gestante.

Não há dúvida de que essas causas podem ser evitadas com políticas públicas efetivas no campo da saúde, educação, habitação e saneamento. Melhorando esses índices, reduz-se, automaticamente, a taxa de mortalidade infantil.
Um desafio e um bom mote para ser cobrado nas plataformas e propostas de governo dos que vão disputar as eleições presidenciais deste ano. Daqui, ficamos na torcida para que o Brasil reedite o feito do Ceará, registrado naquele dia 26 de abril de 1993, quando recebeu o Prêmio Maurice Pat, outorgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Inspiração e exemplo não faltam!


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco. 


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Roberto Claudio, ex-prefeito de Fortaleza

Leia também | Autoridades argentinas buscam avião brasileiro desaparecido desde a quarta-feira (06/04)

Operação Autoridades argentinas buscam avião brasileiro desaparecido desde a quarta-feira (06/04)
Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O voto nasce no percurso

Congresso Nacional, em Brasília | Foto: reprodução

27/01/2026

Opinião: O voto nasce no percurso Por Harley Dias, estrategista político, especialista em Comunicação e Marketing Político


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
  • Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF0
    Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF Presidente da Corte avalia que investigação tende a sair da competência do Supremo após fase inicial
    28/01/2026
  • Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento0
    Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento Sem herdeiros diretos, médico deixou patrimônio estimado em R$ 5 milhões; disputa envolve reconhecimento de união estável
    27/01/2026
  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas