A Polícia Federal (PF) realizou, nessa sexta feira (29/04), a 9ª fase da operação destinada à investigação do roubo praticado na cidade de Araçatuba/SP, no início da madrugada do dia 30/8/2021. Os bandidos do chamado Novo Cangaço roubaram as agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Policiais Federais, apoiados pela Polícia Militar (ROTA), cumpriram 2 Mandados de Busca e Apreensão e 1 Mandado de Prisão Preventiva, na cidade de Hortolândia/SP, e 1 Mandado de Busca e Apreensão, na cidade de Campinas/SP. Durante a prisão, um outro homem que estava armado no local, sem porte legal, tentou fugir e foi preso em flagrante. As buscas resultaram na apreensão de R$ 15 mil.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O investigado preso nessa sexta-feira exercia importante papel na organização criminosa e estava presente na área central da cidade de Araçatuba/SP (local das agências bancárias), atuando diretamente no roubo praticado.
A identificação do suspeito, sua presença e atuação direta no local dos crimes, foi possível mediante o aprofundamento das análises e confrontações de todos os elementos e indícios colhidos no decorrer da investigação. A Polícia Federal, então, representou ao Judiciário pela prisão e mandados de busca e apreensão, sendo eles deferidos pela Justiça Federal em Araçatuba/SP.
Considerando esta 9ª fase, deflagrada hoje, a PF já prendeu 18 investigados e cumpriu 87 mandados de busca e apreensão. As investigações continuam, e a Polícia Federal permanece trabalhando incessantemente, voltada à identificação e responsabilização de todos os autores dos violentos atos, tendo sido identificados e presos a maioria dos integrantes da organização criminosa.
Leia também | Empresa cearense inicia operações no Metaverso visando negociação de ativos no ambiente digital
Na madrugada do dia 30 de agosto, um grupo atacou com explosivos duas agências bancárias – uma da Caixa Econômica Federal e outra do Banco do Brasil (BB)- em Araçatuba, no interior paulista. Os ladrões também espalharam explosivos por diversos pontos da cidade. Este modelo de ação das quadrilhas de roubo a banco ficou conhecido como Novo Cangaço.
Na fuga, houve troca de tiros com a polícia e reféns foram usados como escudo, colocados sobre o capô dos carros da quadrilha. Na ação, três pessoas morreram e pelo menos outras três ficaram feridas.
Assista a um resumo das imagens feitas por moradores de Araçatuba, no dia do Assalto.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | Cenário é favorável, mas Fiocruz sugere ações onde há menor vacinação