

Para facilitar o acesso de visitantes, as ruas no entorno do parque também receberam melhorias | Foto: Tatiana Fortes/GovCE
A primeira etapa da requalificação do Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza já é uma realidade como a mais nova opção de lazer em Fortaleza. O equipamento localizado na região oeste da cidade tem 10 km de extensão e área total de 203 hectares.
O projeto, que corresponde aos trechos 1, 2, 5 e 6, foi responsável pela urbanização da região, com a construção de calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, além de diversos equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha, pet place, espiribol, playground e novos espaços para convivência em contato com a natureza.
“Este é um projeto que interliga vários bairros. São 16 trechos no total. Somente aqui temos 9 lagos artificiais. Quando estiver completamente arborizado e todos os trechos concluídos, não tenho dúvida que será uma dos espaços mais belos e agradáveis da cidade”, explicou o prefeito José Sarto na solenidade de entrega.

“Cuidar da cidade é cuidar das pessoas e cuidar das pessoas é criar espaços como esse para que as pessoas possam se encontrar, as famílias se divertirem, com o esporte e o lazer. E acredito que não será só apenas um dos mais belos parques de Fortaleza, será um dos mais belos do mundo. Nossa Capital está se destacando em ter espaços de lazer, espaços que valorizam o meio ambiente. E esse é o grande tema que o planeta todo está discutindo. Então Fortaleza parte na frente, pois é uma das capitais que mais investe na área do meio ambiente. E aqui estamos fortalecendo a parceria entre o Governo e o município, sempre juntos por Fortaleza”, pontuou o governador.


>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<
O novo parque ganhou paisagismo com o plantio de mais de 2.400 espécies de plantas, como arbustos, árvores e palmeiras, além de estação de tratamento conhecida como wetlands, com 9 microlagoas que utilizam um sistema natural de tratamento de efluentes com plantas aquáticas para fitorremediação e decantação, responsáveis pela melhoria da água na região.
O investimento na requalificação de uma área da cidade que era tomada pelo lixo representa mais uma ação do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que tem garantido a execução de projetos em diversas áreas da capital.
“Entregamos ao Presidente Kennedy, ao Antônio Bezerra e ao entorno esse presente. O parque traz consigo a simbologia com o nome da brilhante escritora e é um novo equipamento de lazer da cidade. Esse é um exemplo dos nossos investimentos em política ambiental, nas quais estamos investindo”, disse Sarto.

O governador Camilo destacou que Fortaleza vem se destacando no investimento em espaços de lazer e sobretudo em meio ambiente, tema que vem sendo discutido mundialmente. “Fortaleza parte na frente, sendo uma das capitais que mais investe nessa área e por isso estamos fortalecendo sempre as parcerias com o governo. Este é não apenas um dos parques mais bonitos do Ceará, mas também do País, e dá sequência ao projeto de cidade já iniciado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio”, ressaltou.
Para facilitar o acesso de visitantes, as ruas no entorno do parque também receberam melhorias viárias com pavimentação asfáltica e travessias elevadas para pedestres. O local conta também com 91 vagas de estacionamento.

Sarto detalhou, ainda, que a meta é tornar Fortaleza a Capital que mais irá investir e preservar o meio ambiente, com o objetivo de, até 2050, zerar a emissão de carbono para entregar às gerações futuras um ambiente mais equilibrado.
“Estamos investindo mais de R$ 170 milhões em 30 microparques que serão entregues para a população, após requalificação de áreas degradadas. Além disso, há uma licitação de R$ 9,4 milhões para o plantio de 5 mil árvores, que tragam vida a nossa cidade. Não canso de dizer que estamos fazendo algo diferente com esse projeto de arborização”, enfatizou.
A requalificação do Parque Rachel de Queiroz é uma obra do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e é gerido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), acontecendo em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
Maior do município e segundo maior do estado, o Parque Rachel de Queiroz conta com 10 km de extensão e área total de aproximadamente 203 hectares. Localizado na região oeste de Fortaleza, beneficiará pessoas dos bairros Monte Castelo, Alagadiço/São Gerardo, Presidente Kennedy, Pici, Antônio Bezerra, Dom Lustosa, Henrique Jorge, Autran Nunes, Vila Ellery, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista, Padre Andrade e Genibaú.
Leia também | CBF anuncia ampliação de contrato para monitoramento de Campeonatos de Futebol