logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Manipulação CBF anuncia ampliação de contrato para monitoramento de Campeonatos de Futebol
17/02/2022
Quadro Negro: Polícia Federal realiza operação contra desvio de verba em universidade no Rio
Quadro Negro Polícia Federal realiza operação contra desvio de verba em universidade no Rio
17/02/2022
Exibir tudo

Juntos por Fortaleza Parque Rachel de Queiroz é a mais nova opção de lazer na capital cearense O equipamento localizado na região oeste da cidade tem 10 km de extensão e área total de 203 hectares

Juntos por Fortaleza: Parque Rachel de Queiroz é a mais nova opção de lazer na capital cearense

Para facilitar o acesso de visitantes, as ruas no entorno do parque também receberam melhorias | Foto: Tatiana Fortes/GovCE

A primeira etapa da requalificação do Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza já é uma realidade como a mais nova opção de lazer em Fortaleza. O equipamento localizado na região oeste da cidade tem 10 km de extensão e área total de 203 hectares.

O projeto, que corresponde aos trechos 1, 2, 5 e 6, foi responsável pela urbanização da região, com a construção de calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, além de diversos equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha, pet place, espiribol, playground e novos espaços para convivência em contato com a natureza.

“Este é um projeto que interliga vários bairros. São 16 trechos no total. Somente aqui temos 9 lagos artificiais. Quando estiver completamente arborizado e todos os trechos concluídos, não tenho dúvida que será uma dos espaços mais belos e agradáveis da cidade”, explicou o prefeito José Sarto na solenidade de entrega.

Descerramento da placa de inauguração | Foto: Tatiana Fortes/GovCE

“Cuidar da cidade é cuidar das pessoas e cuidar das pessoas é criar espaços como esse para que as pessoas possam se encontrar, as famílias se divertirem, com o esporte e o lazer. E acredito que não será só apenas um dos mais belos parques de Fortaleza, será um dos mais belos do mundo. Nossa Capital está se destacando em ter espaços de lazer, espaços que valorizam o meio ambiente. E esse é o grande tema que o planeta todo está discutindo. Então Fortaleza parte na frente, pois é uma das capitais que mais investe na área do meio ambiente. E aqui estamos fortalecendo a parceria entre o Governo e o município, sempre juntos por Fortaleza”, pontuou o governador.

Moradores do Presidente Kennedy e bairros vizinhos já estão aproveitando os benefícios da nova área de lazer | Fotos: Tatiana Fortes/GovCE

>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<

O novo parque ganhou paisagismo com o plantio de mais de 2.400 espécies de plantas, como arbustos, árvores e palmeiras, além de estação de tratamento conhecida como wetlands, com 9 microlagoas que utilizam um sistema natural de tratamento de efluentes com plantas aquáticas para fitorremediação e decantação, responsáveis pela melhoria da água na região.

O investimento na requalificação de uma área da cidade que era tomada pelo lixo representa mais uma ação do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que tem garantido a execução de projetos em diversas áreas da capital.

“Entregamos ao Presidente Kennedy, ao Antônio Bezerra e ao entorno esse presente. O parque traz consigo a simbologia com o nome da brilhante escritora e é um novo equipamento de lazer da cidade. Esse é um exemplo dos nossos investimentos em política ambiental, nas quais estamos investindo”, disse Sarto.

grupo de pessoas num palco
Solenidade de entrega da 1ª etapa do Parque Rachel de Queiroz | Foto: Kiko Silva/PMF

O governador Camilo destacou que Fortaleza vem se destacando no investimento em espaços de lazer e sobretudo em meio ambiente, tema que vem sendo discutido mundialmente. “Fortaleza parte na frente, sendo uma das capitais que mais investe nessa área e por isso estamos fortalecendo sempre as parcerias com o governo. Este é não apenas um dos parques mais bonitos do Ceará, mas também do País, e dá sequência ao projeto de cidade já iniciado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio”, ressaltou.

Para facilitar o acesso de visitantes, as ruas no entorno do parque também receberam melhorias viárias com pavimentação asfáltica e travessias elevadas para pedestres. O local conta também com 91 vagas de estacionamento.

Investimentos em meio ambiente

A requalificação do Parque Rachel de Queiroz faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável | Foto: Tatiana Fortes/GovCE

Sarto detalhou, ainda, que a meta é tornar Fortaleza a Capital que mais irá investir e preservar o meio ambiente, com o objetivo de, até 2050, zerar a emissão de carbono para entregar às gerações futuras um ambiente mais equilibrado.

“Estamos investindo mais de R$ 170 milhões em 30 microparques que serão entregues para a população, após requalificação de áreas degradadas. Além disso, há uma licitação de R$ 9,4 milhões para o plantio de 5 mil árvores, que tragam vida a nossa cidade. Não canso de dizer que estamos fazendo algo diferente com esse projeto de arborização”, enfatizou.

Fortaleza Cidade Sustentável

A requalificação do Parque Rachel de Queiroz é uma obra do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que tem financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e é gerido pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), acontecendo em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Maior do município e segundo maior do estado, o Parque Rachel de Queiroz conta com 10 km de extensão e área total de aproximadamente 203 hectares. Localizado na região oeste de Fortaleza, beneficiará pessoas dos bairros Monte Castelo, Alagadiço/São Gerardo, Presidente Kennedy, Pici, Antônio Bezerra, Dom Lustosa, Henrique Jorge, Autran Nunes, Vila Ellery, Parquelândia, Amadeu Furtado, Bela Vista, Padre Andrade e Genibaú.

Leia também | CBF anuncia ampliação de contrato para monitoramento de Campeonatos de Futebol

Manipulação CBF anuncia ampliação de contrato para monitoramento de Campeonatos de Futebol
Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias

Passageiros do navio MV Hondius começam a desembarcar nas Ilhas Canárias após surto de hantavírus monitorado pela OMS | Foto: Pippa Low/Divulgação

10/05/2026

Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias Operação acompanhada pela OMS retira passageiros do MV Hondius após surto que deixou três mortos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias0
    Saúde: Navio com hantavírus chega às Canárias Operação acompanhada pela OMS retira passageiros do MV Hondius após surto que deixou três mortos
    10/05/2026
  • EUA aguardam resposta do Irã sobre acordo0
    Diplomacia: EUA aguardam resposta do Irã sobre acordo Secretário Marco Rubio afirma que proposta pode abrir caminho para negociações no Oriente Médio
    09/05/2026
  • Política: PF aponta viagens pagas a Ciro Nogueira0
    Política: PF aponta viagens pagas a Ciro Nogueira Investigação envolve suspeitas de benefícios pagos pelo banqueiro Daniel Vorcaro ao senador do PP
    09/05/2026
  • Política: Nova lei pode reduzir pena de Bolsonaro0
    Política: Nova lei pode reduzir pena de Bolsonaro Lei da Dosimetria entra em vigor e altera cálculo de penas para condenados por atos golpistas
    09/05/2026
  • Comunicação: AD2M celebra 30 anos e projeta expansão0
    Comunicação: AD2M celebra 30 anos e projeta expansão Agência cearense acompanha evolução da comunicação corporativa e aposta em inovação e Inteligência Artificial
    08/05/2026
  • Alece amplia vagas para curso preparatório0
    Educação: Alece amplia vagas para curso preparatório Assembleia Legislativa do Ceará oferta 800 vagas gratuitas para preparação de concursos jurídicos de nível médio
    08/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas