logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Tecnologia: Web Apps inovam na construção de plataformas digitais
Tecnologia Web Apps inovam na construção de plataformas digitais
23/03/2022
Programe-se: Imprensa Food Square, com apoio da Apae, realiza programação infantil para crianças com Down
Programe-se Imprensa Food Square, com apoio da Apae, realiza programação infantil para crianças com Down
23/03/2022
Exibir tudo

Gestão Prefeitura lança Atlas do Capital Humano de Fortaleza Plataforma apresenta dados de qualidade sobre a formação de capital humano em visualizações dinâmicas e amigáveis

Gestão: Prefeitura lança Atlas do Capital Humano de Fortaleza

“O Atlas do Capital Humano visa ser um diagnóstico sobre o material humano, sobre os trabalhadores do mercado de trabalho na nossa cidade", explicou Sarto | Foto: Thiago Gaspar/PMF

A Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (23/03), o Atlas do Capital Humano de Fortaleza. A solenidade de apresentação do projeto foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e contou com a presença do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e do titular do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e vice-prefeito da capital, Élcio Batista.

O Atlas do Capital Humano de Fortaleza apresenta um panorama sobre a formação profissional e educacional na cidade. Como pontuou o prefeito José Sarto, “o Atlas do Capital Humano visa ser um diagnóstico sobre o material humano, sobre os trabalhadores do mercado de trabalho na nossa cidade. Esse diagnóstico ficará disponível por meio de um mapa interativo, aberto a todas e todos que o queiram acessar”.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Relatório

Produzido em formato de relatório anual e de painel dinâmico e interativo de indicadores, o Atlas é uma plataforma analítica com dados descritivos sobre os profissionais da capital. O objetivo do Atlas é gerar informações sobre educação básica, educação profissional de nível médio e superior e a formação profissional de curta duração, para compreender como a construção e o investimento em capital humano estão relacionados ao desenvolvimento econômico de Fortaleza.

Durante o lançamento, o superintendente do Iplanfor e vice-prefeito da capital, Élcio Batista, argumentou que o Atlas do Capital Humano de Fortaleza poderá proporcionar melhorias no desenvolvimento social e econômico da cidade. “Muitas vezes, uma empresa pode sair ou não se estabelecer numa cidade por desconhecer o capital humano que ela oferece. Aqui é o contrário, nós estamos oferecendo dados do nosso capital humano para as empresas e, coletaremos informações sobre as dificuldades delas em encontrar esse capital. Isso nos ajudará a melhor formar as pessoas, a fim de que elas não percam oportunidades na nossa cidade”, comentou.

Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec, compartilhou da percepção de que o projeto do Atlas do Capital Humano de Fortaleza trará incrementos econômicos para a cidade. “É um projeto que ajuda as pessoas a compreender onde elas podem conseguir recursos e, para aquelas que já dispõem de recursos, saber onde alocá-los”, argumentou.

A solenidade de lançamento do Atlas do Capital Humano de Fortaleza contou ainda com palestra da socióloga Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, organização focada no trabalho social em periferias urbanas. Para Neca Setubal, o projeto do Atlas é fundamental para o melhor entendimento das diferentes possibilidades do mercado de trabalho atual. “No mundo em que estamos vivendo, tendo em vista a complexidade dos temas, é muito importante dispor de informações, dados e evidências. Estes devem embasar as nossas políticas públicas”, comentou.

Operando com um volume grande de informação, o painel de indicadores do Atlas permitirá a gestores da educação pública e particular, a entidades do terceiro setor, ao poder público e ao público em geral, acessar informações atuais e séries históricas dos conjuntos de dados da capital cearense.

Leia também | Receita abre consulta a lote residual de restituição do IRPF nesta quarta-feira (23/03)

Plataformas analíticas

Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento (Iplanfor), o Atlas é um produto específico de uma das metas da instituição, que é a organização de plataformas analíticas de dados.

A Prefeitura de Fortaleza está cada vez mais interessada em realizar uma gestão célere, baseada em evidências, uma vez que agregar diferentes dados sobre a cidade norteia a tomada de decisões da gestão municipal. Trata-se do primeiro atlas a vir a público, antecedendo o Atlas da Economia, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022.

O Atlas é um produto sobre o capital humano, mas é mais do que isso, inaugura um passo importante para a realização de estudos e pesquisas sobre a cidade, pois está baseado em valores como a política de dados abertos, o compartilhamento de tecnologia, o uso de softwares livres e o aperfeiçoamento de servidores municipais no uso das técnicas e ferramentas mais atuais de análises estatísticas. Quanto mais ampla for a capacidade analítica da prefeitura, mais rapidamente Fortaleza estabelecerá uma base sólida para o desenvolvimento sustentável.

Para além das análises numéricas, o Atlas do Capital Humano de Fortaleza 2022 vai fomentar uma discussão na cidade com o objetivo de reorientar currículos, formações e didáticas, que podem se tornar mais voltadas para a resolução de problemas. A formação profissional é um importante momento na vida dos indivíduos. Estudantes de diferentes níveis de formação profissional, bem orientados, podem participar ativa e criticamente da dinâmica contínua de (re)construção e orientação da cidade em que desejam habitar.

O Atlas traz um recorte para Fortaleza baseado em dados de cursos de curta duração (menos de 800 horas) fornecidos ao Iplanfor, assim como em dados do censo escolar e da educação superior (para cursos com mais de 800 horas). Os censos nacionais são realizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Leia também | Fundação Edson Queiroz lança Pedra Fundamental do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

Cultura Fundação Edson Queiroz lança Pedra Fundamental do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz
Compartilhar

Artigos Relacionados

Mundo: Tensão no Golfo após alerta do Irã

Destroços e danos estruturais em área do Golfo Pérsico após novos ataques registrados em meio à escalada de tensão entre Irã, Estados Unidos e aliados na região | Foto: Reuters

15/03/2026

Mundo: Tensão no Golfo após alerta do Irã Conflito regional se intensifica após ameaças iranianas a portos dos Emirados Árabes Unidos e novos ataques registrados no Golfo Pérsico


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Mundo: Tensão no Golfo após alerta do Irã0
    Mundo: Tensão no Golfo após alerta do Irã Conflito regional se intensifica após ameaças iranianas a portos dos Emirados Árabes Unidos e novos ataques registrados no Golfo Pérsico
    15/03/2026
  • Justiça: Caso Vorcaro gera debate no STF0
    Justiça: Caso Vorcaro gera debate no STF Autorização para visitas sem gravação em presídio federal vira precedente e levanta preocupações no sistema de segurança pública
    15/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro tem piora da função renal0
    Saúde: Bolsonaro tem piora da função renal Ex-presidente segue internado na UTI com pneumonia bacteriana bilateral e sem previsão de alta hospitalar
    14/03/2026
  • Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos0
    Conflito: Guerra no Oriente Médio já soma 2 mil mortos Confrontos envolvendo Irã, Israel e aliados avançam pela terceira semana e ampliam número de vítimas civis e militares
    14/03/2026
  • Justiça: Vorcaro pode fechar delação0
    Justiça: Vorcaro pode fechar delação Troca de advogado reforça expectativa de colaboração do dono do Banco Master com autoridades federais
    14/03/2026
  • Saúde: Bolsonaro estável após internação0
    Saúde: Bolsonaro estável após internação Ex-presidente segue consciente e em tratamento na UTI com broncopneumonia bacteriana, segundo equipe médica
    14/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas