Nesta quarta-feira (30/11), é realizada, em Brasília, a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes. As cidades de Sobral e Catunda, localizadas nas regiões Norte e Noroeste do Ceará estão concorrendo ao prêmio. As duas cidades estão na disputa em dois pilares de avaliação: Educação e Saúde e Bem-Estar. Sobral concorre na categoria populacional entre 100 mil e 500 mil habitantes e Catunda na categoria dos municípios com população menor ou igual a 30 mil habitantes.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila, que reconhece as melhores gestões públicas do país em 2022 e visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão. A premiação é destinada aos projetos qualitativos que garantem a melhoria da infraestrutura da cidade e da qualidade de vida dos cidadãos e será apresentada pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, com transmissão ao vivo, a partir das 20h, no canal oficial da emissora no YouTube e exibida no domingo (04/12), às 23h30, na tela da Band.
O instrumento empregado na avaliação do prêmio é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
A etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes foi realizada no dia 08 de novembro, no 6º andar do anexo 2 da Assembleia Legislativa do Ceará, com o reconhecimento a 39 municípios do Estado, que se destacam nos seis pilares do Prêmio: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.
Leia também | Mais de 58 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza participam da avaliação do Spaece