
MISA Minerais implanta usina solar no Ceará para ampliar a eficiência energética e reduzir emissões de carbono. | Foto: divulgação/GreenYellow
16 de julho de 2026 – A MISA Minerais firmou contrato com a multinacional francesa GreenYellow para a implantação de uma usina solar fotovoltaica no modelo grid zero em sua unidade no Ceará. O empreendimento, avaliado em aproximadamente R$ 8 milhões, busca ampliar a eficiência operacional da empresa, reduzir a dependência da rede elétrica e aumentar a previsibilidade dos custos com energia.
A usina terá 2.499 kWp de potência instalada e toda a energia produzida será consumida diretamente na operação da mineradora, sem injeção na rede elétrica.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O sistema fotovoltaico será instalado em solo e contará com 1.650 kWac de potência após os inversores, contribuindo para a redução dos custos operacionais da empresa.
Segundo a GreenYellow, a iniciativa faz parte da estratégia de acelerar a transição energética de clientes do setor industrial.
“O sistema reforça nosso compromisso em acelerar a transição energética dos nossos clientes, promovendo maior eficiência operacional e competitividade”, afirma Marcelo Xavier, CEO da GreenYellow Brasil.
Além da economia de energia, o projeto deverá proporcionar benefícios ambientais significativos.

A estimativa é evitar a emissão de aproximadamente 156 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano, impacto equivalente ao plantio de 779 árvores ou ao consumo anual de energia de 2.081 residências, considerando um padrão médio residencial.
Para a MISA Minerais, a iniciativa integra a estratégia de sustentabilidade da empresa.
“A implementação da usina fotovoltaica representa um passo importante na estratégia da MISA Minerais de ampliar sua eficiência operacional e avançar em suas metas de sustentabilidade. Além de reduzir a pegada ambiental da operação, o projeto proporciona maior previsibilidade dos custos de energia, contribuindo para uma gestão mais eficiente e competitiva”, afirma Jaime Luiz de Oliveira e Vieira, gerente-geral da MISA Minerais.
No modelo grid zero, toda a energia gerada pela usina é utilizada instantaneamente na própria unidade industrial, reduzindo a necessidade de compra de energia da distribuidora durante o período de geração solar.
Segundo Ronaldo Alexandre Silva, Head Comercial de Varejo Alimentar da GreenYellow, a solução contribui para maior estabilidade financeira da operação.
“Essa solução permite aproveitar uma fonte renovável gerada no próprio local para reduzir parte do consumo proveniente da rede elétrica, trazendo maior previsibilidade orçamentária e contribuindo para a competitividade da operação”, explica.

A GreenYellow destaca que o cenário de aumento das tarifas de energia torna projetos de geração própria ainda mais estratégicos para o setor industrial.
No Ceará, consumidores de alta tensão foram impactados por reajustes próximos de 40%, após revisões tarifárias aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Esse movimento evidencia uma tendência de aumento recorrente dos custos de energia para a indústria. Diante desse cenário, a geração solar se torna uma alternativa estratégica para reduzir a exposição aos reajustes tarifários e aumentar a previsibilidade dos gastos com energia ao longo do tempo”, afirma Ronaldo Alexandre Silva.
O projeto foi contratado por meio do modelo Energy as a Service (EaaS), no qual a GreenYellow realiza o investimento, executa a implantação e responde pela operação e manutenção da usina, sem necessidade de aporte financeiro inicial por parte da MISA Minerais.
A previsão é que a usina entre em operação no primeiro trimestre de 2027.
Leia também | CRIO oferece 150 vagas em mutirão contra câncer
Tags: MISA Minerais, GreenYellow, energia solar, usina fotovoltaica, grid zero, energia renovável, sustentabilidade, descarbonização, Ceará, indústria mineral, eficiência energética, Energy as a Service, EaaS, transição energética, Aneel, energia limpa, emissão de CO₂, Portal Terra da Luz