logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Tecnologia: Plataforma cearense revoluciona pesquisa UX
Tecnologia: Plataforma cearense revoluciona pesquisa UX
06/05/2026
Jornalismo: Prêmio ACI é relançado com foco na democracia
Jornalismo: Prêmio ACI é relançado com foco na democracia
06/05/2026
Exibir tudo

Cultura: Museu promove debates e baile gratuito em Fortaleza Programação reúne artistas e celebra diversidade cultural

Cultura: Museu promove debates e baile gratuito em Fortaleza

Museu no Dragão do Mar recebe programação cultural com debates e baile gratuito em Fortaleza | Foto: divulgação

06 de maio de 2026 – O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, realiza neste sábado (9) uma edição especial do projeto “Conversa com Artistas”, integrada à exposição Bloco do Prazer. A programação gratuita reúne debates, encontros e uma celebração cultural aberta ao público.

A iniciativa propõe uma reflexão sobre a festa como expressão artística, espaço de convivência e construção de narrativas coletivas, reunindo artistas, mestras da cultura e performers.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Debates e reflexões culturais

A programação será dividida em três momentos. Das 14h às 16h, acontece a mesa “Imagem, Festa e Território”, com participação de Jean dos Anjos, Nicolas Gondim e Samuel Macedo, e mediação de Felipe Camilo.

O debate aborda a fotografia como linguagem que dialoga com manifestações culturais e contextos populares, explorando sua relação com memória e convivência.

Na sequência, das 16h30 às 18h30, ocorre a mesa “Corpo, Trabalho e Criação: mulheres na arte”, reunindo Paula Siebra, Bárbara Banida, Mestra Cleide Costa e Mestra Dadá Leitão. A mediação será de Adriana Clemente.

O encontro propõe discutir os desafios da produção artística sob a perspectiva feminina, abordando temas como economia da cultura, permanência e estratégias de atuação no setor.

Celebração e experiência imersiva

Encerrando a programação, às 19h, o público poderá participar do “Baile do Desejo”, uma ação performática conduzida pelo Bloco do Prazer, com participação da DJ Ella Monstra e outros artistas convidados.

A proposta é transformar o espaço em uma experiência sensorial que integra música, dança e artes visuais, ampliando o conceito da exposição em cartaz.

“Esse encontro amplia a experiência da exposição Bloco do Prazer, trazendo o público para perto dos processos criativos e das histórias que estão relacionadas com as obras”, destacou Aretha Gallego, gerente do MAC-CE.

Exposição segue em cartaz

A mostra Bloco do Prazer permanece aberta até o dia 17 de maio, reunindo 220 obras e artistas de diferentes gerações, com destaque para a produção nordestina.

A exposição propõe uma leitura ampliada das festas brasileiras como linguagem estética, prática coletiva e expressão política contemporânea.

Serviço

Conversa com artistas — Edição Especial Bloco do Prazer
Data: 9 de maio (sábado)
Horário: 14h às 20h30
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) – Dragão do Mar
Acesso: gratuito

Leia também | Palmeiras vence e lidera grupo na Libertadores

Esporte: Palmeiras vence e lidera grupo na Libertadores

Tags: cultura, Fortaleza, MAC-CE, Dragão do Mar, exposição Bloco do Prazer, arte contemporânea, eventos culturais, Ceará, artistas, baile gratuito, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Jornalismo: Prêmio ACI é relançado com foco na democracia

Lançamento do Prêmio ACI de Jornalismo reúne profissionais no Comitê de Imprensa da Alece | Foto: Pedro Albuquerque

06/05/2026

Jornalismo: Prêmio ACI é relançado com foco na democracia Iniciativa valoriza imprensa e direitos humanos no Ceará


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Saúde: Unimed Fortaleza é homenageada pelos 48 anos0
    Saúde: Unimed Fortaleza é homenageada pelos 48 anos ALECE reconhece trajetória da cooperativa no Ceará
    06/05/2026
  • Saúde: Higienização das mãos é essencial na prevenção0
    Saúde: Higienização das mãos é essencial na prevenção Ato simples reduz infecções e protege vidas, dizem especialistas
    06/05/2026
  • Prazo para regularizar título termina hoje0
    Eleições: Prazo para regularizar título termina hoje Serviço pode ser feito online ou nos cartórios eleitorais
    06/05/2026
  • EUA e Irã avançam para acordo sobre guerra0
    Diplomacia: EUA e Irã avançam para acordo sobre guerra Memorando pode selar cessar-fogo e reduzir tensões no Oriente Médio
    06/05/2026
  • Lula chega mais vulnerável a encontro com Trump0
    Diplomacia: Lula chega mais vulnerável a encontro com Trump Analistas veem riscos políticos, mas descartam “emboscada” na reunião nos EUA
    06/05/2026
  • Programa conecta 22 mil escolas com internet no Brasil0
    Educação: Programa conecta 22 mil escolas com internet no Brasil Iniciativa amplia inclusão digital e beneficia mais de 2 milhões de estudantes
    05/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas