logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Anvisa anuncia recolhimento de lote da água Crystal
Saúde: Anvisa anuncia recolhimento de lote da água Crystal
03/06/2026
DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis
Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis
03/06/2026
Exibir tudo

Cultura: Coral da Tapera das Artes lança campanha para apresentações na Itália Grupo cearense busca arrecadar R$ 600 mil para levar crianças e adolescentes a apresentações em Milão, Florença e Vaticano

Coral da Tapera das Artes lança campanha para apresentações na Itália

Integrantes do Coral Canto Livre Davide Carbone está em campanha para representar o Ceará em apresentações na Itália. | Foto: Allicia Franklin

03 de junho de 2026 – O Coral Coro Canto Livre Davide Carbone, da Tapera das Artes, iniciou uma campanha solidária para viabilizar uma turnê internacional na Itália. O grupo foi oficialmente convidado para conhecer a Fundação Andrea Bocelli, em Florença, e realizar apresentações em importantes espaços culturais e religiosos, incluindo a Catedral de Milão e o Vaticano.

A mobilização tem como objetivo arrecadar recursos para custear passagens aéreas, hospedagem, alimentação, logística e documentação de 60 integrantes do coral, além de responsáveis e equipe técnica. O investimento total previsto para a viagem é de R$ 600 mil.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Convite surgiu após encontro com Andrea Bocelli

A oportunidade internacional nasceu após uma apresentação marcante realizada em 2025. Na ocasião, crianças e adolescentes da Tapera das Artes dividiram o palco com o tenor italiano Andrea Bocelli durante o espetáculo “Natal para o Bem”, em São Paulo.

A participação emocionou o público e resultou em um convite oficial para que o coral visite a Fundação Andrea Bocelli, em Florença. O convite foi feito pelo tenor italiano Davide Carbone, embaixador da fundação para a América Latina e um dos principais apoiadores do projeto desenvolvido pela instituição cearense.

Arte como instrumento de transformação social

Reconhecida nacionalmente pelo trabalho de inclusão social por meio da música, a Tapera das Artes agora busca o apoio de empresas, patrocinadores e da sociedade para transformar o sonho da viagem em realidade.

Segundo a fundadora da instituição, Ritelza Cabral, a campanha vai muito além de uma experiência internacional.

“Estamos falando de crianças e adolescentes que encontraram na arte uma oportunidade de transformação de vida. Não mediremos esforços para levar nossos talentos a esse encontro tão simbólico. Precisamos unir forças para mostrar que sonhos também podem nascer no interior do Ceará e alcançar o mundo”, destacou.

Espetáculo beneficente homenageia o Pessoal do Ceará

Como parte da campanha, a instituição prepara o espetáculo “Musical Retrô – Anos 70: Um Tributo ao Pessoal do Ceará”, que reunirá músicas de grandes nomes da cultura cearense, como Belchior, Ednardo, Fagner, Amelinha, Fausto Nilo, Petrúcio Maia, Téti e Rodger Rogério.

A apresentação contará com participação especial do tenor italiano Davide Carbone e reunirá música, dança e memória afetiva em homenagem à produção artística cearense.

O espetáculo terá coreografia dirigida por Dora Andrade e Gilano Andrade, regência musical da maestrina Patrícia Marin e arranjos assinados por Manassés e Jair Dantas.

A iniciativa é realizada em parceria com a Edisca, instituição reconhecida nacionalmente pelo trabalho de formação artística e inclusão social.

Ação também apoiará o Instituto Florescer

Além de contribuir para a viagem internacional do coral, a campanha beneficente também ajudará o Instituto Florescer, entidade que desenvolve ações voltadas ao acolhimento, profissionalização e inserção no mercado de trabalho de famílias em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza.

A arrecadação auxiliará na reforma e ampliação da futura sede da instituição, ampliando sua capacidade de atendimento.

Com o lema “A música que marcou gerações agora transforma vidas”, a campanha busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da cultura como ferramenta de desenvolvimento humano e inclusão social.

Serviço

Campanha Solidária – Coro Canto Livre Davide Carbone na Itália

Realização: Tapera das Artes

Doações via Pix: CNPJ 07.296.486/0001-04

Informações: comunicacao@taperadasartes.org.br

Espetáculo: Musical Retrô – Anos 70: Um Tributo ao Pessoal do Ceará

Parceria: Edisca

Objetivo: arrecadar recursos para a turnê internacional do coral e apoiar as ações sociais do Instituto Florescer.

Sobre a Tapera das Artes

Sediada em Aquiraz, a Tapera das Artes é uma organização s ocial sem fins lucrativos que atua há 43 anos promovendo cultura, educação e transformação social. Com metodologia criada pelo maestro Ênio Antunes, a instituição desenvolve projetos que unem arte, tecnologia e qualificação profissional.

Nos últimos dez anos, mais de 25 mil pessoas foram impactadas pelas ações da entidade, que mantém atividades no Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Entre seus projetos culturais estão a mostra “Universo Singular”, dedicada à luteria artesanal produzida por jovens artistas, e a exposição “Encantadas”, que valoriza os saberes e tradições de mulheres indígenas do Nordeste.

Leia também | Anvisa anuncia recolhimento de lote da água Crystal

Saúde: Anvisa anuncia recolhimento de lote da água Crystal

Tags: Tapera das Artes, Coral Canto Livre Davide Carbone, Aquiraz, cultura cearense, Andrea Bocelli, Davide Carbone, Itália, Vaticano, Catedral de Milão, Fundação Andrea Bocelli, crianças e adolescentes, inclusão social, música, arte-educação, Ritelza Cabral, Edisca, Musical Retrô Anos 70, Pessoal do Ceará, Belchior, Fagner, Ednardo, Amelinha, Fausto Nilo, Instituto Florescer, cultura, Ceará, Portal Terra da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Projeto leva teatro para bebês a oito cidades do Ceará

Crianças acompanham apresentação do espetáculo “D. Menina”, projeto que leva teatro, inclusão e experiências sensoriais para a primeira infância no Ceará. | Foto: Freddy Costa

03/06/2026

Cultura: Projeto leva teatro para bebês a oito cidades do Ceará Circuito promove apresentações gratuitas, oficinas e ações de acessibilidade voltadas à primeira infância durante o mês de junho


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 02/06/2026

    Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Artigo: Inovação patrimonial sem investimento inicial

  • 02/06/2026

    Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua 28 estabelecimentos na Serra da Ibiapaba

  • 01/06/2026

    Sustentabilidade: Enel inaugura novo Ecoponto Ecoenel no Cocó – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Sustentabilidade: Enel inaugura novo Ecoponto Ecoenel no Cocó

  • 01/06/2026

    Ebola-Verdachtsfall in São Paulo – Welt25 Comentado em Saúde: Paciente suspeito de Ebola tem meningite

  • 01/06/2026

    Ebola-Verdachtsfall in São Paulo - just-now.NEWS Deutschland Comentado em Saúde: Paciente suspeito de Ebola tem meningite

  • 30/05/2026

    Energia: Aneel mantém bandeira amarela em junho – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Aneel mantém bandeira amarela em junho

Últimas Notícias

  • Cultura: Sardinha é celebrado na Festa de Barbalha0
    Cultura: Sardinha é celebrado na Festa de Barbalha Italo Queiroz destacou, durante show no Cariri, o disco “A Cor do Teu Olhar”, com canções de Tarcísio Sardinha e Dalwton Moura
    02/06/2026
  • HDOC Imagem oferece exames com tecnologia e precisão0
    Saúde: HDOC Imagem oferece exames com tecnologia e precisão Clínica em Fortaleza reúne diversos serviços de diagnóstico por imagem em uma estrutura moderna e com atendimento humanizado
    02/06/2026
  • Lula critica filhos de Bolsonaro após relatório dos EUA0
    Política: Lula critica filhos de Bolsonaro após relatório dos EUA Presidente associa proposta de tarifa sobre produtos brasileiros à atuação de aliados do ex-presidente junto ao governo norte-americano
    02/06/2026
  • Saúde: Álcool com remédios pode causar risco grave0
    Saúde: Álcool com remédios pode causar risco grave Caso de adolescente internado em Fortaleza acende alerta sobre os perigos da combinação entre bebidas alcoólicas e medicamentos
    02/06/2026
  • Cidade: Hidracor apoia projeto Periferia Viva0
    Cidade: Hidracor apoia projeto Periferia Viva Empresa doou mais de 130 litros de tinta para revitalização de espaços públicos nos bairros João XXIII e Vila Velha, em Fortaleza
    02/06/2026
  • Saúde: Pílula contra câncer emociona oncologistas0
    Saúde: Pílula contra câncer emociona oncologistas Estudo de fase 3 apresentado na ASCO mostra que daraxonrasib quase dobrou a sobrevida de pacientes com câncer de pâncreas metastático
    02/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas