O aumento no número de voos para Fortaleza e outros destinos em voos da Latam é resultado de dois fatores, principalmente: o aumento constante do número de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em todo o Brasil e a melhora dos indicadores da economia no país. Segundo a Latam Brasil, neste mês de julho, o número de voos diários chega agora a 418, entre domésticos e internacionais. Em relação ao mês de junho, a expansão é de 34%.
Num comparativo sobre oferta de assentos (ASK) os números também são animadores. A companhia aérea já oferece 75% do número de assentos que estavam disponíveis em semelhante período de 2019, ou seja, antes da pandemia. E numa comparação com julho de 2020 (quando o coronavírus estava em circulação no Brasil), esta oferta triplicou.
De acordo com a Latam Brasil, Fortaleza, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília e São Paulo (Guarulhos e Congonhas) são os destinos que tiveram a maior ampliação da malha aérea neste mês, que coincide com as férias escolares e, normalmente, há um aumento da demanda doméstica, principalmente.
“Os dados refletem a retomada sustentável da operação brasileira da companhia, que está mais otimista com o avanço do processo de vacinação e com os sinais de recuperação da economia. A expectativa é que, até o final deste ano, a Latam retome 100% da oferta de assentos no doméstico que tinha na pré-pandemia”, afirmou Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam Brasil. Neste mês de julho a empresa deve operar 880 voos diários.
Leia também | Clientes do Hard Rock Hotel poderão se hospedar em dois resorts no Ceará
Este mês, o reforço nas operações da companhia será direcionado ao turismo do lazer, como de Fortaleza para Manaus, Belém e Teresina; e de Congonhas (SP) para Fortaleza, Natal, Maceió e Recife. Há,ainda, aumento de frequências em voos já retomados. Da capital cearense para Teresina, Belém e Manaus, serão sete voos por semana, frente a nenhum no mês passado.
Já de Fortaleza para Congonhas saem de zero operações semanais, para 15 neste mesmo período. Também foram ampliados de 15 para 19 voos por semana entre Fortaleza e Brasília, além de Fortaleza para São Paulo (GRU) de 29 para 35 decolagens por semana.
A Latam realiza voos para 44 destinos no Brasil, o mesmo número operado no início do ano passado (pré-pandemia). E para o Exterior, a companhia retoma este mês 20% da sua oferta de assentos, na comparação com junho de 2019, com voos restabelecidos para mais dois destinos internacionais a partir do Aeroporto de Guarulhos: Paris e Bogotá.
Com esta ampliação, a companhia passará a voar para 13 destinos internacionais: Assunção, Bogotá, Buenos Aires, Cancún, Cidade do México, Frankfurt, Lisboa, Madri, Miami, Montevidéo, Nova York, Paris e Santiago