logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Estagnação: Mercado financeiro volta a diminui previsão de crescimento da economia brasileira em 2022
Estagnação Mercado financeiro volta a diminui previsão de crescimento da economia brasileira em 2022
10/01/2022
Chuva em MG: População de Pará de Minas é orientada a deixar as casas por risco de rompimento de barragem
Chuva em MG Moradores de cidades mineiras abandonam casas por risco de rompimento de barragem
10/01/2022
Exibir tudo

Tragédia de Furnas Ação da natureza ou do homem? Polícia abre 3 frentes para investigar acidente no Lago de Furnas Uma das vertentes é apurar denúncia de que uma obra na parte superior do cânion poderia ter acelerado erosão da rocha

Tragédia de Furnas: Ação da natureza ou do homem?Polícia abre 3 frentes para investigar acidente no Lago de Furnas

No decorrer dessa semana, os investigadores, já com o auxílio de um geólogo, vão retornar ao local do acidente para tentar se chegar a uma conclusão sobre a causa real do desmoronamento da rocha | Foto: divulgação/CBMMG

A denúncia veio a público, na manhã desta segunda-feira (9/01), durante o programa da Rede Globo Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. Logo após um resumo sobre a tragédia, a apresentadora exibiu um vídeo enviado ao programa pelo empresário Jesus Sebastião dos Santos, que é dono do rancho em que a maior parte das vítimas estava hospedado e também da lancha que foi esmagada pela rocha que se desprendeu do cânion do Lago de Furnas, em Capitólio (MG), matando dez pessoas.

Das dez vítimas, seis eram familiares do empresário, outros três eram amigos e a décima vítima era o marinheiro da embarcação.

“A gente sente muito pelos familiares da gente. É uma dor imensa que a gente sente sobre os seis família minha (familiares), os primos, o meu marinheiro e mais três amigos que vieram a óbito instantâneo (instantaneamente) no mesmo local, lá dentro do cânion pelo desmoronamento daquela rocha em cima da minha embarcação, ‘Jesus’. Ana, eu venho desabafar aqui o meu sentimento à toda família”, relatou o empresário.

Logo em seguida, Jesus Sebastião dos Santos apresenta uma hipótese para o acidente em tom de denúncia: “Provavelmente, tudo se indica a uma construção em cima do mirante dos cânions, que há um ano vem trabalhando várias máquinas pesadas, vários bate-estaca fazendo perfurações em cima do cânion. Isso tudo leva a se desgrudar aquela rocha, com o tempo. Várias máquinas mexeram no ambiente natural lá em cima, então, impactou bastante ali em cima, né?”, disse o empresário.

Leia também | Estão identificadas as dez vítimas da queda de rocha no Lago de Furnas, em Capitólio (MG)

Investigação

Entrevistado pelo programa Mais Você, o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Marcos Pimenta, que é responsável pela investigação, disse que o inquérito policial foi instaurado ainda no sábado (8/01), data do desmoronamento: “A Polícia Civil vai estudar se houve a responsabilização de terceiros ou se foi um evento da natureza. Mas para tanto é necessário que tenhamos responsabilidade. Nós já identificamos pessoas que estavam lá, vítimas, testemunhas. Já colhemos várias oitivas durante as as investigações. Já entramos em contato com o geólogo, que é um expert no assunto. Ele comparecerá na cidade de passos nos próximos dias e nos auxiliará nesse nesse tópico”, afirmou.

Segundo o delegado ainda é cedo para apontar a causa real do desmoronamento. Os investigadores estão atuando em três grupos de trabalho da polícia judiciária: um grupo com foco em Alpinópolis/São José da Barra, outro região de Capitólio/Piuí e um na cidade de Passos. “Nós, com a cautela pertinente ao caso, respeitando os familiares, daremos sequência a um trabalho que está ininterrupto desde o momento dos fatos e sem prazo para findar. Nós daremos celeridade e ao mesmo tempo teremos cautela em respeito aos familiares enlutados”, explicou.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Próximos passos

O delegado Marcos Pimenta informou a prioridade do momento é acolher as famílias das vítimas, ao mesmo tempo em que as equipes recolhem os fragmentos dos corpos para a completa identificação dos mortos. “Nós estamos dando celeridade na identificação dos corpos. Oito pessoas já foram identificadas, restando apenas duas. Existem alguns corpos e alguns fragmentos de corpos. Houve uma grande explosão e, infelizmente, alguns corpos não estão aptos para serem reconhecidos neste primeiro momento”, afirmou

Segundo o delegado, houve um reconhecimento precário das outras duas vítimas: um homem de 40 anos, natural de Betim (MG), que era o piloto da lancha e uma mulher de 43 anos, natural de Cajamar (SP). “alguns familiares optaram em ver esses fragmentos, mas para a polícia civil não trabalha com o reconhecimento precário. Nós precisamos formalizar esse reconhecimento. Para tanto, nós angariamos material biológico dos familiares mediante um cotonete, um swab que passa na gengiva. Pegamos o fragmento e fazemos a comparação para então poder afirmar categoricamente a identidade desses 2 corpos que ainda estão sem identificação formal”, explicou.

No decorrer dessa semana, os investigadores, já com o auxílio de um geólogo, vão retornar ao local do acidente para tentar se chegar a uma conclusão sobre a causa real do desmoronamento da rocha.

“Estamos programando para essa semana uma ida tanto aérea, mediante drone, e também por embarcação já com a presença desse geólogo, que já está disponível para nos auxiliar. Vamos também fazer um levantamento para ver se existem outras rochas com as mesmas características que careça de uma intervenção rápida do Estado, isso sem vaidade, sem apontar responsabilidades, mas para poder liberar aquele local, que é um local de turismo, que a comunidade vive dessa atividade e é muito bonito realmente. As águas do mar de Minas são muito importantes para a economia local, entretanto temos que ter responsabilidade para que ações assim não aconteçam novamente”, concluiu.

Leia também | Moradores de cidades mineiras são orientados a sair de casa por risco de rompimento de barragem

Paralelo ao trabalho da polícia judiciária, a Marinha e a Polícia Federal também vão ajudar nas investigações.

Reveja as imagens da tragédia no vídeo abaixo:

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas