Um veleiro de bandeira panamenha foi apreendido, no final de semana, com 632,65 quilos de haxixe. A embarcação estava a cerca de 180 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha (PE). A apreensão da droga foi feita numa operação conjunta da Polícia Federal e da Marinha, com a colaboração de autoridades estrangeiras.
Segundo a PF, dois italianos que é eram os tripulantes do veleiro Lamia foram presos em flagrante. Eles foram conduzidos nesta quarta-feira (29/9) à Polícia Federal, logo após a embarcação atracar na Base Naval de Natal. “A ação contou com o auxílio do navio-patrulha da Marinha que levou embarcados policiais federais do Rio Grande do Norte e do Núcleo de Polícia Marítima na Paraíba. A interceptação e apreensão do veleiro Lamia ocorreu após a PF obter autorização das autoridades panamenhas”, informou a PF.
De acordo com os investigadores, a operação resulta da troca de informações entre a PF e agências estrangeiras. No caso, o Centro de Análise e Operações Marítimas e o Centro Integrado de Segurança Marítima, da Marinha.
O haxixe é uma droga popular e muito procurada na Europa. A produção é feita a partir da extração de substâncias das folhas da Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, porém, o haxixe tem um poder alucinógeno mais forte do que a própria maconha.
Leia também | MPCE deflagra Operação Descarte para investigar suspeita de fraude em contrato de coleta de lixo