O Festival das Artes Cênicas do Cariri (FAC) – Cena Ceará chega ao penúltimo dia com uma maratona de quatro espetáculos, além de uma feira criativa e um arraiá junino para animar o público na noite desta sexta-feira (21). As atividades serão realizadas tanto no Crato como em Juazeiro do Norte. Toda a programação é gratuita.
O tradicional grupo Trupe Motim de Teatro faz sua apresentação com o espetáculo “Laborioso Contato”, às 16h, na Encosta do Seminário, no Crato. O público presente vai poder conferir a trajetória de um extraterrestre que pousa na terra para julgar e por fim na humanidade, a partir de sua avaliação sobre nossas ações. Um Bufão será o representante da terra. É o fim do mundo e esse palhaço enfrentará os quatro cavaleiros do apocalipse, que são: o cavaleiro da fome, da guerra, da poluição e da morte, será que ele conseguirá vencer os cavaleiros, passar pelas provas da alienígena e salvar o mundo? Só quem acompanhar o espetáculo até o final poderá descobrir esse desfecho.
Em seguida, o Museu Escafandro de Novidades traz para a plateia o espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta. Com encenação de Murillo Ramos e textos de Beto Menêis, o espetáculo de rua e praças homenageia, a partir da vida e obra do Poeta Mário Gomes, a poesia, a cidade e a vida. É um espetáculo livre e lúdico para todas as pessoas. Uma poesia imagética, visual e sonora, onde a atmosfera de sonhos é suscitada evocando Cidade, Poetas e Livros e Zepelins. A apresentação acontece às 17h, no Centro Cultural do Cariri (Crato).
Na programação das 17h30, tem a performance, Madre Amada Desgastada. E no início da noite, às 18h, a Cia. Bravia, grupo formado somente por mulheres, apresenta o espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. A peça aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres que tiveram suas histórias de vida marcadas por um regime opressor e cruelmente repressor. No espetáculo as atrizes se deixam atravessar pelas memórias dessas mulheres através de suas narrativas, trazendo para a cena experiências de vida que contribuem na construção de um mundo mais justo e humano.
O último espetáculo da noite de sexta-feira, ficará por conta do tradicional Grupo Garajal que tem 20 anos de trajetória na cena teatral cearense. E é justamente em meio a lembranças individuais e coletivas, nesses 20 anos de carreira, que os integrantes do grupo buscam, em cena, pensar sobre como o artista se encontra constantemente nesse local “a beira” de algo em relação ao seu próprio fazer, nessa proximidade entre, ator e personagem, público e privado, realidade e ficção , artista e espectador. A peça será realizada às 20h no Centro Cultural do Cariri, no Crato.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
E para encerrar a noite, nada melhor que mergulhar no clima de São João. A partir das 23h, o Arraiá da Ucá, não vai deixar ninguém parado com os shows de Krystal (Natal/RN) e Trio Flor do Piqui (Crato) que vão promover um grande arrastapé para todos os presentes na programação do Música no FAC.
Vale destacar ainda que, de 20 a 22 de junho, das 18h às 22h, o FAC promove no Centro Cultural do Cariri, a Feira Criativa. Na ocasião, empreendedores locais vão apresentar seus produtos e criações para o público que for prestigiar o Festival.
Assim como aconteceu em 2019, o FAC realizará nesta edição as rodadas de negócios, que reúnem artistas e programadores nacionais e internacionais para discutir possibilidades de circulação de espetáculos e demais projetos de artes cênicas em outros espaços.
16h – Espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta (Museu Escafandro de Novidades)
Local: Centro Cultural do Crato
17h – Espetáculo Laborioso Contato – Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo (Trupe Motim de Teatro)
Local: Encosta do Seminário (Crato)
17h30 – Performance: Madre Amada Desgastada (Eliana Amorim)
Local: Centro Cultural do Crato
18h às 22h – Feira Criativa
Local: Terreiro das Artes – Centro Cultural do Cariri (Crato)
18h – Espetáculo Das Que Ousaram Desobedecer (Cia. Bravia)
Local: CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte)
20h – Espetáculo na Beira (Grupo Garajal)
Local: Pequeno Palco – Centro Cultural do Cariri (Crato)
22h – Música no FAC – Arraiá na Ucá – Krystal (Natal/RN) / Trio Flor do Piqui (Crato)
Local: Casa Ucá (Crato)
O Festival de Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet com patrocínio de Rede, Dilly, Secretaria Municipal de Cultura do Crato, apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Kariri Cultura, parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e realização de Ato Marketing Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará: 18 a 22 de junho, em Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Mais informações:@festivaldasartescenicas.
Leia também| Muita diversão para adultos e crianças no São João do Beach Park