A Prefeitura de Fortaleza foi a vencedora do Prêmio WRI Ross Center para Cidades 2023-2024, com o projeto Re-ciclo. A honraria foi divulgada pelo World Resources Institute durante cerimônia realizada em Nova York, na quarta-feira (27/09).
O prêmio reconhece ideias inovadoras e projetos transformadores para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas em todo o mundo. Ao todo, concorreram ao prêmio 200 candidaturas, representando 148 cidades e 62 países. Com a vitória, Fortaleza, representada pela coordenadora do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Marisa Leitão, e pela gerente do projeto Re-ciclo, Nirlania Diógenes, recebeu um prêmio de US$250 mil.
O tema do WRI foi “Impulsionando esforços por comunidades preparadas para as mudanças climáticas”, convocando as iniciativas que abordem a magnitude e urgência das crises climáticas. “Os finalistas deste ciclo demonstram a liderança e a inovação necessárias para guiar o mundo em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Ross, CEO da Related Ross, fundador da Related Companies e Presidente do Júri do Prêmio independente.
“O Re-Ciclo é um exemplo poderoso de como as soluções urbanas mais eficazes exploram nossa criatividade e desenvoltura para resolver vários problemas de uma vez. Acredito que este projeto vencedor inspirará outros globalmente a desenvolver abordagens replicáveis que melhorem a vida das pessoas enquanto alimentam a transição econômica justa de que precisamos”, disse Ani Dasgupta, presidente e CEO do WRI.
Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), observou: “Este reconhecimento internacional ressalta a importância das políticas públicas de Fortaleza sobre sustentabilidade e mitigação da crise climática. O projeto Re-Ciclo não apenas avança a educação ambiental e aumenta as taxas de reciclagem, mas também aumenta a dignidade dos catadores, melhorando assim a qualidade de vida geral na cidade. Nosso objetivo é estender o Re-Ciclo a todos os bairros de Fortaleza e inspirar outras cidades a adotar práticas semelhantes.”
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“A equipe Re-Ciclo e todos os finalistas excepcionais mostram o que é possível quando pessoas apaixonadas acreditam em sua causa e sustentam sua missão, mesmo contra grandes adversidades”, disse Rogier van den Berg, diretor global do WRI Ross Center for Sustainable Cities. “Eles provam que a mudança transformadora não é apenas um sonho distante, mas uma realidade tangível.”
Jen Shin, líder global do WRI Ross Center Prize for Cities, disse: “O Re-Ciclo exemplifica uma solução justa, equitativa e centrada nas pessoas, impulsionando mudanças profundas. Mesmo ao lado de outros projetos excelentes, ficamos profundamente impressionados com seus impactos demonstrados e seu potencial de replicação em outras cidades. Ele se destacou como um farol de transformação este ano.”
Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), o Re-ciclo é fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e desenvolvido a partir de uma parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
O projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor. Atua hoje em 26 bairros da cidade e, desde setembro de 2022, o projeto já coletou 656 toneladas, que geraram cerca de R$ 600 mil para as associações de catadores. Mais informações: reciclofortaleza.com.br.
Sobre o World Resources Institute e o WRI Ross Center For Sustainable Cities
O WRI atua com base em pesquisa e através de parcerias em âmbito global e com foco em diferentes países para atender às necessidades básicas das pessoas, proteger e restaurar a natureza, estabilizar o clima e criar comunidades resilientes.
O WRI Ross Center for Sustainable Cities é o programa do WRI que trabalha para viabilizar cidades mais conectadas, compactas e coordenadas. A rede possui mais de 500 especialistas no Brasil, China, Colômbia, Etiópia, Índia, Indonésia, Quênia, Países Baixos, México, Turquia e Estados Unidos. Mais informações em wri.org/cities ou no X @WRIRossCities.
Leia também| BNB apresenta planejamento para hidrogênio verde durante debate em Brasília
1 Comment
Olá, muitíssimo obrigado por você ter me repassado os contatos dos assessores dos candidatos a prefeito de Fortaleza nessa eleição, mas nenhum quis ser entrevistado pelo meu site por falta de tempo.
O assessor do candidato Tércio Nunes do PSOL me sugeriu uma entrevista coletiva junto com outros portais de mídia independente, mas eu não conheço nenhum. Eu estive pensando em pleitear um espaço no debate que a Band, onde o dono deste site é diretor regional de jornalismo, deve organizar no 2° turno das eleições para prefeito de Fortaleza para eu apresentar minhas perguntas e colocar pontos de vista para melhorar o debate, dê uma chance para os “Fatos do Ceará” e prometo não te arrepender.