

Equipes da Associação visitam as comunidades para fazer as entregas. | Foto: Divulgação
A Associação Caatinga (AC), em parceria com a Petrobras, iniciou um projeto de distribuição de cestas básicas e de botijões de gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo – GLP) para 1.200 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em 48 comunidades rurais dos municípios Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). As comunidades estão situadas ao redor da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação de 6.285 hectares, gerida pela AC desde 2000. Ao total, 4.099 pessoas estão sendo alcançadas pela iniciativa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A equipe da Associação Caatinga visita cada comunidade para realizar as entregas do material. Ao fim do projeto, a instituição distribuirá 4.800 botijões e 480,00 reais para cada família, por meio de cartões alimentação.
A iniciativa é realizada pela Associação Caatinga em parceria com a Petrobras. Essa ação faz parte da iniciativa social da Petrobras com foco no acesso ao gás de cozinha, que abrange todas as regiões do país e prevê a distribuição de botijões ou auxílios para compra de gás de cozinha por famílias socialmente vulneráveis, associado, quando possível, à entrega de itens de alimentação. Para esta etapa da iniciativa, a Petrobras fechou parceria com 56 instituições sem fins lucrativos, que atuam na execução de projetos socioambientais e de condicionantes ambientais da companhia, para realizar a doação para as famílias selecionadas. Serão beneficiados direta e indiretamente mais de 400 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, vivendo no entorno de unidades operacionais da empresa ou que participam dos projetos apoiados pela companhia, em dezesseis estados do país. As famílias são identificadas com o apoio das instituições parceiras, que são responsáveis por operacionalizar as doações.
A relação entre a Associação Caatinga e a Petrobras não é de hoje. A AC desenvolve, com o patrocínio da companhia, desde 2011, o projeto No Clima da Caatinga, ação socioambiental que atua no semiárido brasileiro e atualmente está em sua quarta fase de atuação. O objetivo do projeto é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação ambiental, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
Leia também | Senado divulga roteiro da posse de Lula e Alckmin