

A Prefeitura de São Paulo acionou a Interpol para auxiliar nas buscas e impedir que as peças deixem o país | Foto: divulgação/Prefeitura de São Paulo
08 de dezembro de 2025 – A Polícia Civil de São Paulo prendeu, neste domingo (7), um homem suspeito de participar do roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista. O suspeito foi localizado no bairro da Mooca, na zona leste, após ser reconhecido por meio das câmeras de segurança do local.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com as autoridades, dois homens entraram na biblioteca, renderam uma vigilante e um casal que visitava o espaço e fugiram pela saída principal levando 13 gravuras. Entre elas, oito obras da série Jazz, de Henri Matisse, e cinco gravuras da série Menino de Engenho, de Candido Portinari. As peças integravam a exposição Do Livro ao Museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, que encerrava justamente no domingo.
O segundo envolvido no crime ainda está sendo procurado pela polícia.
Diante do risco de que as obras sejam comercializadas no exterior, a Prefeitura de São Paulo acionou a Interpol para auxiliar nas buscas e impedir que as peças deixem o país. O caso segue sob investigação.
Tags: roubo de obras de arte, Biblioteca Mário de Andrade, Polícia Civil de São Paulo, Portinari, Matisse, arte brasileira, arte internacional, Interpol, segurança pública, crimes patrimoniais, Mooca, centro de São Paulo, MAM São Paulo, exposição de arte, patrimônio cultural, cultura SP, investigação policial