A vacina contra a febre amarela passou a fazer parte do calendário de imunização de Fortaleza a partir desta quarta-feira (01/09). Pessoas de 9 meses a 59 anos de idade que nunca se vacinaram podem procurar um dos 116 postos de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Crianças de 9 meses a 4 anos receberão duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias.
Gestantes, lactantes, crianças menores de seis meses, transplantados e pessoas vivendo com HIV e/ou imunossuprimidos são grupos contraindicados ao recebimento do imunizante, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde.
Desde 2016, o Ministério da Saúde vem ampliando a vacinação contra a febre amarela em alguns Estados. Em 2020, algumas áreas do Ceará foram incluídas, e em 2021, Fortaleza entrou na 2ª etapa de implantação. Após decisão e entrega de 193 mil doses pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), os 116 postos de saúde da Capital passam a receber o imunizante. A meta é vacinar 95% do público-alvo.
Antes da determinação, a vacina era aplicada somente em pessoas que iriam realizar viagem para áreas endêmicas da febre amarela, em oito Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), apresentando comprovante de viagem. Com a ampliação, qualquer pessoa que se encaixe na faixa etária do público-alvo pode comparecer a qualquer posto de saúde, com um documento oficial com foto para receber o imunizante. Fortaleza não possui evidências de circulação da febre amarela.
Assim como outras vacinas, a indicação é que haja um intervalo de 14 dias entre a vacina contra a febre amarela e contra a Covid-19. Caso o paciente tenha testado positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias do início dos sintomas para realizar a aplicação.
Leia também | Alerta: jovens precisam apresentar documentação correta para tomar vacina contra a Covid-19