

O Ceará registrou aumento de 20% no número de cirurgias eletivas realizadas no primeiro semestre de 2026. | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
16 de setembro de 2026 – O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou mais de 7,5 milhões de cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2026, segundo dados divulgados pelo governo federal. O resultado representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período de 2025, com aproximadamente 608 mil procedimentos a mais.
O aumento no número de cirurgias foi registrado em 20 estados brasileiros. O governo federal informou que o crescimento mantém a trajetória de alta observada nos últimos anos. Em 2025, o SUS contabilizou 14,9 milhões de cirurgias eletivas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Ceará registrou aumento de 20% no número de cirurgias eletivas realizadas no primeiro semestre de 2026. O estado ficou entre as unidades da Federação com os maiores índices de crescimento no período.
Os maiores avanços foram registrados no Distrito Federal, com 31%; Sergipe, com 25%; Paraíba, com 23%; Bahia e Ceará, ambos com 20%.
Também apresentaram crescimento Amapá (18%), Alagoas (15%), Piauí (15%), Roraima (14%), Minas Gerais (13%), Goiás (12%), Rio de Janeiro (11%) e Rio Grande do Sul (11%).
Do total registrado entre janeiro e junho, 2,92 milhões de cirurgias foram realizadas no âmbito do programa Agora Tem Especialistas. A iniciativa do Ministério da Saúde busca reduzir o tempo de espera por atendimentos de média e alta complexidade no SUS.
Entre as estratégias previstas pelo programa estão a ampliação de mutirões assistenciais, a utilização de unidades móveis de saúde, conhecidas como carretas, a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde.
Com o resultado registrado no primeiro semestre, o Ministério da Saúde projeta que o SUS ultrapasse 15 milhões de cirurgias eletivas realizadas em 2026.
A estimativa supera o número alcançado em todo o ano de 2025, quando foram contabilizados 14,9 milhões de procedimentos.
O governo federal informou que o desempenho do primeiro semestre contribui para a continuidade da ampliação da oferta de cirurgias eletivas e para a redução da demanda acumulada na rede pública de saúde.
Leia também | C.Rolim reinaugura loja no Pátio Água Fria
Tags: SUS, Sistema Único de Saúde, cirurgias eletivas, saúde pública, Ministério da Saúde, Agora Tem Especialistas, cirurgias no SUS, atendimento pelo SUS, procedimentos cirúrgicos, saúde no Ceará, Ceará, Fortaleza, hospitais públicos, saúde pública no Ceará, governo federal, Portal Terra da Luz