logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Dieta: Pesquisa aponta que feijão é aliado na luta contra obesidade
Dieta Pesquisa aponta que feijão é aliado na luta contra a obesidade
24/02/2023
Fraude: Mais de 1,5 milhão de beneficiários serão excluídos do Bolsa Família
Fraude Mais de 1,5 milhão de beneficiários serão excluídos do Bolsa Família
24/02/2023
Exibir tudo

Saúde Prefeitura de Fortaleza inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 Idosos a partir de 70 anos, imunossuprimidos e pessoas vivendo em instituições de longa permanência serão contemplados na primeira fase

Saúde: Prefeitura de Fortaleza inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19

A vacina bivalente, além de proteger contra o vírus original da Covid-19, também garante a proteção contra a variante Ômicron | Foto: reprodução/site PMF

A partir desta segunda-feira (27/02), a Prefeitura de Fortaleza inicia a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19. Os postos de saúde vão ofertar o imunizante de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, para o grupo contemplado na primeira fase da campanha: população imunossuprimida e idosos a partir de 70 anos de idade. Fortalezenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência receberão o imunobiológico no local, e os trabalhadores destes estabelecimentos também serão contemplados.

A vacina bivalente, além de proteger contra o vírus original da covid-19, também garante a proteção contra a variante Ômicron. O imunobiológico é produzido pela marca Pfizer. Além da bivalente, as vacinas monovalentes, aplicadas até o momento, seguirão sendo ofertadas nas unidades de saúde para o público geral.

“A vacina bivalente não substitui o esquema primário de vacinação. Caso a pessoa não tenha recebido a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19, ela deve completar seu esquema antes de receber o novo imunobiológico”, explica João Borges, secretário da Saúde de Fortaleza.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Fases da campanha

Os públicos e datas da campanha foram definidos pelo Ministério da Saúde. Para a primeira fase, o município de Fortaleza recebeu 26.800 doses, que serão aplicadas enquanto durar o estoque. Já a segunda fase, prevista para iniciar em março, conforme a disponibilidade de imunobiológico, contemplará pessoas de 60 a 69 anos.

A terceira fase será voltada a gestantes e puérperas; a quarta, aos profissionais da saúde; e a quinta, às pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Leia também | Com milhares de mortos e refugiados, guerra na Ucrânia completa um ano

Documentos necessários

Ao comparecer aos postos, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado.

No caso dos imunossuprimidos, além dos documentos de identificação, é necessário apresentar documentação comprobatória, com os dados contidos no modelo padrão da Secretaria da Saúde. (acesse aqui)

De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos as categorias abaixo, que devem apresentar os seguintes documentos:

I – Imunodeficiência primária grave: atestado/relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença. Não poderá ser apenas o CID.

II – Quimioterapia para câncer: atestado/relatório médico descritivo com dados clínicos, exames e tratamento que comprovem essa condição. Não poderá ser apenas o CID (validade um ano).

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa condição (não poderá ser apenas o CID) ou relatório de alta (transplante ou relatório médico descritivo com tipo de transplante).

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença (não poderá ser apenas o CID) ou exame que comprove (teste rápido ou outro) ou cadastro Siscel ou Siclom.

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias: relatório médico descritivo com dados clínicos e exames que comprovem a condição de uso de corticóide nessas condições: acima de 20mg/dia e tempo maior que 14 dias (no momento da vacina) ou receita médica (que indique tratamento vigente – no momento da vacina).

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem a doença (não poderá ser apenas o CID) e receita médica que contenha alguma das medicações a seguir. Leflunomida; Micofenolato de mofela; Azatiprina; Ciclofosfamida 6-mercaptopurina; Ciclosporina; Tacrolimus; Metotrexato ; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacinibe, baracinibe e upadacinibe).

VII – Pacientes em hemodiálise: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa condição (não poderá ser apenas o CID) ou comprovante de diálise (cartão ou outro documento que comprove a hemodiálise).

VIII – Pacientes com doenças auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias*: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença. Não poderá ser apenas o CID.

* Doenças Inflamatórias Crônicas imunomediadas: Artrite Reumatóide; Anemia hemolítica autoimune; Crioglogulinemia mista essencial; Cirrose biliar primária; Doença de Crohn; Doença de Kawasaki; Dermatomiosite; Esclerose Múltipla; Esclerodermia sistêmica; Espondilite anquilosante; Granulomatose de Wegener; Hepatite Auto-imune; Lúpus Eritematoso Sistemico; Miastenia gravis; Mielite transversa; Polimialgia reumática; Poliarterite nodosa; Polimiosite; Psoríase (Artrite psoriática); Púrpura de Henoch-Scholein; Retocolite ulcerativa; Sarcoidose; Síndrome Sjogren; Vasculites.

Leia também | ChatGPT e DeepAI: a expansão das tecnologias de Inteligência Artificial no dia a dia das empresas

Balanço da vacinação contra a Covid-19

Somente na capital cearense, nestes dois anos de campanha (até 23 de fevereiro), foram 7.084.689 doses aplicadas, sendo 2.448.817 pessoas que receberam a primeira dose; 2.340.077, a segunda, dos quais, desse total, 69.081 foram idosos acima de 70 anos; 1.557.414, a terceira; e 738.381, a quarta.

Fases da campanha em Fortaleza:

Primeira fase: população imunossuprimida, idosos a partir de 70 anos de idade, fortalezenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais

Segunda fase: idosos de 60 a 69 anos

Terceira fase: gestantes e puérperas

Quarta fase: profissionais da saúde

Quinta fase: pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade

Leia também | Base federal em aldeia indígena é alvo de ataque de garimpeiros

Atentado Base federal em aldeia indígena é alvo de ataque de garimpeiros
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará

Romeu Aldigueri participa de agenda institucional ao lado do governador Elmano de Freitas durante ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública no Ceará | Foto: divulgação/Governo do Ceará

27/01/2026

Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
  • Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará0
    Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará Iniciativa prevê criação de grupo de trabalho e debate de projetos voltados à modernização, desburocratização e segurança jurídica no campo
    27/01/2026
  • Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará0
    Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados
    27/01/2026
  • Educação: Enem volta a valer como diploma do ensino médio, mas alunos enfrentam dificuldade para emitir certificado e temem perder vaga na faculdade0
    Educação: Enem volta a valer como diploma do ensino médio, mas alunos enfrentam dificuldade para emitir certificado e temem perder vaga na faculdade Falta de informações do Inep sobre emissão do documento gera insegurança entre aprovados no Sisu; órgão promete aplicativo digital até março
    27/01/2026
  • Investigação: PF realiza megaoperação contra desvio de recursos da saúde no RN; prefeito de Mossoró está entre os alvos0
    Investigação: PF realiza megaoperação contra desvio de recursos da saúde no RN; prefeito de Mossoró está entre os alvos Investigação aponta fraudes em contratos de fornecimento de insumos para a rede pública; Polícia Federal cumpre 35 mandados no estado
    27/01/2026
  • CNH em SP: prova prática passa a aceitar carro automático e elimina baliza0
    Habilitação: CNH em SP: prova prática passa a aceitar carro automático e elimina baliza Mudanças anunciadas pelo Detran-SP simplificam o exame, reduzem reprovação e alinham avaliação à realidade do trânsito atual
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas