logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Prêmio IRB: Comemorando 50 anos de história, Instituto Rui Barbosa (IRB) lança Prêmio Nacional de Jornalismo
Prêmio IRB Comemorando 50 anos, Instituto Rui Barbosa (IRB) lança Prêmio Nacional de Jornalismo
18/08/2023
Investigação: Condutas de PMs em 8 de janeiro são alvo de operação da PF e PGR
Investigação Condutas de PMs em 8 de janeiro são alvo de operação da PF e PGR
18/08/2023
Exibir tudo

Saúde Fortaleza inicia videolaparoscopia na atenção secundária para ampliar capacidade de cirurgias na Rede Municipal Os novos equipamentos cirúrgicos estão sendo instalados no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher)

Saúde: Fortaleza iniciará videolaparoscopia na atenção secundária para ampliar capacidade de cirurgias na Rede Municipal

Com a chegada dos equipamentos, a unidade de saúde, que realiza, em média, 60 cirurgias destas modalidades por mês, ampliará sua capacidade para 180 procedimentos - um acréscimo de 120 cirurgias mensais | Foto: divulgação

Fortaleza inicia uma nova técnica cirúrgica na atenção secundária. O prefeito José Sarto entregou, nesta sexta-feira (18/08), duas torres de videolaparoscopia, que irão triplicar a capacidade cirúrgica de hérnias e vesícula no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher). Com a chegada dos equipamentos, a unidade de saúde, que realiza, em média, 60 cirurgias destas modalidades por mês, ampliará sua capacidade para 180 procedimentos – um acréscimo de 120 cirurgias mensais.

Com as torres, as equipes de saúde realizarão colecistectomia, procedimento realizado na vesícula biliar, e hernioplastia, tratamento de hérnia, de forma videolaparoscópica, método minimamente invasivo. Os equipamentos também estarão à disposição para cirurgias ginecológicas.

Cerca de 25 médicos, além de 50 profissionais multidisciplinares, participarão da nova técnica cirúrgica. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o Centro Universitário Christus (Unichristus), sem custos para o Município.

As cirurgias por videolaparoscopia iniciarão ainda este mês, após a conclusão do treinamento técnico das equipes. As intervenções por meio desta técnica são mais curtas e exigem menor tempo de internação, possibilitando um aumento no número de pessoas atendidas. Os procedimentos são mais seguros para o paciente e com menor risco de infecção e perda sanguínea, proporcionando uma recuperação mais rápida e tranquila.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Rede terciária

Com a inclusão da técnica na Rede Secundária, os fortalezenses terão acesso a quatro torres de videolaparoscopia nos hospitais municipais, onde duas estão instaladas no Hospital da Mulher e duas no Instituto Doutor José Frota (IJF), utilizada em intervenções terciárias.

No IJF, a tecnologia é direcionada aos pacientes vítimas de traumas graves e de alta complexidade, principalmente em procedimentos de cirurgia geral, como laparoscopia exploradora e diagnóstica, colecistectomia e herniorrafia, e cirurgia torácica, como decorticação pulmonar e pleuroscopia.

11° aniversário do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher)

Na ocasião, o prefeito participa das atividades em comemoração ao aniversário do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher). A unidade, que chega ao seu 11° ano, atende demandas em saúde de média complexidade do Município de Fortaleza, sendo referência em atendimento materno e clínico cirúrgico.

Ao longo do último ano, o hospital alcançou resultados positivos no atendimento ao público. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, foram realizados cerca de 666 mil exames, entre laboratoriais e de imagem, e 18.672 consultas médicas especializadas. Além disso, 4.049 cirurgias foram realizadas e 1.270 partos, demonstrando a excelência no acolhimento.

Leia também | Crescem casos de internações associados ao rinovírus entre crianças

Estrutura da unidade hospitalar

Ocupando um espaço de 70.746,32 m², o Hospital Zilda Arns Neumann foi inaugurado no dia 17 de agosto de 2012, no bairro Jóquei Clube. O equipamento é dividido em 4 blocos e conta com um centro de estudos e pesquisas, um centro ecumênico e um auditório. Hoje, a unidade conta com 164 leitos, sendo: 30 obstétricos, 10 clínicos e 79 cirúrgicos. Há, ainda, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 10 leitos, um centro cirúrgico e obstétrico com oito salas de cirurgia, uma UTI neonatal com 20 leitos, e berçário de médio risco com 15 leitos. Conta também com centro para terapias complementares, além dos ambulatórios para os pacientes do pré-operatório.

O hospital também é referência na linha do cuidado materno-infantil, atuando com um Centro de Parto Normal (CPN) focado no parto humanizado, com quatro salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto). O espaço, que ocupa uma área de 488 m², conta com um ambiente privativo para a gestante, com banheiro exclusivo e equipamento de ultrassom para apoio diagnóstico.

Hospital certificado por padrões de qualidade

Outra conquista do Hospital da Mulher ao longo do último ano foi a manutenção do selo de acreditação nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Por meio do selo, é garantido o reconhecimento de instituições que promovem a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais.

A acreditação conferida através da ONA é a única do País que engloba os requisitos em diversos níveis, permitindo o auxílio às organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, da gestão integrada e na maturidade institucional.

Após a primeira acreditação, que, no caso do Hospital da Mulher, ocorreu em abril de 2021, os serviços de saúde continuaram sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

Leia também | Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19

Saúde Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19
Compartilhar

Artigos Relacionados

BNB conclui dois lotes da licitação do Agroamigo

A nova contratação abrange cinco estados, enquanto o BNB mantém a gestão, as diretrizes e a metodologia da iniciativa. | Foto: Tibico Brasil

09/10/2026

Crédito: BNB conclui dois lotes da licitação do Agroamigo ADESBA vence disputa para operar o programa em cinco estados; Banco do Nordeste mantém gestão, metodologia e diretrizes do microcrédito rural


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

  • 07/10/2026

    Reny Elisabeth Bulhoes Broggio Comentado em Economia: Governo bloqueia 13,2 mil sites de bets ilegais

  • 06/10/2026

    Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará

  • 06/10/2026

    Rafael Rafa Comentado em Justiça: Nunes Marques pode analisar soltura de Bolsonaro após eleição

Últimas Notícias

  • Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio0
    Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio Decisão de Cristiano Zanin mantém entendimento do TSE sobre votos de Garotinho e favorece a eleição de Douglas Ruas no primeiro turno
    09/10/2026
  • Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes0
    Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes Ministro quer analisar autos relacionados a investigações que podem ter impacto em pedido da defesa de Bolsonaro
    08/10/2026
  • Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro0
    Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão por coação no curso do processo
    08/10/2026
  • PF e CGU investigam desvio de recursos da saúde0
    Operação: PF e CGU investigam desvio de recursos da saúde Ação cumpre prisões e buscas no Ceará e na Paraíba e mira grupo suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro
    08/10/2026
  • Incêndio destrói laboratórios e pesquisas da UFPE0
    Educação: Incêndio destrói laboratórios e pesquisas da UFPE Fogo atingiu prédio no campus Recife e provocou prejuízo estimado em R$ 100 milhões em equipamentos
    08/10/2026
  • Anne Carson vence o Nobel de Literatura de 20260
    Cultura: Anne Carson vence o Nobel de Literatura de 2026 Escritora canadense foi anunciada pela Academia Sueca nesta quinta-feira (8) por sua obra inovadora em diálogo com a tradição clássica
    08/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas