logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Prêmio IRB: Comemorando 50 anos de história, Instituto Rui Barbosa (IRB) lança Prêmio Nacional de Jornalismo
Prêmio IRB Comemorando 50 anos, Instituto Rui Barbosa (IRB) lança Prêmio Nacional de Jornalismo
18/08/2023
Investigação: Condutas de PMs em 8 de janeiro são alvo de operação da PF e PGR
Investigação Condutas de PMs em 8 de janeiro são alvo de operação da PF e PGR
18/08/2023
Exibir tudo

Saúde Fortaleza inicia videolaparoscopia na atenção secundária para ampliar capacidade de cirurgias na Rede Municipal Os novos equipamentos cirúrgicos estão sendo instalados no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher)

Saúde: Fortaleza iniciará videolaparoscopia na atenção secundária para ampliar capacidade de cirurgias na Rede Municipal

Com a chegada dos equipamentos, a unidade de saúde, que realiza, em média, 60 cirurgias destas modalidades por mês, ampliará sua capacidade para 180 procedimentos - um acréscimo de 120 cirurgias mensais | Foto: divulgação

Fortaleza inicia uma nova técnica cirúrgica na atenção secundária. O prefeito José Sarto entregou, nesta sexta-feira (18/08), duas torres de videolaparoscopia, que irão triplicar a capacidade cirúrgica de hérnias e vesícula no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher). Com a chegada dos equipamentos, a unidade de saúde, que realiza, em média, 60 cirurgias destas modalidades por mês, ampliará sua capacidade para 180 procedimentos – um acréscimo de 120 cirurgias mensais.

Com as torres, as equipes de saúde realizarão colecistectomia, procedimento realizado na vesícula biliar, e hernioplastia, tratamento de hérnia, de forma videolaparoscópica, método minimamente invasivo. Os equipamentos também estarão à disposição para cirurgias ginecológicas.

Cerca de 25 médicos, além de 50 profissionais multidisciplinares, participarão da nova técnica cirúrgica. Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o Centro Universitário Christus (Unichristus), sem custos para o Município.

As cirurgias por videolaparoscopia iniciarão ainda este mês, após a conclusão do treinamento técnico das equipes. As intervenções por meio desta técnica são mais curtas e exigem menor tempo de internação, possibilitando um aumento no número de pessoas atendidas. Os procedimentos são mais seguros para o paciente e com menor risco de infecção e perda sanguínea, proporcionando uma recuperação mais rápida e tranquila.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Rede terciária

Com a inclusão da técnica na Rede Secundária, os fortalezenses terão acesso a quatro torres de videolaparoscopia nos hospitais municipais, onde duas estão instaladas no Hospital da Mulher e duas no Instituto Doutor José Frota (IJF), utilizada em intervenções terciárias.

No IJF, a tecnologia é direcionada aos pacientes vítimas de traumas graves e de alta complexidade, principalmente em procedimentos de cirurgia geral, como laparoscopia exploradora e diagnóstica, colecistectomia e herniorrafia, e cirurgia torácica, como decorticação pulmonar e pleuroscopia.

11° aniversário do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher)

Na ocasião, o prefeito participa das atividades em comemoração ao aniversário do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher). A unidade, que chega ao seu 11° ano, atende demandas em saúde de média complexidade do Município de Fortaleza, sendo referência em atendimento materno e clínico cirúrgico.

Ao longo do último ano, o hospital alcançou resultados positivos no atendimento ao público. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, foram realizados cerca de 666 mil exames, entre laboratoriais e de imagem, e 18.672 consultas médicas especializadas. Além disso, 4.049 cirurgias foram realizadas e 1.270 partos, demonstrando a excelência no acolhimento.

Leia também | Crescem casos de internações associados ao rinovírus entre crianças

Estrutura da unidade hospitalar

Ocupando um espaço de 70.746,32 m², o Hospital Zilda Arns Neumann foi inaugurado no dia 17 de agosto de 2012, no bairro Jóquei Clube. O equipamento é dividido em 4 blocos e conta com um centro de estudos e pesquisas, um centro ecumênico e um auditório. Hoje, a unidade conta com 164 leitos, sendo: 30 obstétricos, 10 clínicos e 79 cirúrgicos. Há, ainda, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 10 leitos, um centro cirúrgico e obstétrico com oito salas de cirurgia, uma UTI neonatal com 20 leitos, e berçário de médio risco com 15 leitos. Conta também com centro para terapias complementares, além dos ambulatórios para os pacientes do pré-operatório.

O hospital também é referência na linha do cuidado materno-infantil, atuando com um Centro de Parto Normal (CPN) focado no parto humanizado, com quatro salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto). O espaço, que ocupa uma área de 488 m², conta com um ambiente privativo para a gestante, com banheiro exclusivo e equipamento de ultrassom para apoio diagnóstico.

Hospital certificado por padrões de qualidade

Outra conquista do Hospital da Mulher ao longo do último ano foi a manutenção do selo de acreditação nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Por meio do selo, é garantido o reconhecimento de instituições que promovem a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais.

A acreditação conferida através da ONA é a única do País que engloba os requisitos em diversos níveis, permitindo o auxílio às organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, da gestão integrada e na maturidade institucional.

Após a primeira acreditação, que, no caso do Hospital da Mulher, ocorreu em abril de 2021, os serviços de saúde continuaram sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

Leia também | Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19

Saúde Sociedade de Infectologia pede reforço da vigilância sobre covid-19
Compartilhar

Artigos Relacionados

Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP

Caso aconteceu em Mauá, na região metropolitana de São Paulo; estado tem 10 mortes | Foto: reprodução

07/12/2025

Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP Homem de 47 anos apresentou sintomas graves após consumir bebida em bares; Estado já registra dez mortes por ingestão de produtos adulterados


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ser campeão da F1, 7 de dezembro de 2025, Oscar Piastri - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 07/12/2025

    Norris, Piastri e Verstappen: o que cada piloto precisa para ficar com o título da Fórmula 1?, 7 de dezembro de 2025, Lando Norris - Meus Conteúdos Comentado em Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi

  • 06/12/2025

    Tenistas dominam ranking de mulheres mais bem pagas, 6 de dezembro de 2025, Coco Gauff - Meus Conteúdos Comentado em Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

Últimas Notícias

  • Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP0
    Metanol: Primeiro caso de intoxicação por metanol em licor é confirmado em Mauá, na Grande SP Homem de 47 anos apresentou sintomas graves após consumir bebida em bares; Estado já registra dez mortes por ingestão de produtos adulterados
    07/12/2025
  • Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais0
    Alerta: Golpe do falso advogado dispara no país e especialistas alertam para cuidados essenciais Criminosos se passam por escritórios jurídicos, usam documentos reais e até inteligência artificial; OAB cria força-tarefa para combater fraudes
    07/12/2025
  • Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi2
    Fórmula 1: Norris, Verstappen ou Piastri? Quem fica com o título da Fórmula 1 2025 no GP de Abu Dhabi Disputa histórica coloca três pilotos na briga pela taça; Norris chega com vantagem, mas Verstappen larga na pole no circuito de Yas Marina
    07/12/2025
  • Futebol: Kaio Jorge recusa oferta milionária do Zenit e foca permanência no Cruzeiro em 20250
    Futebol: Kaio Jorge recusa oferta milionária do Zenit e foca permanência no Cruzeiro em 2025 Atacante, artilheiro do Brasileirão, rejeita proposta de R$ 186 milhões e sinaliza que só deixará o clube em caso de oportunidade em gigante europeu
    06/12/2025
  • Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 20251
    Esporte: Tenistas dominam ranking das mulheres mais bem pagas do esporte em 2025 Coco Gauff lidera pelo terceiro ano consecutivo, enquanto lista traz 10 jogadoras de tênis entre as 15 atletas com maiores ganhos globais
    06/12/2025
  • GP de Abu Dhabi: Verstappen conquista a pole e Bortoleto larga em 7º na decisão do título da F10
    Fórmula 1: GP de Abu Dhabi: Verstappen conquista a pole e Bortoleto larga em 7º na decisão do título da F1 Holandês reafirma domínio no Q3 e mantém favoritismo pela vitória, enquanto Norris e Piastri completam o top 3 no classificatório decisivo da temporada
    06/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas