A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nessa quinta-feira (03/10), a primeira etapa da urbanização do Riacho Maceió, no bairro Varjota. As obras, que abrangem mais de 6 mil metros quadrados entre as ruas José Lino e Av. Engenheiro Alberto Sá, incluíram novas áreas de convivência, lazer e práticas esportivas. As intervenções são executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
Nesta primeira fase do projeto, foram incluídas novas áreas de praça com calçadas de piso intertravado ao redor do parque, ciclovia, academia ao ar livre, duas passarelas sobre o riacho, mobiliários urbanos e um sistema de jardins biofiltrantes, sistema que ajuda a limpar e absorver poluentes da água do canal, bem como controlar a vazão e evitar enxurradas.
A obra também inclui a recuperação do riacho, com barreiras para separar resíduos sólidos e filtragem usando vegetação natural, além de um sistema de tratamento por Ultravioleta (UV), garantindo a pureza da água no deságue final da rede de drenagem.
Para melhorar o acesso ao novo equipamento, 10 ruas ao redor receberam drenagem e nova pavimentação em intertravado: Dr. Alísio Mamede, Coronel João Arruda, Álvaro Correia, José Lino, Saporé, Olga Barroso, Rio Pardo, Córrego das Flores, Travessa dos Jangadeiros e João Evangelista. A Comunidade dos Canos, que enfrentava problemas com lama e alagamentos, também foi beneficiada com drenagem, urbanização e esgotamento sanitário.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Pablo Rodrigues, coordenador de obras e infraestrutura da Seinf, destacou que as obras trouxeram maior saúde e acessibilidade para os moradores da área. “Antes, o esgoto corria para as casas das pessoas, agora, com a nova rede de esgoto, ele vai pelo caminho correto. Além disso, fizemos todo o intertravado e o trabalho de drenagem. Além disso, também fizemos duas passarelas e os guarda-corpos para atender os pedidos da comunidade”.
O Parque Riacho Maceió possui mais de 97 mil metros quadrados de área e está localizado entre a Rua Tavares Coutinho e a Av. Abolição, onde abrange os bairros Varjota, Meireles e Mucuripe.
Maria José dos Santos Jacinto é moradora da rua José Lino e celebrou a obra. “Antes aqui era horrível, cheio de sujeira que ia para as nossas casas. Agora, inclusive, já choveu depois de fazerem o serviço e nada veio para cá, tudo seguiu o caminho da água direitinho. Ficou uma maravilha”.
Quando finalizado, o projeto de proteção e urbanização do Parque Riacho Maceió terá um polo de lazer com vários equipamentos para atividades físicas, como calçadão com pista de cooper, ciclofaixa, quatro academias ao ar livre, pista de skate, paisagismo e a reforma do oratório de Nossa Senhora das Graças.
As intervenções estão com 78% dos serviços concluídos e devem ser entregues até dezembro deste ano.
Além das obras de urbanização do Parque Riacho Maceió e das obras da Comunidade dos Canos, a Prefeitura de Fortaleza realiza uma obra de esgotamento sanitário em 18 ruas da região.
As vias serão beneficiadas com os serviços de construção da rede coletora de esgoto, estação elevatória de tratamento e as ligações intradomiciliares dos imóveis, regularizando e fazendo o direcionamento correto do esgoto sanitário das residências, diminuindo significativamente a poluição do Riacho Maceió. As intervenções irão beneficiar 637 casas e cerca de 2.230 pessoas residentes no bairro.
O projeto para a região também prevê nova pavimentação asfáltica nas vias que não contam com nenhum tipo de pavimento, totalizando mais de 9.970m² de nova pavimentação.
As obras do Riacho Maceió e esgotamento sanitário da Comunidade dos Canos, que estão dentro do prazo e devem ser concluídas ainda este ano, têm um investimento de R$ 41,5 milhões.
Leia também| Com baixo estoque, HGWA convida mães a doarem leite humano para bebês internados