

Donald Trump assiste Lula discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York nos Estados Unidos • Reprodução/Organização das Nações Unidas
24 de setembro de 2025 — A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta terça-feira (23) uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistindo ao pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O momento ganhou repercussão pelo contraste entre a observação atenta de Trump e o discurso de Lula, que criticou indiretamente políticas comerciais dos EUA e defendeu o multilateralismo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Lula foi o primeiro chefe de Estado a discursar na abertura do encontro, seguindo a tradição da ONU, e usou o púlpito para criticar o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e a postura de rejeição ao multilateralismo.
Logo após o presidente brasileiro, Trump subiu ao púlpito e afirmou que, no passado, o Brasil impôs tarifas “injustas à nação”, justificando as medidas punitivas de Washington. Apesar das críticas mútuas, Trump comentou que houve uma “química excelente” entre os dois nos bastidores, disse que Lula pareceu “um homem muito legal” e que planejam se encontrar na próxima semana.
A foto divulgada pela ONU mostra uma face visível do diálogo e da tensão entre Brasil e Estados Unidos no cenário internacional. Serve como registro gráfico de que mesmo em contextos adversos ou de divergência há instantes de proximidade diplomática.
Tags: ONU, Donald Trump, Lula, Assembleia Geral da ONU, discurso internacional, tarifas dos EUA, multilateralismo, diplomacia, Brasil-Estados Unidos, política internacional
Leia também | Resorts brasileiros registram alta de ocupação no segundo trimestre de 2025