O advogado Elmano Freitas (PT) é o novo governador do Ceará. Ele tomou posse neste domingo (01/01) durante solenidade na Assembleia Legislativa ao lado de Jade Romero (MDB), que assumiu o cargo de vice-governadora do estado.
A cerimônia de posse foi realizada na Assembleia Legislativa do Ceará e foi presidida pelo presidente da casa, deputado Evandro Leitão (PDT).
“Trago comigo, desde muito jovem, na zona rural de Baturité, minha terra, um sentimento que me move e me dá forças para lutar contra as injustiças e contra a desigualdade. E para isso sei que poderei contar com o imprescindível apoio do legislativo cearense,” disse o novo governador do Ceará.
Elmano destacou em seu discurso as áreas que pretende priorizar: “Apesar dos avanços dos últimos anos, sei dos enormes desafios, principalmente nas áreas mais sensíveis. Saúde, segurança pública e combate à fome. Não medirei esforços para que possamos superar cada adversidade e avançar nas melhorias pelo bem do nosso povo. Para isso, buscarei o apoio do nosso líder querido, guerreiro, presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.
Participaram da cerimônia o senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, José Valdomiro Távora de Castro Júnior. Esteve presente ainda o ex-governador Lúcio Alcântara.
Elmano e Jade seguiram para o Palácio da Abolição, onde a ex-governadora Izolda Cela (sem partido) repassou o cargo para os novos gestores.
Elmano Freitas é natural de Baturité, na Região do Maciço de Baturité. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 2012 disputou a prefeitura de Fortaleza, mas perdeu a votação no segundo turno para Roberto Cláudio.
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014, com mais de 44 mil votos, sendo reeleito em 2018. Tentou a prefeitura de Caucaia, na Grande Fortaleza, em 2020, mas não chegou a ir para o segundo turno.
Em 2022 foi o escolhido pelo PT como candidato a governador do Ceará em reunião que contou com a participação do senador eleito Camilo Santana e do presidente eleito Lula, após rompimento de aliança no estado com o PDT, em razão da escolha de Roberto Cláudio como candidato ao invés da governadora Izolda Cela.
Elmano venceu a disputa ainda no primeiro turno, com 54,02% dos votos válidos.
Com informações do G1
Leia também | Ministra prorroga execução da Lei Paulo Gustavo até dezembro de 2023