logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fim de Ano: Natal de Luz 2025 anuncia show de Jorge Vercillo e homenageia o poeta Fausto Nilo
Fim de Ano: Natal de Luz 2025 anuncia show de Jorge Vercillo e homenageia o poeta Fausto Nilo
18/11/2025
Futebol: José Kadir brilha e garante vitória do Botafogo sobre o Sport no Brasileirão
Futebol: José Kadir brilha e garante vitória do Botafogo sobre o Sport no Brasileirão
19/11/2025
Exibir tudo

Política: Câmara aprova texto-base do PL Antifacção com mudanças e governo promete reação no Senado Proposta segue para análise dos senadores após debate acirrado e críticas do governo federal

Política: Câmara aprova texto-base do PL Antifacção com mudanças e governo promete reação no Senado

O projeto prevê penas mais altas para membros de facções criminosas e a apreensão de bens de investigados | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

19 de novembro de 2025 – A Câmara dos Deputados aprovou, por 370 votos a 110, o texto-base do Projeto de Lei 5582/2025, conhecido como PL Antifacção, que endurece o combate ao crime organizado no país. O texto aprovado foi elaborado pelo relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que apresentou cinco versões até chegar ao parecer final. O governo, no entanto, critica as alterações e promete trabalhar no Senado para recuperar a proposta original.

O projeto prevê penas mais altas para membros de facções criminosas e a apreensão de bens de investigados, além de outras medidas consideradas estratégicas para enfraquecer financeiramente essas organizações.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mudanças propostas pelo relator geram críticas do governo

Segundo Derrite, a legislação atual já não responde à escalada da violência promovida por facções. “O enfrentamento do crime organizado no Brasil exige legislação de guerra em tempo de paz”, afirmou. Parlamentares governistas, no entanto, argumentam que o parecer desconfigurou o projeto enviado pelo Executivo e reduz instrumentos de investigação da Polícia Federal.

Os deputados ainda analisam os destaques que podem alterar trechos da proposta antes de seu envio ao Senado.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a articulação do governo agora se concentrará em recuperar o texto original. “Vamos modificar no Senado para recuperar o propósito real do governo no combate às facções criminosas”, declarou.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também criticou o substitutivo, alegando que ele “acaba protegendo as organizações criminosas” ao criar uma ação civil pública que pode atrasar o confisco de bens. Ela também afirmou que o texto prejudica a Polícia Federal ao redirecionar recursos da corporação ao Fundo Nacional de Segurança Pública.

Outra crítica é que o parecer permite que o Estado só receba os bens das facções após o fim da ação penal, o que pode levar anos.

Penas mais rígidas e mudanças no sistema penal

O texto aprovado estabelece penas de 20 a 40 anos para integrantes de facções ou milícias, podendo chegar a 66 anos para líderes dessas organizações. Ele também determina aumento de até 85% do tempo de cumprimento necessário para progressão de regime e proíbe graça, anistia, indulto e liberdade condicional.

O projeto cria ainda o conceito de “organização criminosa ultraviolenta”, medida criticada por especialistas por poder gerar insegurança jurídica.

Sobre audiências de custódia, o projeto prevê que sejam feitas preferencialmente por videoconferência, salvo decisão judicial fundamentada. Já homicídios cometidos por facções serão julgados por um colegiado no primeiro grau, e não mais pelo tribunal do júri.

Atuação do Ministério Público e novas regras para investigações

O substitutivo amplia a autonomia do Ministério Público em forças-tarefas contra facções, fortalecendo os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Ele também garante a apreensão prévia de bens dos investigados, antes mesmo da decisão final da Justiça.

Base governista tentou retirar o projeto da pauta

Antes da votação, parlamentares governistas tentaram retirar o texto da pauta, alegando que ele havia sido totalmente descaracterizado. Mesmo assim, a votação foi mantida por decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que classificou o texto como “a resposta mais dura da história da Câmara no enfrentamento ao crime organizado”.

“Chefes de facções criminosas agora irão direto para presídios federais, encontros com advogados serão gravados e não haverá visitas íntimas”, afirmou Motta. O presidente da Câmara também lembrou que o substitutivo recebeu contribuições de diferentes setores e bancadas, sendo denominado “Marco Legal de Enfrentamento ao Crime Organizado”.


Leia também | Instabilidade atinge bancos brasileiros e Pix após falha global na rede da Cloudflare

Internet: Instabilidade atinge bancos brasileiros e Pix após falha global na rede da Cloudflare

Tags: PL Antifacção, Câmara dos Deputados, crime organizado, facções criminosas, Guilherme Derrite, governo federal, Senado, segurança pública, Polícia Federal, GAECO, legislação penal, Marco Legal de Enfrentamento ao Crime Organizado, endurecimento penal, combate ao crime, política brasileira, votação na Câmara, sistema penitenciário, facções no Brasil, direito penal, política de segurança, Congresso Nacional, legislação, audiências de custódia, confisco de bens, milícias, organização criminosa ultraviolenta, progressão de regime

Compartilhar

Artigos Relacionados

Educação: Tauá recebe missão internacional de bem-estar

Tauá recebe delegação internacional de Barcelona para agenda de cooperação sobre Educação Emocional, Bem-Estar e formação integral | Foto: divulgação

09/06/2026

Educação: Tauá recebe missão internacional de bem-estar Delegação de Barcelona participa de agenda sobre Educação Emocional e Bem-Estar; programação inclui a I Jornada Emocidades de Tauá


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

  • 03/06/2026

    Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Mulheres: Alece amplia rede de proteção no Interior

  • 03/06/2026

    DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: DNE Diagnósticos é premiada por ações sustentáveis

Últimas Notícias

  • Educação: Tauá recebe missão internacional de bem-estar0
    Educação: Tauá recebe missão internacional de bem-estar Delegação de Barcelona participa de agenda sobre Educação Emocional e Bem-Estar; programação inclui a I Jornada Emocidades de Tauá
    09/06/2026
  • Casos graves após vacina da dengue são investigados0
    Saúde: Casos graves após vacina da dengue são investigados Ministério da Saúde informa que dois óbitos e um caso grave ocorreram entre profissionais da atenção primária vacinados em diferentes regiões do país
    09/06/2026
  • MEC Livros supera 468 mil acessos em dois meses0
    Educação: MEC Livros supera 468 mil acessos em dois meses Plataforma gratuita do governo federal registra média de 3,4 mil empréstimos diários e reúne mais de 25 mil títulos digitais
    09/06/2026
  • span class=cartola>Política: Keivia Dias deixa PSD e vai para o PRD0
    Política: Keivia Dias deixa PSD e vai para o PRD Movimentação partidária fortalece o grupo ligado a Júnior Mano e Acilon Gonçalves nos bastidores da política cearense
    08/06/2026
  • Saúde: Perda de urina tem tratamento eficaz0
    Saúde: Perda de urina tem tratamento eficaz Prolapso vaginal e incontinência urinária afetam a rotina e a autoestima de milhares de mulheres, mas podem ser tratados com técnicas modernas
    08/06/2026
  • Ambiente: Ação distribui sementes nativas em Fortaleza0
    Ambiente: Ação distribui sementes nativas em Fortaleza Projeto “Sustentabilidade na Prática”, do Blog do Rogério Gomes, terá lançamento em frente à Alece com educação ambiental e distribuição de materiais ecológicos
    08/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas