

07 de dezembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) alcançou o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reconhecimento máximo concedido a órgãos públicos que apresentam excelência na divulgação de informações e no acesso transparente aos dados para a sociedade. O anúncio foi feito na última quinta-feira (04/12), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis (SC).

Com a certificação, a Alece passa a integrar o seleto grupo de instituições mais transparentes do País. O Selo Diamante confirma o compromisso da Casa Legislativa com boas práticas de gestão, responsabilidade institucional e fortalecimento da confiança entre poder público e população.
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que esta é a primeira vez que o Legislativo cearense recebe o selo máximo do PNTP. Ele também observou que, das 27 assembleias estaduais brasileiras, apenas sete alcançaram o Selo Diamante em 2025. “No Nordeste, apenas a Alece conquistou o Selo Diamante, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade para trabalhar pelo futuro de todos nós”, afirmou.
Leia também | PT volta a defender criação do Ministério da Segurança Pública de olho nas eleições de 2026
Tags: Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Selo Diamante, Transparência Pública, PNTP, Programa Nacional de Transparência Pública, Gestão Pública, Controle Social, Fiscalização, Romeu Aldigueri, Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, CITC, Poder Legislativo, Administração Pública, Políticas Públicas, Transparência no Nordeste