O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) é mais um aliado do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará. A partir desta sexta-feira (16/07), as 18 sedes do órgão no Estado reforçarão o cadastramento da população para vacinação e os cuidados no combate à Covid-19.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), enfatizou que o IDT, assim como outros parceiros, vai agregar muito às ações do pacto. Conforme destacou, o órgão recebe, diariamente, uma grande quantidade de pessoas que podem precisar desse suporte. “O IDT recebe um contingente bastante expressivo de pessoas e, nesse sentido, estará efetuando o cadastro da população e reforçando também a conscientização de todos para os protocolos de cuidados contra a Covid-19” , pontuou.
O Sistema de Atendimento Agendado (SAA) do IDT, por exemplo, possibilitou 87,7 mil atendimentos, nos seis primeiros meses do ano, para diversos serviços, como habilitação do seguro-desemprego, cadastro e intermediação de mão de obra. Esse público poderá, a partir de agora, fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital. Somente por meio desse cadastro é possível ter acesso à vacina contra a Covid-19.
Leia também | Caem os números de casos e de mortes provocadas pela doença no Brasil
De acordo com o presidente do IDT, Vladyson Viana, ao final de cada atendimento para os serviços oferecidos pelo instituto, os funcionários perguntarão se a pessoa já realizou seu cadastro. Além disso, será feito um trabalho de conscientização sobre a importância da vacinação.
“São 70 profissionais nos atendimentos diários. Em torno de 15 mil atendimentos presenciais por mês. A cada um desses será feita a conscientização. Para aquele trabalhador que ainda não se cadastrou, faremos esse cadastro imediato. Estamos funcionando todos os dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 17h, em toda a nossa rede, por agendamento no portal”, explicou o presidente do IDT.
Vladyson Viana analisou que a vacinação é, sobretudo, uma estratégia de proteção coletiva necessária para o controle da pandemia e volta de atividades econômicas. “É fundamental para a retomada do trabalho e da economia que seja ampliada essa cobertura vacinal. Então, de pronto, atendemos o convite do presidente Evandro Leitão para assumir esse Pacto Contra o Coronavírus”, pontuou.
Leia também | Fogos de artifício barulhentos estão proibidos em Fortaleza
O Pacto Contra o Coronavírus inicia ainda, na próxima semana, as ações no interior do Ceará. Segundo Evandro Leitão, será visitado um município de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado. “De cada uma dessas regiões será escolhido um município populoso para fazermos essa divulgação. Nesse primeiro momento, esse trabalho é de sensibilização. Depois passaremos para uma segunda etapa, em que iremos nos reunir com o setor produtivo para trabalhar, visando ações conjuntas para recuperação econômica e do emprego”, pontuou.
Entre as iniciativas do pacto, o Cadastro Solidário, ação do Ministério Público Estadual, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem feito uma busca ativa de pessoas ainda não cadastradas para a vacinação, em diversos bairros de Fortaleza. Atualmente, o ônibus itinerante está no bairro José Walter e ficará lá até esta sexta-feira, com atendimento das 8h às 16h, no Centro de Inclusão Tecnológica, localizado na Avenida K, nº 330 – 1ª etapa.
Também estão realizando o cadastro da população a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) Fortaleza e a Faculdade CDL, no Centro da capital, e a Casa do Cidadão da Assembleia, no anexo 3, na Avenida Pontes Vieira, para quem tem agendamento para um dos serviços do órgão.
Integram o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará: Governo do Estado – Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) -; Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE); Ministério Público Federal (MPF); Ministério Público Estadual (MP-CE); Defensoria Pública do Estado do Ceará; Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) -; Prefeitura de Fortaleza – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) -; Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Ceará (UFC); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Instituto de Desenvolvimento do Trabalho e Assembleia Legislativa.
Leia também | Fiocruz disponibiliza mais quatro milhões de doses de vacina