Com o aumento da movimentação de pessoas em shoppings e a proximidade das festas de final de ano, a procura por serviços de segurança privada vem crescendo em todo o País. Para atender a demanda dos shoppings durante esse período, considerado o mais importante para o comércio varejista, o Grupo Viper, especializado em terceirização de mão de obra, segurança armada e desarmada, projeta um crescimento na contratação de vigilantes superior a 20%, em relação ao ano passado.
Esse movimento abre oportunidades de empregos para profissionais de segurança, considerando, por exemplo, o aumento do risco de furtos, roubos em áreas de estacionamentos dos centros comerciais, ações de estelionatários em caixas eletrônicos, dentre outros.
Entre as qualificações exigidas para vigilantes de shopping centers, José Lopes, gerente operacional do Grupo Viper, destaca um elevado nível de comunicação, pois esse profissional sempre é procurado para informações; postura e um bom preparo físico para as jornadas em pé, seja fixo ou em ronda; atenção, voltada a percepção de pessoas suspeitas e atitudes suspeitas; e, sobretudo, espírito de equipe pela necessidade de integração com outros componentes do sistema de segurança.
“Essas são as qualidades que buscamos em um processo seletivo de vigilante, voltado para a captação de profissionais com perfil para shoppings centers”, diz José Lopes. “A qualificação básica é ter o curso de formação de vigilante e estar em dias em suas certificações bianuais, conforme a legislação que regula a segurança privada”.
Leia também | Tecnologia usada no Pentágono e Jogos Olímpicos é adotada em obra do Hard Rock Hotel Fortaleza
Leia também | Governador se reúne com Air France/KLM e negocia ampliação de voos diretos para o Ceará