O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no começo da tarde desta sexta-feira (17/9) alterações no decreto de enfrentamento à covid-19, no Estado. A partir de segunda-feira (20/9), bares e restaurantes terão uma hora a mais de funcionamento. Ao invés da meia-noite, poderão ficar abertos até uma hora da madrugada. Será possível sentar mais pessoas por mesas. Até domingo, o limite de clientes por mesa são 6 clientes e, a partir de segunda, poderão ser até 8 clientes por mesa.
Outra alteração importante é em relação ao funcionamento das escolas. Com o avanço da vacinação, inclusive entre jovens, está permitido o funcionamento das escolas com 100% de capacidade das salas de aula, com a ressalva de que alunos, professores e funcionários deverão continuar respeitando o uso de máscaras e outras medidas do protocolo sanitário como distanciamento social e uso de álcool em gel ou sabão para higiene das mãos, por exemplo. Apesar da autorização para ocupação integral das salas de aula, o governador alertou que as escolas deverão manter ainda o modelo de ensino híbrido para os alunos que ainda não sentirem segurança de retornar às atividades presenciais.
O governador Camilo Santana também anunciou que o comitê que analisa a situação da covid no Ceará acatou um pedido da Federação Cearense de Futebol (FCF) para a realização de um Evento Teste na Arena Castelão. A data ainda não está definida, mas já é certo que o público será limitado a 10% da capacidade da Arena, em torno de 6 mil torcedores, que deverão ter tomado as duas doses da vacina contra a covid ou a dose única vacina do Laboratório Janssen. “Além disso, será elaborado um protocolo sanitário específico para a realização do Evento Teste”, disse o governador.
Ainda falando sobre eventos, mas os sociais, a partir de segunda-feira, eventos fechados poderão receber até 200 pessoas (no decreto atual são 150) e eventos abertos até 400 pessoas (hoje são 250).
A secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Ricristhi Gonçalves, participou da live com o governador e apresentou os dados mais importantes do Boletim Epidemiológico da covid, no Estado. O boletim mostra que foram confirmados 935.252 casos de COVID-19 até o dia 11 de setembro de 2021.
Os casos da doença vem diminuindo. Entre os dias 29 de agosto e 11 de setembro, foram confirmados 1.368 novos casos e 32 mortes, o que representa uma redução de 52,6% e 8,5%, respectivamente, em relação ao números registrados nas duas semanas anteriores; tanto a capital quanto o interior do Estado apresentaram redução de casos e óbitos registrados de covid-19.
Olhando para a situação epidemiológica por região de saúde do Estado, o boletim mostra que apenas a região de Crateús teve aumento no número de casos covid 19 (+28,5%). Em relação às mortes provocadas pela doença, somente os municípios de Crato e Juazeiro do Norte registraram mais óbitos. Crato (+50,0%) e Juazeiro do Norte (+66,7)
Apesar da melhora evidente nos números, o governador Camilo Santana e a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, reforçaram que ainda não é possível baixar a guarda em relação à Covid. É preciso vacinar toda a população para que haja a imunização coletiva contra a doença. “É por isso que vamos continuar vacinando os adolescentes (de 12 a 17 anos) com ou sem comorbidade porque os gráficos mostram que nas faixas etárias em que houve adesão à vacina, os casos diminuíram”, ressaltou Camilo.
Além disso, é preciso manter a vigilância em relação à entrada de novas variantes do o Estado. Esta semana, o serviço de testagem de passageiros instalado no Aeroporto de Fortaleza constatou 2 casos da variante Mu do coronavírus, que está circulando na Colômbia.
Leia também | 2ª temporada do Festival Jazz&Blues começa nesta sexta-feira (17) em Guaramiranga