logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Agronegócio: PecNordeste abre programação com casos de sucesso nos setores produtivos
Agronegócio PecNordeste abre programação com casos de sucesso nos setores produtivos
15/09/2021
Vôlei: Brasil estreia no Sul-Americano com vitória sobre o Peru
Vôlei Brasil estreia no Sul-Americano com vitória sobre o Peru
16/09/2021
Exibir tudo

Pandemia Saúde do Ceará confirma dois primeiros casos da variante Mu do coronavírus O diagnóstico positivo é de duas mulheres que visitaram a Colômbia e retornaram a Fortaleza infectadas

Pandemia: Saúde do Ceará confirma dois casos da variante Mu do coronavírus

A Mu é considerada uma "variante de interesse" do coronavírus pela OMS | Imagem: Reuters

A secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta quarta-feira (15/9), os dois primeiros casos de uma nova variante do coronavírus, no Estado. A secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, informou que a variante Mu foi identificada em duas mulheres que moram em Fortaleza, foram visitar a Colômbia e retornam infectadas.

A Mu (ou B.1.621) é, por enquanto, uma “variante de interesse” e está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – já as variantes Alpha, Beta, Gamma (a identificada no Brasil) e Delta são consideradas “variantes de preocupação”.

“É uma variante de interesse, não é uma variante de preocupação como a Delta, mas é importante estarmos bastante atentos porque nós temos no Estado esses dois casos. E a gente está com a nossa vigilância muita atenta a possíveis novos casos que possam vir a ser identificados no nosso Estado”, disse Ricristhi Gonçalves.

O avanço da vacinação contra a covid-19 no Ceará tem surtido efeito e o número de casos e, principalmente, mortes provocadas pela doença vem diminuindo a cada dia e possibilitado a reabertura da economia, retorno das aulas presenciais e eventos. Mas a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa alerta que a população não pode se descuidar. Isso porque a variante Delta, considerada de “preocupação” pela OMS, segue avançando no Ceará.

Os primeiros casos de infecção pela variante Delta foram registrados no Ceará no dia 19 de julho deste ano. Menos de dois meses depois, já são 122 casos e com transmissão comunitária (entre moradores do próprio Estado. “É importante lembrar que estamos com expansão do número de municípios com a variante Delta. Semana passada eram 25 municípios, agora são 29”, explicou.

Além de tomar cuidados com a higiene das mãos, com sabão ou álcool em gel, e usar máscara de proteção, é importante que a população não deixe de tomar a vacina contra a covid-19.

“A gente precisa investir fortemente na vacinação. As pessoas que tem a chance de se vacinar, não falte. A vacina é um dos métodos mais eficazes para gente proteger a nossa população, para gente ter essa proteção coletiva. Você que ainda não tomou nenhuma dose (da vacina), procure o serviço de saúde do seu município e vá em busca de se vacinar pra gente ficar mais protegido em relação à covid-19”, reforçou Ricristhi Gonçalves.

Leia também | Doença “urina preta” pode estar relacionada a consumo de frutos do mar

Confira declaração completa sobre a confirmação dos primeiros casos da variante Mu no Ceará, feito pela secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves. Clique no link abaixo:

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula

Governo avalia nova indicação ao STF após rejeição de Jorge Messias no Senado | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

30/04/2026

Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

  • 23/04/2026

    Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Conta de luz sobe e atinge 29 milhões no país

  • 17/04/2026

    nano banana 2 Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

Últimas Notícias

  • Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula0
    Política: Derrota de Messias impõe dilema a Lula Planalto avalia nova indicação ao STF
    30/04/2026
  • Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada0
    Educação: Aluno do CE tem melhor desempenho em olimpíada Estudante conquista prata em competição internacional
    29/04/2026
  • Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno0
    Política: Câmara aprova PEC do SUAS em 2º turno Proposta garante financiamento à assistência social
    29/04/2026
  • Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel0
    Acidente: Ônibus colide com caminhão na CE-040 em Cascavel Batida deixou feridos e interditou rodovia
    29/04/2026
  • Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará0
    Meio Ambiente: Dia da Caatinga destaca conservação no Ceará Parque Arvorar abriga aves e reforça preservação
    28/04/2026
  • Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio0
    Operação: PF investiga corrupção no Porto do Rio Auditores e analistas são afastados por suspeita de esquema
    28/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas