Na tentativa de prevenir, orientar e sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer da próstata, o Instituto Compartilha – SAMEAC, leva aos municípios com os quais mantém parceria e as comunidades que atende em Fortaleza, uma série de ações da Campanha Novembro Azul, por todo o mês de novembro com o objetivo de incentivar os homens a cuidarem da saúde.
Com a campanha Novembro Azul, o Instituto Compartilha busca a prevenção, conscientização e cuidado para o câncer de próstata, por isso irá desenvolver diversas atividades nos municípios onde atua e nas comunidades que atende em Fortaleza. A ação ocorre nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara e em Fortaleza, nas comunidades João XXIII (Pau Pelado) e Barroso. A ideia é orientar, prevenir e fazer atendimento médico primário ao público masculino residente nestes municípios e comunidades, para que estejam atentos aos pequenos sinais e saibam como buscar ajuda médica.
Na programação, atividades de orientação com informativos e mimos, prevenção com palestras educativas, ministradas por profissionais da saúde como enfermeiras e técnicos, e ainda atendimento médico primário de cuidado à saúde do homem. Tudo para fazer com que os homens se sintam acolhidos ao tratar de um tema delicado e, ainda, considerado tabu.
Para Geraldo Gonçalves, Coordenador desta ação no Instituto Compartilha, a ação busca a conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata, alertando para que a qualquer suspeita os homens procurem de imediato ajuda médica.
“O Instituto Compartilha vai levar ações de prevenção e orientação para um público que, estaticamente, não busca ajuda médica como é o caso dos homens. Por meio de atividades educativas e atendimento médico primário, vamos assegurar que o público masculino dos municípios com os quais temos parcerias e nas comunidades em que atuamos, possam receber todas as orientações, atendimento e apoio necessário”, ressalta Geraldo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
Leia também | Lei que disponibiliza absorventes a meninas e mulheres em vulnerabilidade social é sancionada
O Instituto Compartilha – Sameac, com sede em Fortaleza, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver soluções em saúde pública e ações para o fortalecimento das organizações da Sociedade Civil (OSC). Desde 1955, presta serviços exclusivos em saúde pública no Brasil. Ao longo de mais de 60 anos, realizou a gestão do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).
O Instituto atua em parceria com prefeituras, empresas e outras instituições na área de saúde e Terceiro Setor.
Hoje, a instituição está presente nos municípios de Aratuba, Alcântaras, Senador Pompeu, Ipu, Hidrolândia, Croatá, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria e Meruoca. Em Fortaleza, atua nas comunidades do João XXIII (Pau Pelado) e Barroso, com projetos de saúde e assistência social.
Leia também | Consumidores devem redobrar cuidados para não cair em golpes virtuais durante a Black Friday